Front não conversa direito com o banco de dados (mongo db)

Me entregaram um sistema para utilizar, entretanto ela não está respondendo e mesmo o criador dela não está conseguindo faze-la rodar.

O que é mais viável, estudar angular e node para recriar essa parte e manter o banco já feito (em Mongo), ou tentar analisar o que foi feito e tentar corrigir é a melhor abordagem?

Angular não resolve nada. Pra recriar e ainda ter que estudar, melhor resolver o que tem pronto hoje ou recriar com uma tecnologia que você já tenha experiência.

Mas isso foi desenvolvido em quais tecnologias?

Foi feito usando principalmente node.js e mongo, eu vi uns scripts angular.js enfiados no meio sistema, por isso pensei que teria que aprende-lo também.

É que nodejs roda no backend e mongodb é banco não relacional.
Você diz que o front não conversa com o banco, tá confuso.

Quando eu uso a página do sistema ela simplesmente não reage como deveria, há a opção de criar contas de acesso ou fazer login com uma já existente, entretanto quando você olha no banco o cadastro não foi feito e se você usar uma conta cadastrada manualmente pelo mongo ele não valida, logo não é possível fazer o login.

Talvez seja mais back-end mesmo, meu conhecimento sobre MEAN STACK é bem superficial.

Mas o que mais estranho é você relatar que até quem desenvolveu não sabe resolver.
Ou seja, ou ele mentiu que sabia e contratou alguém pra fazer ou ele está mentindo descaradamente.