Fim do Java

Alguém está comentando essa notícia???

Oracle sets date for end of Java 8 updates

After January 2019, businesses will need a commercial license to receive updates for Oracle Java SE products
Further clarifying its ongoing support plans for Java SE (Standard Edition) 8, Oracle will require businesses to have a commercial license to get updates after January 2019.In
an undated bulletin about the revision, Oracle said public updates for
Java SE 8 released after January 2019 will not be available for
business, commercial, or production use without a commercial license.
However, public updates for Java SE 8 will be available for individual,
personal use through at least the end of 2020.[ 15 Java frameworks that give developers a boost. • Which tools support Java’s new modularity features. | Keep up with hot topics in programming with InfoWorld’s App Dev Report newsletter. ]

Pelo que entendi, a notícia fala do fim do suporte (atualizações) somente do Java 8 e somente para empresas. Não fala nada sobre “o Java será totalmente descontinuado”.

As próximas versões (9 e 10) terão um esquema de atualização diferente e mais incremental, ao invés de definidas por um calendário (2 em 2 anos, por exemplo).

Abraço.

1 curtida

Até porque essa tecnologia é muito utilizada… não tem como acabar do dia para noite

Acabar não vai, mas provavelmente se tornará paga!

E nos desenvolvedores, como iremos fazer, kkkk

Começar a estudar outra linguagem amigo!

De onde vem essa ideia? Só por causa do fato de ela pertencer à Oracle?

É possível que a Oracle crie versões pagas do Java (Enterprise), mas não vejo o que eles podem ganhar fechando totalmente a linguagem por trás de pagamento. Ainda mais com o principal concorrente (C#) sendo free e ganhando cada vez mais espaço.

Sei lá, escuto esse papo de que Java vai acabar há tempo demais. Só rumores, até então.

Abraço.

3 curtidas

A notícia é muito clara quando diz que a Oracle não fornecerá atualizações gratuitas do Java 8 para empresas depois de 2019.

A Oracle oferece sua implementação do Java gratuitamente, mas também oferece serviços pagos relacionados com a plataforma. A atualização para o Java 8 passará a ser parte destes serviços.

Contudo, já estamos no Java 10 e a própria Oracle recomenda que qualquer pessoa ou empresa que não tenha necessidade ou desejo de aderir aos seus serviços, que use uma versão mais recente que a 8 ou que mude para o OpenJDK (que é outra implementação da plataforma).

http://www.oracle.com/technetwork/java/eol-135779.html

Na verdade esse é um processo que a Oracle aplica a todas a versões que deseja “descontinuar”. Como pode ver o mesmo aconteceu com a versão 7, pode verificar o link End of Java 7 Public Update.

Esse processo faz sentido, de um posto de vista econômico seria muito difícil continuar mantendo atualizações grátis de todas versões antigas do java. Mas caso uma empresa realmente necessite de uma determinada versão mais antiga, ainda existe a possibilidade de atualizações pagas.

Sobre o que o @TerraSkill falou de ter uma versão Enterprise possivelmente paga, isso já existe a muito tempo(no mínimo desde 2010 quando a Oracle comprou a Sun), existem algumas flags que se ativadas na JVM(como por exemplo: -XX:+UnlockCommercialFeatures) tornam o java pago.

Apenas uma obervação final para @fabiofem, na próxima vez faça uma pesquisa melhor antes de ficar criando suposições sobre um assunto que aparentemente desconhece.

Pq? Desculpas, mas estamos em um país livre e faço e farei quantas suposições eu quiser meu jovem gafanhoto! Não entendi essa última.

Em momento algum disse para não criar suposições, apenas comentei que deve fazer uma pesquisa melhor para não gerar desinformação.

Tenha um bom dia. :grinning:

Não tem nada de fim do Java, pelo contrario, Java está cada nova versão melhor.

1 curtida

Agora ai botei fé.

Mas desconfio que no final ainda vai ser paga… Espero que não, pois também gosto da linguagem!

Com a implementação da Oracle isso poderá até acontecer no futuro. porem existe o openJDK este é e sempre será free.

Como outras tecnologias mais enxutas para a atualidade estão ganhando espaço, quando cair o uso do Java é provável que a implementação da Oracle se torne paga para atender legados.

Verdade!Espero que a comunidade continue acreditando nessa tecnologia, inclusive, falando em tecnologia e futuro, esses dias fiquei até empolgado em descobrir que existe uma implementação do bitcoin em java( bitcoinJ).
Baixei a carteira e estou dando uma estudada no código!!

Legal, atualmente estou testando um programa desktop em java que faz arbitragem com crypto moedas. Dá-lhe java.

Parabéns cara!!! deve dar um trabalho legal!! Eu, na real, quero entender como funciona a busca por outros Host, até agora não entendi bem, apesar de ter visto a biblioteca! Não consigo entender como um host descobre outro…

Olha, pro java acabar totalmente, primeiro o sistema Android terá que ser reescrito, com C++, Objective C ou algo do gênero.

1 curtida