Exemplo tradução com Javascript

Olá. Alguém consegue me dar um exemplo de como utilizar a API do Google Tradutor para Javascript para traduzir uma palavra? Só preciso traduzir uma String. Eu procurei vários exemplos e nenhum deles funcionou, acho que os exemplos que eu vi usam uma API ultrapassada. Alguém consegue me dar uma luz?

Já tentou por meios oficiais? https://cloud.google.com/translate

Não. Só pra saber, a API é paga?

Lá diz “Crédito de $ 300 gratuitos” / “Nenhuma cobrança automática será realizada após o término da avaliação gratuita”. Deve ser o suficiente para testar.

Sim, esse serviço é pago.

Cara, eu quero fazer um utilitário web, não pode ter limite. Eu pensava que a API web era gratuita, eu não posso pagar não. Não tem nenhuma outra alternativa, como rest por exemplo?

Tem que ter alguma forma de remuneração, seja diretamente por dinheiro ou outros meios, como por exemplo se aproveitar das suas informações pessoais como acontece com o gmail, google search, etc. Você gostaria de trabalhar de graça pra manter uma infra dessas?

Pode ter alternativas, eu desconheço profissionalmente, dá uma pesquisada, por exemplo: http://stackoverflow.com/questions/37667671/is-it-possible-to-access-to-google-translate-api-for-free

1 curtida

Olha, eu só criei uma aplicação web, são só 2 arquivos estáticos, não sei qual é o problema e qual a infraestrutura que eu teria que manter :joy:. Eu realmente preciso traduzir uma String, vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto, obrigado pelas informações.

Qual objetivo fim disso? Quem vai sair ganhando com isso tem que pagar para usar a API.

Tem “alternativas” que usam robô para traduzir pelo site, mas isso é ilegal.

Minha aplicação não tem objetivos financeiros, na realidade eu até tentei adicionar anúncios para ganhar alguma coisa com ela, mas é uma página muito pequena e eu recebi um e-mail do Adsense dizendo que “falta conteúdo” na minha página. Eu REALMENTE preciso usar o Google Tradutor, porque é o objetivo da minha aplicação :joy:. Minha aplicação serve para traduzir .properties. O objetivo dela é gerar os .properties para internacionalizar aplicações JavaFX. A partir de um arquivo original ela gera outros nos idiomas selecionados. A aplicação está quase pronta, só precisa traduzir mesmo :joy:.

Por isso que eu achei que não era paga:

1 curtida

Além do que o colega acima falou, o uso do site é gratuito pois é de interesse da google conquistar usuários para seus produtos. É um produto para usuário final, da própria Google, onde ela adota a estratégia quiser.

Diferente de você usufruir do serviço da Google para um produto que é seu. Você ou alguém vai ganhar alguma coisa com isso, enquanto a Google só fica com gastos da infra. Não tem que ser uma relação que só você ganhe, seja dinheiro ou outro tipo de ganho. Se não tem ninguém que vai ganhar com isso, qual objetivo fim do projeto? Por que está investindo tempo nisso se não vai ter retorno? Se é para estudar basta usar os créditos gratuitos.

Cara, não é só pensando no que se vai ganhar que se faz projetos, eu quero fazer um projeto pra ajudar a comunidade JavaFX um pouco. É só para ajudar mesmo. Eu mesmo vou usar a aplicação, e eu iniciei o projeto porque jurava que existia uma API gratuita. Eu realmente quero terminar esse projeto. Não é para estudos, é só para contribuir de alguma forma para a comunidade, mas a minha aplicação vai ficar hospedada pra sempre, por que então eu utilizaria os créditos gratuitos sendo que os mesmos tem limites?

Para contribuir, o importante é disponibilizar os fontes no github por exemplo e você documentar lá como se faz. Deixa a chave configurável, onde caso a pessoa queira testar a parte de tradução, vai ser cada um usando seus próprios créditos. Ilimitado seria uso de um produto em produção, o que abre brechas para abusos por parte dos usuários do seu produto.

2 curtidas

Sim, sim. O projeto já está no Github, na realidade, ele está hospedado lá. Tá, eu gostei da sua ideia. Já que vai ser uma aplicação para programadores, os usuários terão conhecimento suficiente pra isso. Não pesquisei ainda, mas como eu já usei a API de OAuth, sei mais ou menos como funciona. Daí vou fazer assim, vou botar campos para o usuário botar as credenciais da sua API. Obrigado pela ideia.

1 curtida