Galera quais componentes no Netbeans Swing posso usar para fazer isto

Galera precisava de indicação ai qual melhores componentes para eu fazer algo bem proximo a questão tenho as abas de acordo com as categorias que existem cadastradas e em baixo os produtos daquela categoria e a foto algo tipo assim http://temdetudofontes.com/product_images/p/721/temdetudoprogramas_(4)__69468_zoom.jpg sei que existe com fazer com os componentes nativos mais existe alguma coisa mais proxima desse layout sendo desktop

Acredito que apenas com Java FX…

Maneira mais fácil, e mais prática vai ser em JavaFX, Utilize o Scene Builder para criar está tela ai, com JavaFx dar para fazer igual.

Jeanderson_Silva, mas da pra ficar integrado no meu projeto ? ou seria um projeto externo eu chamaria ele atravez do meu sistema ?

Pra fazer isso com swing você tem que fazer esses componentes na mão.
Exemplo:

  • Pegar um JPanel e colocar um JLabel no topo com o ‘Nome Empresa’ e na cor que você quer.
  • Daí fazer um componente que consite em um JPanel com uma imagem à esquerda e com um JLabel em baixo com o nome do produto.

Ou seja, tem que fazer na mão mesmo.

JavaFX seria mais fácil porque daria pra usar CSS.

Em relação a integrar com o outro projeto em swing, poderia ser via JMX/socket/rest depende.

Tem que colocar na balança o que levaria mais em conta ser feito. Caso tenha mais familiaridade com swing talvez valha a pena desenhar as telas em swing do que ainda ir aprender um novo framework.

Não sei, cada caso é um caso.

2 curtidas

Bom eu recomendo q vc refaça todo o projeto em JavaFX, Pois pelo o que eu entendi vc ja fez alguma coisas em Swing certo? neste caso vc teria q imigrar totalmente para o JavaFX.
Se vc não conhece o JavaFx der uma olhada neste tutorial básico:


Caso vc tenha interesse eu estou ainda terminando de criar uma biblioteca que facilita o desenvolvimento com JavaFX, pois ela resolver uns erros q vc provavelmente vai enfrentar, fiz ela pensando na melhor maneira de exibição de telas, carregamento de classe de controle e tudo mais. Ex para chamar uma Tela, e sua Classe de Controller.

ControlWindow janela1 = ControlWindow.prepareBuilder().addTitle("Controle de Escola").addNameOrUrlFXML("Home").build();
janela1.show();

mas ainda não fiz a documentação dela toda, para eu publicar!

Cara, tenho um amigo que fez um projeto de TCC em Java Swing que tem implementado o que você precisa pra montar sua view.

Segue exemplo postado no GitHub:

Cara na boa dá pra fazer com swingão, já fiz coisas até mais complexas que isso, mas com o FX é mais rápido, caso as restrições do projeto não lhe permitam usar o FX, pode fazer assim com o swing:

Crie uma classe para o Item do Painel de lanches, e use-o dentro de um gridlayout que lhe mermitirá agrupar os itens da mesma forma da imagem.

No caso do listview de produtos você pode fazer da mema forma criar um painel para o item e mudar o ListCellRenderer (acho) do JList.

Para as Abas use ToggleButtons e remova as bordas e decorações do mesmo e sete um background pra cada estado (pressionado e não pressionado).

Enfim vai dar um pouquinho de trabalho mas vai conseguir com o swing. Se preferiri fazer com o FX, basta criar um CSS para os botões e modelos de itens e pronto vai funcionar do mesmo jeito, mas a curva será menor.

Faça uma etapa de cada vez e poste as dúvidas por etapa que fica mais fácil ajudar.

Fiz algo parecido num sistema de hotel há algum tempo (swing):

Como vc fez esses quadros ? com imagens etc

Olá (caso tenha direcionado a mim) segue abaixo um esboço dos componentes que usei

Dicas:

  • Criei uma classe para esse painel no NetBeans e montei todo o meu layout no modo “Design” dele, ao criar uma classe selecione a opção JPanel que está em componentes swing (Novo>Outros>Forms GUI Swing> Form JPanel).
  • O Painel com o (+) é uma classe diferente só com um JLabel mesmo e com uma imagem na propriedade icon.
  • As JToolbar são flotable = false
  • Caso não sabia setar uma imagem num botçao ou numa label é através da propriedade Icon
  • Nesse site https://materialdesignicons.com/ tem os icones que usei (free)

É mais ou menos isso aí, não estou com o código em mãos no momento.

1 curtida

Cara muito legal essa ideia obrigado pela dica, vou por em prática, ai quando clica no + vc percorre os que ja tem e cria outro quadro em tempo de execução seria isso ?

Sera que tem como seu amigo mandar o BD do sistema, ficou bacana, so que esta sem o BD

Montei um repositório temporário que contém a monografia do sistema!

Segue o link abaixo:
Repositóio Temporário GitHub

Olá, sim no caso cria um Quarto (sistema hoteleiro) e depois atualiza a lista. Em resumo tenho um ArrayList de “Paineis” e cada painel está ligado a um objeto do tipo Quarto, dessa forma tenho acesso às propriedades do mesmo e posso realizar as ações e montar o layout. Essa lista é montada dinamicamente de acordo com os dados do BD, cores e tudo mais depende do status do objeto ligado ao painel.

Entendi eu tenho algo parecido que cria as mesas no meu sistema mais não esta como o seu e so uma imagem de mesa e a numeração das mesas

vi aqui muito bacana ficou o trabalho se um dia tiver o script do BD me envia por favor felipemartinssenai@gmail.com