Ideias de programas para iniciantes

Pessoal,

Gostaria de uma ajuda. Depois que terminamos os livros e seus exemplos o que devemos fazer :?:
Quais são os programas que todo desenvolvedor java deve ter feito/estudado :?:
Quais os programas mais interessantes em nível iniciante :?:

Se algum puder ajudar, listem em ordem crescente suas dicas …

Obrigado :smiley:

1 curtida

Que tal um programinha básico para calcular Baskara?
Sempre que estou avançando em uma linguagem desenvolvo um programa desse ^^

Você pode começar lendo os dados pelo teclado e fornecendo o resultado sem tratamento de erros.
Crie uma classe com métodos para calcular Delta e as raízes, isso ajudará no conceito de programação orientada a objetos.
Depois pode começar a tratar os erros como A == 0, Delta ser negativo, etc…
Depois pode implementar o programa com GUI, coisas simples que te ajudarão a entender o básico de GUI.
E mais tarde pode ainda implementar para o usuário salvar os dados em um arquivo no computador que poderá ser posteriormente aberto e mostrará ao usuário a resolução.

Abraço.

2 curtidas

Valeu eros.stein, ótima sugestão!!!

Vamos ver se o pessoal do fórum se anima, pois sei que esta dúvida também e partilhada por vários desenvolvedores iniciantes.

Valeu! :smiley:

1 curtida

cara… uma dica mto boa é vc aprender trabalhar bem com matrizes.

  1. Seja uma matriz quadrada NxN, calcular a soma dos elementos da diagonal principal.

  2. Seja uma matriz quadrada NxN, armazenar em um vetor os elementos da diagonal secundária, apresentá-los e calcular a soma destes elementos.

  3. Dada uma matriz de ordem 3x5 contendo valores numéricos reais, fazer um programa que calcule e exiba na tela a soma dos números positivos e a soma dos números negativos.

  4. Dado um valor numérico VAL e uma matriz A 3x4 elabore um programa que calcule e exiba na tela uma outra matriz B que deverá conter cada elemento da matriz A dividido pelo valor numérico VAL.

  5. Escreva um programa que leia duas matrizes reais de dimensão NXN, calcule e exiba a soma das matrizes.
    C(i,j)= A(i,j) + B(i,j)

  6. Dada uma matriz bidimensional contendo 4 notas de 10 alunos, elaborar um programa que calcule e exiba um outra matriz unidimensional (vetor) que deverá conter a média aritmética das 4 notas de cada aluno.

  7. Dada uma Matriz de inteiros (NxN), a partir desta matriz criar um vetor com valores pares e um vetor com valores ímpares.

  8. Dada uma Matriz de inteiros (NxN) e, um valor C e um valor L, calcular a soma dos elementos da coluna C e da linha L, levante hipóteses para os valores de C e L.

  9. Dada uma Matriz de inteiros (2x2), calcular o determinante da matriz.

Tente o jogo da velha!

Também usa matrizes e é divertido. E a medida que você avança, você pode incrementar o seu programa.

Você pode começar com algo simples (jogador contra jogador).

Depois, você pode tentar bolar uma lógica de jogador contra computador.
Depois que você aprender árvores e outras estruturas de dados, faça o computador jogar bem.
Depois que você aprender a usar sockets, você faz o programa via rede.
Depois que você aprender a usar arquivos ou BD, grave a pontuação.
Depois que você aprender a interface gráfica, faça a aplicação gráfica.

1 curtida

Falou tudo.

1 curtida

eu costumo fazer algo que eu mesmo utilizaria, e aos poucos vou evoluindo o software… Uma hora aparece alguém que quer obter uma cópia e PAGAR por ela… rs È bom para aprender…

Muito obrigado pessoal! vai ser muito útil. :smiley:

Se alguem mais tiver algumas ideias que ajudem os iniciantes a se desenvolverem postem aqui… :wink:

Valeu!

Tente desenvolver um ponto te venda, ou seja, um programa em que vc guarde informações de clientes e produtos.

Um bem simples é o programa de lista de supermado, q calcule o valor da compra e mostre os itens

Com o tempo, va melhorando, por exemplo, salvar os dados em um arquivo, usar GUI

:wink:

1 curtida

Uma coisa bem legal de se fazer também é um pseudo-compilador (pseudo, pois não cria seu próprio executável).

Fazer um aplicativo com verificador lexical, sintático e um interpretador. Você utiliza arrays, matrizes e até árvores para desmembrar as equações.
Se quiser ir mais a fundo, pode fazer também um simulador assembly aonde depois que o seu compilador verificou tudo e garante que está tudo certo, ao invés do compilador gerar um arquivo .class, ele executa o simulador assembly, ele lê o arquivo da sua linguagem e o executa.

Dá para aprender muito com isso. :thumbup:

Um Editor de Textos tb é uma boa.
Ou algum joguinho simples sempre é bom… veja os daqui:
http://www.goldenstudios.or.id/products/games/index.php

Uma vez eu montei algo muito parecido com aquelas palavras cruzadas(o último jogo), e como deu trabalho na época…

Hummmm…

Faz uma calculadora com Swing… é bom porque vc fixa os conhecimentos do Swing e de controle de eventos…

Jogos são interessantes para desenvolver bem o raciocinio lógico. Sugiro vc fazer um joguinho de batalha naval.
Faça algo util pra vc tb, faça uma agenda que vc irá utilizar no seu computador, ou até mesmo o editor de texto como já foi dito anteriormente.
Começando assim vc logo logo vai estar craque.

p/ swing faça um sistema de controle de vendas de lugares em um teatro.

Onde, vc mostre as poltronas livres e as ocupadas. Mude as cores das ocupadas p/ as livres.
faça uma tela onde só possa usar o sistema um funcionario logado.
Vc vai aprender a tratar os eventos de botoes.

Depois altere a interface e o transforme em um módulo web aproveitando todo o negócio já existente.

abraços.

bom dia a todos

aeee galera…esse topico caiu do ceu…era algo que eu podia pergunta mais nao tinha tido essa ideia ainda…

2 coisas que eu acho legal fazer pra quem ja tem certos conceitos e precisa da uma treinada (falo por experiencia propria):

um é tipo um prompt remoto, vc da o comando em uma maquina e ele executa em outra, e retorna pra vc na sua maquina a resposta (não se esqueça de implementa a saida de erro tb).

outro é um programa que avise quando o servidor caiu, e o avisa quando o servidor voltar, ele fica dando ping (um a cada segundo) e se o endereço não responde ele avisa, se ele voltar avisa tb, o usuario poe la em um JTextField quantos pacote tem que falha pra considera q o server caiu, o tempo entre um ping e outro…etc …

ficaria mais legal fazer em uma interface swing, com uma thread fazendo o processamento ao se clica no botão(usando a thread não trava a tela) e Runtime pra da os comando(facilita bastante).

esses avisos de q o server caiu pode ser dado por net send no caso do windows, para que assim outros pc alem do seu serem avisados (ou vc implementa algo assim em java, avisando num JOptionPane, nas maquinas em questão, legal que ja mexeria com sockets). Aprendi mto fazendo isso… Uma coisa legal a ser feita que inclusive eu não fiz, não sei ainda, é envia email tb nesses casos…

antes dessas 2 eu incluiria o jogo da velha como vinigodoy disse, em uma swing, na base do clique e eventos, com opção de contra a maquina e contra outro jogador…

depois desses 2 ai q eu falei axo q seria legal fazer o da batalha naval (gostei da ideia eu vo v se faço tb, tb so consideravelmente iniciante ).

só pra constar, nesses 2 ai q eu tb dei o exemplo, ja da pra usar na empresa vc a pessoa trabalha, estageia, coisa assim…

de tcc na facul eu to fazendo um programa que mexe mto com analise lexica e sintatica…

dentro de 1 ano eu pretendo começa um mmorpg…por enquanto o rpg pra mim fica só na mesa mesmo…

[quote=ViniGodoy]Tente o jogo da velha!

Também usa matrizes e é divertido. E a medida que você avança, você pode incrementar o seu programa.

Você pode começar com algo simples (jogador contra jogador).

Depois, você pode tentar bolar uma lógica de jogador contra computador.
Depois que você aprender árvores e outras estruturas de dados, faça o computador jogar bem.
Depois que você aprender a usar sockets, você faz o programa via rede.
Depois que você aprender a usar arquivos ou BD, grave a pontuação.
Depois que você aprender a interface gráfica, faça a aplicação gráfica.

[/quote]

pois eh, eu sou iniciante, e gostei de fazer o jogo da velha.

Clássica teoria de Pilha e Fila.

Q tal, tentar fazer algo diferente, como um controle de Fila de Impressão :slight_smile:
ou QoS :wink:

Tenta criar um PDV com banco de dados, é uma boa p/ testar o que você já sabe fazer.

1 curtida

Já que você ressuscitou o tópico de 2007, comece a fazer e poste as dúvidas no GUJ, que te ajudaremos. :slight_smile: