Front end fazendo Back end

Boa noite pessoal, tudo bem ?

Estou iniciando esse tópico para falar um pouco sobre o que estou passando e ver a opinião de outras pessoas.

Sou desenvolvedor front end a menos de 2 anos, então estou em constante aprendizado, porém na agência que trabalho estou sendo desafiado a fazer projetos que envolve conhecimento back end, eu conversei e falei que back end não é o meu forte que eu não sabia, mesmo assim recebi isso como resposta “até quando você vai ficar sem saber” eu gostei de ouvir, isso me incentivo a estudar mais e encarar o problema, agora estou terminando meu primeiro projeto back end, estou feliz por ter conseguido realizar mas insatisfeito com o que isso me acarretou.

Tempo de projeto
Como todos os projetos que faço(front end) fui designado a passar um prazo para entrega do projeto, por não ter experiência no assunto (back end) passei um prazo grande de 2 meses de projeto, acabou que eu atrasei muito no prazo e passou a 3 meses, tudo bem eu falei que não conhecia a área e mesmo assim arriscamos.

Linha de aprendizagem
Não adianta eu sou front end tenho um conhecimento básico de programação back end, então fiquei muito insatisfeito com o meu código(bagunça) que não acontece em meus projetos front end por que eu sei o que estou fazendo.

Futuros projetos
Ao conseguir entregar um projeto, a minha agencia não quer contratar um programador back end por conta de custos e tals e querem investir em mim para que eu faça os projetos back end.

Acontece que eu não quero fazer mais projetos assim por que não é minha área e não é onde eu quero evoluir, trabalho e estudo para ser um bom front end, me arriscando nesse projeto agora dei a entender que vou aceitar outros.

E como a empresa está mudando para projetos back end é bem capaz que eu leve um pé na bunda, já que a ideia é um programador para fazer tudo (fullstack), estou com medo de ficar desempregado, vocês acham que eu devo aceitar o risco e continuar fazendo projetos que não me agrada ou devo antecipadamente deixar claro que não quero e não vou fazer mais esses projetos? afinal eu fui contratado como front end!

Doideira.

1 curtida

O que você está passando, é tão comum . Deixa eu advinhar, mora no interior?
Aqui no interior é assim meu, se sobrar tempo, arrumam umas maquinas pra você formatar.
Só cilada bino.

Aceita enquanto não arrumar outro emprego melhor e na função específica que você deseja. Depois que conseguir você sai fora.

Que tipo de front-end vc desenvolve?

Um desenvolvedor experiente em desktop ou mobile consegue aprender back-end bem rápido, se vc considerar que back-end geralmente não lida com conceitos complexos, como threads.

Front-end web, no entanto, é um mundo completamente diferente. Como não tem threads, um novato pode desenvolver alguma coisa usando JS, HTML, CSS, mas pra fazer algo mais complexo, precisa ter um Phd. em transpilers.

Desenvolvo sites e na maioria utilizando wordpress.

Amigo,

Como já falaram: continua onde vc está por enquanto “aguentando bucha” e tente aprender o que puder até porque conhecimento não é demais e vai procurar outro.

Quando achar emprego pra front end, meu amigo vaza …

Entendi. Parece que vc parou no tempo desenvolvendo front-end web enquanto o mercado parece ter movido para mobile native apps.

E agora pra onde pretende evoluir?

Minha principal meta para esse ano é o estudo de javascript, e não php a demanda do meu trabalho está afetando essa meta.

JavaScript é uma toy language onde as empresas precisam diferenciar os adultos das crianças, por isso exigem no mínimo conhecimento fullstack.

Linguagens mais sérias geralmente não há exigência de ser fullstack.

1 curtida

Estou vendo que você já tem bastante experiência, você trabalha com o que ?