Existe alguma contraindicação em se utilizar processadores Ryzen para desenvolver/programar sistemas

É o seguinte…

Preciso comprar um PC novo e estou em dúvida entre um i5 8400 x Ryzen 5 2600.

Meu foco principal é programação, rodar um servidor local, banco de dados, essas coisas… Algumas coisas relacionadas a Big Data também.

No geral um Eclipse, Android SDK, BD Oracle, Cassandra, MongoDB, Neo4j. Enfim…

Existe alguma restrição em relação ao processador para essas aplicações ?

Sei que para jogos, se fala que, apesar dos Ryzen terem mais threads, a maioria dos jogos não as utiliza e que o IPC da Intel é melhor. Mas isso é para os jogos

Sei que com um i5 8400 não teria problemas, porque na faculdade se roda tudo que escrevi em um i5 7400, mas o Ryzen 5 2600 tbm me parece ser um bom processador e com mais threads. Por isso a dúvida e até que ponto isso vai me trazer algum beneficio/desempenho na hora de programar ?

No mais, independente da escolha, estarei usando uma memória de no mínimo 8GB e 2666Mhz.

Obrigado a todos

Não, não existe.

Nenhum processador é mais “amigavel” do que outros em relação ao desenvolvimento de softwares e sistemas. Existem sim, processadores com mais poder que outros e isso você deve prestar atenção, entre o i5 e o Ryzen recomendo fortemente o Ryzen por seu preço acessível, menor litografia (isso é bom), melhor arquitetura e maior clock e núcleos.

Obrigado pelas respostas

Recomendam alguma placa-mãe para o Ryzen 5 2600 ?

As x470 estão muito caras