Gere 1 e 2 com 55% e 45% de probabilidade - Java

E ai galera , blz?

sou novato em java, estou tentando aumentar a probabilidade de aparecer mais vezes o número ‘1’ …gostaria de saber como eu faço isso ?

estou usando Random, para gerar os números entre 1 e 2.

muito obrigado desde já…

  • Segue o código abaixo:

int probabilidade, cont1=0, cont2=0;
double[] vetor = new double[2];
double soma = 0, N1=0, N2=0;

	for (int i = 0; i < 10; i++) {

		probabilidade = (int) (1+ Math.random() * 2);
		
		System.out.println((i+1) + "°= " + probabilidade);

		if (probabilidade == 1) {
			cont1++;
			vetor[0] = cont1;
			N1 = vetor[0];
		} else if (probabilidade == 2) {
			cont2++;
			vetor[1] = cont2;
			N2 = vetor[1];
		}
		soma = vetor[0] + vetor[1];

	}
			
	System.out.println("Probabilidade: 1 = "+ (N1/soma)*100 +" % \nProbabilidade: 2 = "+ (N2/soma)*100+" %");

Acho que a partir do momento que você quer uma porcentagem de resultados, deixa de ser aleatório, pois você estará manipulando o resultado.
Neste caso: 55% a 45%, a cada 10 sorteios você precisaria de 5,5% de resultado 1 e 4,5% de resultado 2, mas como 5,5 e 4,5 não são números inteiros fica difícil.
Então acho que deva manter para cada 20 sorteios 11 resultados 1 e 9 resultados 2.
Construa um código que mantenha isso.
Essa é apenas uma ideia. Não sei também se entendi realmente o que você esta querendo.

Resolvi quebrar um pouco a cabeça e como escrevi no post anterior, com 10 sorteios fica impossível ter 55 e 45 por cento, mas com 20 sorteios a coisa funciona. Execute o código abaixo e verá:

int probabilidade, cont1=0, cont2=0;
double soma = 0, N1=0, N2=0;

for (int i = 0; i < 20; i++) {

	probabilidade = (int) (1+ Math.random() * 2);

	System.out.println((i+1) + "°= " + probabilidade);

	if(cont1 > ((i/2)+1)) probabilidade = 2;
	if(cont2 > ((i/2)-1)) probabilidade = 1;
	if (probabilidade == 1) {
		cont1++;
	} else if (probabilidade == 2) {
		cont2++;
	}
	soma = cont1 + cont2;

}