IDE Android Studio?

Eu estou desenvolvendo a algum tempo com android e qdo comecei a desenvolver foi na IDE do Android Studio, mas sempre que sai alguma atualização ele tem cada vez ficado mais pesado, e agora estou inclinado a utilizar outra IDE.

Estou neste momento pensando em utilizar o Eclipse, pois tenho visto que muitos utilizando ele para desenvolver mobile.

Gostaria de uma opinião forte de quem tem alguma experiência com outra IDE, ou até resolveu este problema de lentidão do Android Studio.

Eu utilizo outras tecnologia para desenvolver mobile(xaramim, cordova e ionic), não é, neste caso, o meu interesse mudar para me adaptar tenho alguns projetos que precisam de continuidade e devem ser neste no Java.

Eu utilizo o Eclipse desde de quando aprendi e olhando o Marketplace encontrei o isso:

1 curtida

Se você não depende do mercado de trabalho para ser forçado a usar o que a dona do Android oficializa, prefira o Eclipse, que é mais fluído.

Estou sendo forçado a usar o Eclipse, porque? O Android Studio da tudo errado, sempre da erro, o gradle é só dor de cabeça, vem uma atualização e pronto, o projeto enche de bugs, to mentindo Google? Estou querendo aprender mais ta difícil de mais, vou partir para o Eclipse sem medo, o Google fez o Android Studio pensando em profissionais já formados, não pensaram em quem está aprendendo.