GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Front end fazendo Back end


#1

Boa noite pessoal, tudo bem ?

Estou iniciando esse tópico para falar um pouco sobre o que estou passando e ver a opinião de outras pessoas.

Sou desenvolvedor front end a menos de 2 anos, então estou em constante aprendizado, porém na agência que trabalho estou sendo desafiado a fazer projetos que envolve conhecimento back end, eu conversei e falei que back end não é o meu forte que eu não sabia, mesmo assim recebi isso como resposta “até quando você vai ficar sem saber” eu gostei de ouvir, isso me incentivo a estudar mais e encarar o problema, agora estou terminando meu primeiro projeto back end, estou feliz por ter conseguido realizar mas insatisfeito com o que isso me acarretou.

Tempo de projeto
Como todos os projetos que faço(front end) fui designado a passar um prazo para entrega do projeto, por não ter experiência no assunto (back end) passei um prazo grande de 2 meses de projeto, acabou que eu atrasei muito no prazo e passou a 3 meses, tudo bem eu falei que não conhecia a área e mesmo assim arriscamos.

Linha de aprendizagem
Não adianta eu sou front end tenho um conhecimento básico de programação back end, então fiquei muito insatisfeito com o meu código(bagunça) que não acontece em meus projetos front end por que eu sei o que estou fazendo.

Futuros projetos
Ao conseguir entregar um projeto, a minha agencia não quer contratar um programador back end por conta de custos e tals e querem investir em mim para que eu faça os projetos back end.

Acontece que eu não quero fazer mais projetos assim por que não é minha área e não é onde eu quero evoluir, trabalho e estudo para ser um bom front end, me arriscando nesse projeto agora dei a entender que vou aceitar outros.

E como a empresa está mudando para projetos back end é bem capaz que eu leve um pé na bunda, já que a ideia é um programador para fazer tudo (fullstack), estou com medo de ficar desempregado, vocês acham que eu devo aceitar o risco e continuar fazendo projetos que não me agrada ou devo antecipadamente deixar claro que não quero e não vou fazer mais esses projetos? afinal eu fui contratado como front end!

Doideira.


#2

O que você está passando, é tão comum . Deixa eu advinhar, mora no interior?
Aqui no interior é assim meu, se sobrar tempo, arrumam umas maquinas pra você formatar.
Só cilada bino.


#3

Aceita enquanto não arrumar outro emprego melhor e na função específica que você deseja. Depois que conseguir você sai fora.


#4

Que tipo de front-end vc desenvolve?

Um desenvolvedor experiente em desktop ou mobile consegue aprender back-end bem rápido, se vc considerar que back-end geralmente não lida com conceitos complexos, como threads.

Front-end web, no entanto, é um mundo completamente diferente. Como não tem threads, um novato pode desenvolver alguma coisa usando JS, HTML, CSS, mas pra fazer algo mais complexo, precisa ter um Phd. em transpilers.


#5

Desenvolvo sites e na maioria utilizando wordpress.


#6

Amigo,

Como já falaram: continua onde vc está por enquanto “aguentando bucha” e tente aprender o que puder até porque conhecimento não é demais e vai procurar outro.

Quando achar emprego pra front end, meu amigo vaza …


#7

Entendi. Parece que vc parou no tempo desenvolvendo front-end web enquanto o mercado parece ter movido para mobile native apps.

E agora pra onde pretende evoluir?


#8

Minha principal meta para esse ano é o estudo de javascript, e não php a demanda do meu trabalho está afetando essa meta.


#9

JavaScript é uma toy language onde as empresas precisam diferenciar os adultos das crianças, por isso exigem no mínimo conhecimento fullstack.

Linguagens mais sérias geralmente não há exigência de ser fullstack.


#10

Estou vendo que você já tem bastante experiência, você trabalha com o que ?