Faculdades boas para o desenvolvimento de software

Olá, no próximo ano vou fazer o vestibular para entrar numa universidade e gostaria de saber se alguns cursos dessas faculdades valem o tempo demandado para termina-los.
Tomem a liberdade de criticar, sugerir e não recomendar um curso ou uma Universidade.
Analisei a relação de matérias de várias universidades como comparação e vi que curso que mais me identifico é o de engenharia de Software. Apesar de a maioria das universidades que oferecem esse curso ser na modalidade de pós-graduação há algumas que oferecem como graduação. Como quero “aprender” a desenvolver, projetar e manter softwares os cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (software) se tornam insuficientes por não terem disciplinas relacionadas a arquitetura de sistemas e afins.
Alguns cursos que considero entrar são:
Bacharelado em Ciência da Computação UFRJ que pela grade curricular oferece muita matemática mas pouca computação em si, parece ensinar a computação aplicada à linguagem de programação Java.
Bacharelado em Ciências da Comutação UERJ que parece ter um curso com mais partes relacionadas a computação com faltas ainda em métodos de desenvolvimento, métricas, etc.
Graduação em Engenharia de Software Infnet que tem muitas tecnologias no currículo, o que gera um conhecimento básico a intermediário de todas elas, nada relacionado a matemática - caso queira fazer uma pós, precisará fazer matérias como cálculo pela primeira vez-

Todas os cursos de tecnologia que existe no Brasil é uma M****

Mas existem cursos no Brasil que tem boas referencias, porém não significa que ela tem curso bons de tecnologia por ser uma faculdade de referencia, eu sugiro de você faça faculdade que pelo menos seja aprovado pelo MEC, e o que vai fazer você entra no mercado de trabalho e experiencia em projetos, conheço moleques de 16 anos que não tem faculdade nem curso técnico e tem ganhado mercado de trabalho só pelo simples fato dele conseguir fazer as coisas acontece, ou seja, o cara sabe programar.

Conheço caras que tem faculdade, pós-graduação tem uma especialização que não sabe fazer nada na prática! E tem uma enorme dificuldade de conseguir emprego.

Tudo vai depender qual é o seu foco, se seu foco for desenvolver sistemas embarcados comece a estudar em livros, cursos online, fazer projetos particulares etal, porque são essas coisas que iram fazer a diferença no final, porque o canudo de formado somente serve se você quiser focar em concurso publico.

Como @wladyband falou, vai depender do seu foco. No que exatamente você quer trabalhar, arquitetura? Na maioria dos casos não é um curso de graduação em “engenharia de software” que vai te colocar nessa função, mas sim a experiência real, independente de qual graduação de software.

“Ciências da computação” é mais para quem vai seguir carreira no meio acadêmico, entrar em nichos que exijam programação de baixo nível, ou ainda áreas com muita matemática, como computação gráfica, jogos, etc.

“Análise e Desenvolvimento de Sistemas” é para a maioria das vagas no mercado de analise/desenvolvimento de sistemas de informações.

Vc não precisa de faculdade para ser um bom desenvolvedor. Saber inglês é mais importante - na minha modesta opinião.

Dito isso, procure a faculdade que vai lhe agregar conhecimento e curriculo.

Por que vc vai empenhar bons anos estudando as matérias E estudando por fora.

Se me permite uma opinião sincera , te indicaria o Infnet e muita, mas muuuuuuita prática. Entre no mercado , desenvolva o máximo que puder mesmo sem ganhar nada ou pouco, não digo pra ser um sobrinho ou não valorizar seu trabalho, apenas não fique esperando o emprego dos sonhos pra começar a trabalhar. Existem várias maneiras. UFRJ, UERJ e a maioria das públicas são muito focadas na teoria infinita, matemática e etc. Sem falar da estrutura administrativa precária e greves que atrasam seus estudos e te deixam desanimado. Infet é uma faculdade que é muito focada na prática e tem uma grade bastante focada em tecnologia , bem objetiva. Pra quem não pode pagar com certeza indicaria as públicas, pra mim é a maior vantagem (não se guie por renome e por idealizações). Pra quem pode pagar ou consegue bolsa pelo Prouni eu indicaria o Infnet (pra area tecnologica, pra outras não sei). Mas como disse antes e outros usuários, a tua prática e experiência é que vão te levar aonde vc quer. Faculdade só da um empurrãozinho.

Obs.: Já estudei na UFRJ e hoje estou no Ifnet, porém percebi que meu lance é a logica de programação, pretendo mudar o curso ano que vem.

Primeiramente agradeço pelos comentários, sei que no final das contas o conhecimento é o que mais vale e isso decide se uma vaga é sua ou não.
Mas muitas vagas de empregos (que realmente eu gosto da área de atuação) pedem um bacharelado, eventualmente um mestrado, em ciência da computação, engenharia de software ou semelhantes como requisito mínimo.

A área que quero atuar é a área de inteligência artificial e aprendizado de máquina, essa área geralmente pede graduação em ciência da computação ou semelhante e pós graduação e ela também precisa de engenheiros de software.

Inteligência artificial trabalha com um lado bastante teórico de estrutura de dados e outros tópicos da ciência da computação ( e engenharia de software) assim como trabalha com matemática discreta e outros tópicos de cálculo. Por não ensinar matemática fico preocupado em fazer engenharia de software na Infnet e fico preocupado em entrar para as outras faculdades por não ter qualquer ênfase no ensino sobre as tecnologias comumente pedidas (as tecnologias são ensinadas concomitantemente com as matérias como linguagem de programação ou estrutura de dados).

Por fim, como engenharia de software é um curso geralmente de pós-graduação a Infnet me “adiantaria” vários anos de estudo (sem levar em consideração todos os anos que já dediquei, mesmo que de forma amadora e recreativa, à programação e ao desenvolvimento de software) me deixando livre para seguir com a parte de inteligência artificial. Estou tendendo a escolher este caminho.