Hierarquia de cargos em uma empresa de desenvolvimento de software

Pessoal…blz???

Tenho duvidas sobre a hierarquia de cargos em uma empresa de desenvolvimento de software. Por exemplo um artquiteto, analista, projetista, gostaria de entednder os cargo existentes e o que esses profissionais fazem.

valeu

Primeiramente, Hierarquia eh com H.

Tah, deixando de ser chato (por favor, edite e corrija o Titulo do topico) o foda eh que simplesmente nao podemos definir uma hierarquia, isso depende obviamente das necessidades da empresa, do projeto, de metodologias e o escambau, o que normalmente acontece eh termos essas figuras:

desenvovedor - o cara que desenvolve o sistema (nivel de business rules)
arquiteto - o cara que desenvolve o sistema (nivel de arquitetura)
analista - o cara que analisa os requisitos do cliente e transforma em artefatos que auxiliam o desenvolvedor, alias, tambem documentam o projeto.
testador - o cara que testa o sistema e valida ele.
gerente - coordena a equipe, coordena cronograma, verifica os riscos, tem um contato direto com o cliente e stakeholders e tal…

eh complicado falar assim simplesmente de cargos, poderiamos ter uma visao por exemplo de funcoes de cada um, ou mesmo trabalhar com a ideia de projetos complexos que demandam muitos outros “carogs” e funcoes… nessa area, tudo eh relativo, que nem estrutura corporativa =)

Hierarquia ?

Sócio da empresa
Chefe
Funcionario querido
Funcionario peão

Agora os papéis que eles podem Adotar dentro do processo de desenvolvimento de software depende do modelo usado.

Um único cara pode ser desenvolvedor/integrador/arquiteto/analista/testador, as vezes uma função ou outra não existe ou não se aplica.

[quote=Lucas Zingano]desenvovedor - o cara que desenvolve o sistema (nivel de business rules)
arquiteto - o cara que desenvolve o sistema (nivel de arquitetura)
analista - o cara que analisa os requisitos do cliente e transforma em artefatos que auxiliam o desenvolvedor, alias, tambem documentam o projeto.
testador - o cara que testa o sistema e valida ele.
gerente - coordena a equipe, coordena cronograma, verifica os riscos, tem um contato direto com o cliente e stakeholders e tal…
[/quote]

O que eu mais vejo é a hierarquia de 2 níveis:

desenvolvedor + arquiteto + analista + testador == pessoa que desenvolve (popularmente conhecido como peão).
gerente == pessoa que manda.

:twisted: :twisted: :twisted:

Se tiver gente tercerizada, então temos 4 niveis

1 - quem manda
2 - funcionarios
3 - (fosso com jacarés)
4 - terceiros/outsorcing

Muito bem lembrado! Essa merece 5 estrelas!

acho qe entendi…valeu pessoal

[quote=peczenyj]Se tiver gente tercerizada, então temos 4 niveis

1 - quem manda
2 - funcionarios
3 - (fosso com jacarés)
4 - terceiros/outsorcing[/quote]

Incrivel, perfeito, muito bom!!

O hierarquia da empresa normalmente depende da função dela, se for uma consultoria que faz alocação para body shop e projetos a hierarquia acaba no gerênte, porque quem manda nos peões mesmo é o cliente. Já no caso de uma empresa que produz software para consumo interno a hierarquia é grande proporcionalmente ao tamanho da empresa.