Ferramenta Case para UML

Olá, gostaria de saber qual ferramenta é mais usada para Análise de Sistemas nas empresas? Muito se fala em Astah, StartUML, Visual Paradigma… etc. Gostaria de me especializar em algumas , mais utilizadas no mercado. Alguém poderia me ajudar?

Felizmente a moda do UML passou faz um tempo. Falar em ferramenta que seja mais utilizada para se especializar é irrelevante. Se for para uma empresa que use, vão exigir mais sobre UML em si e não ferramentas.

Pensando apenas como programador, acredito eu que você seja, é passível compreender seu ponto de vista. Agora falar que a UML estava na moda e passou o seu tempo, e que agora UML é irrelevante no processo de desenvolvimento de sistemas, ai você pegou pesado cara. Mas de qualquer forma, fica minha pergunta, mesmo a sua UML sendo ultrapassada, qual ferramenta voce me indicaria?:slightly_smiling:

Sou analista de sistemas mas desenvolvo também. Falei que é irrelevante querer se fixar numa ferramenta, pois como passou a moda não existe claramente inclinação no mercado para grandes ferramentas x e y. Você pode testar as ferramentas que “muito se fala”, daí escolhe o que achar melhor para você. Na época que era moda lembro que Rational Rose era bem cogitado no mercado.

Última vez que (raramente) usei algo da UML foi no papel mesmo. Só usei diagrama de caso de uso e transição de estados. Ou seja, nada que fosse para se prender numa ferramenta, mas para pontualmente ajudar na pratica a desenvolver o requisito ou melhorar entendimento numa reunião com desenvolvedores.

Entendo. De qualquer forma muito obrigado.