Erro criando trigger

Olá,

Alguém poderia me auxiliar em um pedaço de código pra inserir dados no banco de dados usando trigger? Estou aprendendo triggers agora para um sistema mais complexo que farei em seguida mas estou com um pouco de dúvida e o código aparentemente está funcionando normalmente, mas não está inserindo o valor ‘30’ no banco de dados.

Imagem do código com a trigger:

Código:

$query_fundaPrimeiraCidadeUsuario = “INSERT INTO cidade(idCidade, nomeCidade, idUsuario, turnos)
VALUES(NULL,’$nomeCidade’,’$idUsuario’, 0)”;

$resultado_fundaPrimeiraCidadeUsuario = mysqli_query($conexao,$query_fundaPrimeiraCidadeUsuario);

$query_idRecemInserido = “SELECT LAST_INSERT_ID();”;
$resultado_idRecemInserido = mysqli_query($conexao,$query_idRecemInserido);

$row_resultado_idRecemInserido = mysqli_fetch_array($resultado_idRecemInserido);

echo $row_resultado_idRecemInserido;

$query_CriacaoTurnoCidade = “CREATE TRIGGER iniciaContagemTurno AFTER INSERT
ON cidade
FOR EACH ROW
BEGIN
/corpo do código/
UPDATE cidade SET turnos = (turnos + 30) WHERE ‘idCidade’ = ‘$row_resultado_idRecemInserido’;
END”;

Resumindo, criei uma trigger que gostaria que inserisse o valor ‘30’ no campo ‘turnos’ da tabela ‘cidade’.

Aparentemente funciona pois não está retornando erro na tela, porém também não está inserindo o valor no campo da tabela.

Estou procurando o ‘erro’ mas se alguém mais experiente bater o olho e souber onde está o ‘erro’ e quiser ajudar eu agradeço.

Obrigado.

Me parece que você está confundindo como uma trigger funciona. Você nao precisa (ou deveria) criar a trigger quando está inserindo o registro. A trigger é conectada a tabela e entrará em açao toda vez que a açao específica (delete, insert, update) for executada naquela tabela.

O que você deseja fazer exatamente nesse exemplo?

Aliás, um conselho que dou é evitar triggers para regras de negócio. Parecem ser recursos ótimos mas causam várias dores de cabeça no dia a dia: