Faculdade, Cursos ou Certificações

Ae galera, gostaria da opinião de vocês para esse início de ano. Qual a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho para alguém que está iniciado na área de programação seria investir em uma faculdade (bacharel ou tecnólogo) , seria cursos ou certificações?
(Se possível justifiquem o porque)

Muito obrigado.

1 curtida

Olá… faz o curso de Análise e Desenv. de Sistemas, 5 semestres somente e focado em programação e em paralelo você já estuda pra uma certificação… ganha tempo…
Pensa bem…

E se você quiser aprender mais rápido e aprender frameworks, faça cursos ou leia livros

Hoje em dia é indispensável ter faculdade na área de TI, então não vejo você conseguindo um trabalho como dev sem faculdade.

A minha lista de prioridades ficaria assim:
1 - Faculdade
2 - Cursos
3 - Certificações

Apesar que cursos preparam muito mais para ser dev do que a faculdade,

O problema é que são muitas variáveis em questão.
1- Tempo em que espera retorno.
2- Tempo que possui para estudo.
3- O que é mais importante conhecimento ou tornar o currículo mais interessante.
E por assim vai…

Olá @Jorge_Alencar_do_Nas!

Sempre vale ressaltar que essa é a minha opinião.

Não é nenhuma das opções que você colocou, é o portfólio. Isso se você quer entrar no mercado o mais rápido possível.

Comece desde já, não terceirize seus estudos para uma faculdade e etc, nem que seja estudando por conta própria vendo algum curso gratuito no youtube por exemplo e comece a jogar seus projetos de estudo no Github.

Quanto a faculdade, curso e certificação, eu iria na faculdade primeiro ou o curso. Se você tiver condições de já fazer uma faculdade, o faça! Caso contrário invista em cursos e/ou certificações das habilidades que você tem interesse em adquirir.

Não existe um caminho totalmente linear, vai da sua disposição e suas condições pessoais.

Fazendo uma consideração genérica, se você não tem graduação na área, começar uma faculdade pode ser um bom ponto de partida para aprender e fazer networking com pessoas que já trabalham ou querem trabalhar na área.

Portfólio !