IDE free para desenvolvimento HTML/CSS/JavaScript

Estou fazendo um cursos no curso em vídeo e estou achando muito bom, nos cursos de HTML/CSS e depois no de PHP o professor usou o PHPStorm, aproveitei a versão trial pra fazer os 2 cursos, gostei muito da IDE, porém ela é paga (e sou apenas um estudante de programação), no curso de POO em PHP ele já vai acabar usando o Netbeans, obviamente vai fazer pequenos códigos HTML/CSS. Gostaria de uma IDE pra desenvolvimento front-end (HTML, CSS e JavaScript) como o PHPStorm, é provável que futuramente em meus projetos eu acabe integrando um PHP, então uma IDE com esse suporte seria bom também, conheço o Brackets e me parece bem legal, o Sublime gostei muito porém fica mostrando propagandas pra comprar uma licença.
Só pra front-end, sem o PHP o que me recomendam?
E pra integrar o PHP futuramente? Netbeans, Visual Studio?

IDE para PHP é uma escolha muito pessoal. Eu prefiro o Eclipse, por achar a interface gráfica fluída e ter tudo que preciso.

PHP dentro do contexto que você fala seria back-end. Front-end é só a parte de JS/HTML/CSS. Se for pra mexer só em front-end, basta um editor de código, como o Visual Studio Code ou Sublime. Mas ambos também podem ser usados para back-end. Já usei o Visual Studio Code por exemplo para programar em Go.

Gosto muito do Netbeans por fácil configuração e uso

VSCode da Microsoft é uma boa, mas o sublime bem conifguradinho tb é

1 curtida

Recomendo: Atom, Sublime ou Vscode

O VS Code achei até legal, mas não achei nenhum botão pra executar o código, tipo abrir no navegador, tem?
Acho melhor eu me expressão assim: Preciso de uma IDE similar ao PHPStorm, porém free.

No começo dos estudos foquei forte em Java, porém hj percebo que muitos sistemas são feitos com tecnologia web rodando no navegador que é o caso de HTML, CSS e JavaScript com um back-end PHP, por isso estou deixando meus estudos de java mais de lado (sei que tem o Java EE que é similar ao que faz o PHP e é muito bom, porém achei mais complicado). Eu estava focando muito em criar aplicações desktop com o interface gráfica.

Quando preciso implementar algum código front-end interagindo com algum backend, utilizo o node como server para rodar a aplicação, com isso, toda alteração que faço, basta um F5 no navegador para ver as alterações.

Caso não esteja interagindo com algum backend, apenas abro o html no navegador e pronto.

Andei mexendo hj com Sublime, VSCode, Atom e Brackets.

Sublime é muito leve, mas não sei pq o pessoal acha ele muito melhor que todos os outros.
VSCode parece bom também.
Atom apesar de ser o mais pesadinho, tem um autocomplete melhor de todos, basta eu digitar HTML que ele já monta a estrutura, se eu digitar um código javascript como “if” ele já me da as opções de if else e monta a estrutura bastante eu digitar a condição, apertar TAB e ele já pula pra depois da {, faço o código, aperto o TAB de novo e já oula pra depois de else {, evita que eu fique usando seta do teclado ou o mouse.
Brackets é bem bonito e agradável de trabalhar, similar ao VSCode.

Gostei mais do Atom pelo autocomplete mais interessante, tem algum defeito nele que o pessoal usa menos que os outros?

CodeLobster IDE works best for me

Pode ir de VSCode, que bem configuradinho é muito bom, e tem opçao pt-br pra quem gosta.

1 curtida

As IDEs da Jetbrains possuem licenças gratuitas para estudantes, desde que tenha algum vínculo formal. É só fazer o cadastro no site deles, fornecer o email com domínio da instituição ou uma imagem da carteirinha que tenha foto e data de validade que eles liberam uma key para todas as IDEs válida por um ano.