Futuro: Web ou Mobile?

O futuro está nas mãos da Web ou dos Aplicativos?
Quais linguagens ganharão destaque?

Atualmente muitos desenvolvedores estão programando aplicações Web para acesso Mobile, é como se fosse um link de site, porém este site limita apenas as operações que o foi programado a fazer, assim, quando é instalado em celular, por exemplo, apenas é gerado um atalho que transporta o usuário a um link.

Tenho um amigo que desenvolveu este tipo de aplicativo para uma empresa usando html, css e java se não me engano.

pelo menos nos EUA, pesquisas apontam que mais de 90% do tempo online dos usuários mobile é usando apps. Não vejo pq seria diferente em outros países.

Ou seja no presente, apps parecem ter ganhado, mas o futuro não sei. :slight_smile:

1 curtida

Futuro de médio prazo é PWA (Progressive Web Application), o que é isso? Aplicações web que progressivamente vai virando app, conforme o cara for usando, ele vai conseguindo acessar em modo offline

2 curtidas

Olha parto do principio que deve-se saber qual tipo de app precisa ser criado, a partir do modelo de negócio que foi definido…
Um site responsivo ajuda muito na parte de que possa ser acessado em qualquer dispositivo e acho valido esse tipo de desenvolvimento…
De uma pesquisada em sites assim…

Desde quando um site precisa ser “responsivo” pra rodar em qualquer navegador?

Nesse ritmo em 2053 programadores JavaScript poderão criar jogos 2d.

Ele disse que pode ser acessado em qualquer dispositivo e não navegador :slight_smile:

Se o dispositivo não tem um navegador, como vc faz pra acessar o site responsivo?

Bom, vou clarear algumas coisas

Se eu desenvolvo um aplicativo pra celular, esse aplicativo vai ser usado para pessoas que possuem celular.
Se desenvolvo um site, ele vai ser usado por um navegador.

Site responsivo, é um site onde ele se encaixará em diferentes resoluções. Mas onde há diferentes resoluções? Em computador, tablets, e diversos celulares, isso é chamado de dispositivo.

O que o bsmachado quis dizer com “Um site responsivo ajuda muito na parte de que possa ser acessado em qualquer dispositivo” , é que em qualquer resolução de tela que o usuário acessar esse site, o componentes irão se adequar a um layout amigável ao usuário.

Quanto a sua pergunta, é diferente falar que um site precisa rodar em todos os navegadores, e um site precisa rodar em todos os dispositivos. Se eu desenvolvo um site, é claro que ele vai rodar em um navegador, e ele saberá interpretar o html, css, javascript. O que vai fazer ele se comportar de uma maneira ou outra, é a resolução, onde cada dispositivo possui uma diferente.

Eu trabalho com web e como usuário também uso mais navegador em PC/note, celular só uso mais na rua. Mas para a nova geração a tendência tem sido mobile/apps nativos. Futuro só Deus sabe, mas gostaria que Go fosse a linguagem do futuro.

Assim como o amigo disse acima, apps web otimizados para mobile. Esse é futuro.
Existe um conceito criado pelo Google chamado de Progressive Web Apps (Aplicações Web Progressivas), em outras palavras, é literalmente um WEB APP.

Carrega instantaneamente, mesmo em condições sem conexão.
De rápida interação. (não precisa ficar esperando páginas serem requisitadas, etc…)
Parece realmente que você baixou um app, mas na verdade está rodando em seu navegador.

Existe um link legal pra dar uma olhada melhor:
https://developers.google.com/web/progressive-web-apps/

Mas desde quando um site precisa ser “responsivo” pra rodar em qualquer dispositivo?

Estou perguntando pq na década retrasada eu já criava sites em que o layout se adaptava a dispositivos PDAs e Desktops.

Vai ver sou um pioneiro em sites “responsivos” no Brasil e não to sabendo!!

Olá

Mágica?

Se você precisa baixar todo o site no início, vai parecer que esta baixando alguma coisa, sem dúvida.

O problema que eu vejo com isso é que ninguém espera ver uma barra de progresso escrito “carregando…” toda vez que acessar um site, nem que seja apenas na primeira vez.

Um podcast muito interessante a respeito…

A “responsividade” tem a ver com a forma como o layout de um sistema/site se adapta ao dispositivo. Realmente não tem nada a ver com a questão de se vai rodar ou não.

Se vai rodar ou não são outros aspectos que definem.

É o Google que está dizendo. Não eu :wink:
Acesse o link que passei e verá melhor.

Não sei como funciona isso, mas se for dessa forma com certeza eu já sairia fora dali, pois não é o que se espera quando estamos navegando. Se o cara está no navegador é porque ele quer usar algo on-line sob demanda sem instalar nada, é outro tipo de experiência.

Futuro só Deus sabe, mas hoje para mobile o que domina são apps nativas, considerando as mais consagradas e profissionais. Qualidade da UI nativa é sempre superior.

O Google tá louco pra emplacar aquele computador que só tem web mas ninguém quer aquela porcaria nem de graca. kkkk

Exatamente, tanto que a Google agora está mudando a estratégia, permitindo aplicativos nativos Android no Chromebook.

1 curtida