Imigrar como desenvolvedor Java. Ainda é possível atualmente?

[quote=Maracuja]No momento estou no Canada, cheguei aqui a cerca de dois anos e meio; Imigrar para o Canada atualmente esta mais dificil do que a tempos atras, alias, cada dia fica mais dificil imigrar para qualquer pais, seja o Canada, Australia e etc. Sobre o Canada, o programa que conheco melhor (e o que eu fiz naturalmente) e o processo de imigracao para trabalhadores qualificados do governo federal, Federal skilled workers (FSW).

Depois de varios anos sem aceitar profissionais de TI (2008-2012) foram abertas as portas novamente em fevereiro de 2013, no entanto limitadas a 300 vagas por ano; o que e um numero ridiculamente pequeno, antes de 2008 nao tinha limites, que algumas pessoas dizem ter se esgotado nos primeiros dias em que o processo foi reaberto.

Alem disso, existe o processo da provincia de quebec, este praticamente qualquer pessoa com um curso superior esta apta a conseguir, desde que consiga uma nota razoavel na prova de Frances. Parece pior ter que estudar frances para poder vir, mas a oportunidade pode estar ai! Tenho dois amigos que gostariam de vir, na falta de opcao foram estudar Frances, depois de 2 anos conseguiram a nota que precisavam e mandaram os papeis para imigracao apenas alguma semanas atras. Link Imigracao Quebec..

Sempre digo que exsitem dois tipos de imigrantes que querem vir para o Canada, os que querem, os que conseguem. Se vc quer, existem meios, basta correr atras.

Alem disso, a respeito da Australia, alguns anos atras quando estava decidindo para onde ir, vir que eles estavam aceitando profissionai de IT, porem estou desinformado, talvez algum gujeiro que estaja la, de o ar de sua graca com alguma informacao. Caso contrario podes iniciar por aqui.

Alem disso, claro, exite sempre a possibilidade de conseguir um emprego aqui, e entao um visto de trabalho; no entando essa possibilidade parece bem dificil, ja tive alguns amigos tentando; Eram bons profissionais, mais de 10 anos de experiencia, boa formacao, ingles e espanhol fluentes, experiencia internacional; mas nenhum teve sucesso. Boa parte da demanada extra acho ser preenchida pelos imigrantes mesmo, por isso a dificuldade. Nao e impossivel, mas creio que fazer um processo que dependa exclusivamente do seu esforco pra mim e a melhor opcao.

[]'s

[/quote]

E aí Maracuja,

Que legal que você respondeu meu tópico, eu estava pesquisando no fórum e vi uns posts seus, bem informativos.
Eu ia perguntar mesmo como você fez pra vir, foi então pelo processo federal. Que pena, fiquei chateado que ele é tão restritivo agora… Só de saber que antes não tinha limite, dá uma dor grande no coração de saber que eu poderia ter tentado e morar aí nesse grande país. Especialmente em Vancouver, Ottawa ou Calgary (que foi o seu primeiro emprego, SENSACIONAL!). Aproveitando, eu vi que você falou que o trabalho é mais tranquilo aí. Você poderia dar exemplos e detalhar? Essa é uma dúvida minha: tenho um amigo canadense que se mudou pro Brasil e ele diz que lá, na empresa que trabalhava pelo menos, era muito parecido com aqui (atrasos, trapalhadas, confusões, correrias, pressão). Imagino até que ponto isso acontece lá. E o ambiente de trabalho? É mais tenso ou descontraído? Os colegas de trabalho são mais fechados ou gente fina? Porque como você muito bem deve saber, esse são os maiores medos nossos ao mudar, de não se adaptar, de não gostar, de não ser bem recebido, etc. Enfim, se você pudesse falar mais disso, fico agradecido.

Bom, eu acho que vale mesmo tentar se qualificar mais no Brasil, tirar o IELTS e estudar inglês no país e aí tentar arriscar algo, fazendo entrevistas.

Abraço!

Maracuja, qual seria o custo de vida aproximado no Canadá, considerando apenas alimentação e moradia (aluguel) ?
Não um custo preciso porque eu sei que depende de N variáveis, mas um aproximado.

Se a pergunta pode ser melhorada, qual deve ser o salário líquido para se ter uma vida tranquila (aluguel, comida, roupa…) ?
E como é a alimentação no Canadá ? No Brasil sabemos, basicamente arroz, feijão, massa, carne (bastante carne) e por aí ?
Nos EUA, eu falo em EUA e só penso em comida “porcaria”, no sentido de ser prejudicial a saúde.

Obrigado.

Acabei de receber um email de um grupo no linkedin sobre imigração para Quebec.
Quem tiver interesse, é só acessar o link e se informar:

[quote]Missão de Recrutamento virtual Brasil / Québec 2013
Ola Pessoal,

Pelo terceiro ano consecutivo, o Québec International organiza uma missão de seleção de pessoal no Brasil. Nesta edição, temos mais de 50 vagas nas áreas de TI e usinagem.

Conheçam as vagas e saibam mais sobre o funcionamento da missao, acessando nosso site http://www.quebecnacabeca.com/missoesbrasil

As candidaturas serão recebidas até o dia 22 de agosto, então fiquem ligados e aproveitem o tempo para aperfeiçoar o francês!

Um abraço,
1 dia atrás[/quote]

Preste atenção na data: As candidaturas serão recebidas até o dia 22 de agosto.

Entendi, perfeito ! Obrigado pela resposta Maracuja.
Abraços!

Bom dia!

Eu também iria trabalhar/morar por um tempo em outro país por conta da cultura, aprender outro idioma, respirar outros ares, inclusive, por curiosidade sobre as doutrinas adotadas dentro das empresas.

Mas eu não sei se eh uma boah ideia viver em outro lugar como imigrante, além de adorar o meu lar, ontem, acompanhando os jornais, na Inglaterra, se não me engano, eles estavam fazendo campanhas com propagandas estampadas em caminhões, o cartaz dizia: “Voltem para a casa, ou enfrentem a prisão” (algo mais ou menos assim). Claro, se tratava de imigrantes ilegais, mas eu penso que quanto mais a agua começar a bater na bunda deles, mais as pessoas de fora daquele país sofrerão.

Existe a possibilidade de acontecer algo errado, e existe a possibilidade de voce ser muito bem sucedido e feliz, como eh o caso dos amigos ai!

[]'s

[quote=getAdicted]Bom dia!

Eu também iria trabalhar/morar por um tempo em outro país por conta da cultura, aprender outro idioma, respirar outros ares, inclusive, por curiosidade sobre as doutrinas adotadas dentro das empresas.

Mas eu não sei se eh uma boah ideia viver em outro lugar como imigrante, além de adorar o meu lar, ontem, acompanhando os jornais, na Inglaterra, se não me engano, eles estavam fazendo campanhas com propagandas estampadas em caminhões, o cartaz dizia: “Voltem para a casa, ou enfrentem a prisão” (algo mais ou menos assim). Claro, se tratava de imigrantes ilegais, mas eu penso que quanto mais a agua começar a bater na bunda deles, mais as pessoas de fora daquele país sofrerão.

Existe a possibilidade de acontecer algo errado, e existe a possibilidade de voce ser muito bem sucedido e feliz, como eh o caso dos amigos ai!

[]'s[/quote]

Provavelmente essa situacao extrema:
http://www.standard.co.uk/news/london/romanian-gypsies-back-at-marble-arch-days-after-raid-cleared-the-area-8727334.html

[quote=getAdicted]Bom dia!

Eu também iria trabalhar/morar por um tempo em outro país por conta da cultura, aprender outro idioma, respirar outros ares, inclusive, por curiosidade sobre as doutrinas adotadas dentro das empresas.

Mas eu não sei se eh uma boah ideia viver em outro lugar como imigrante, além de adorar o meu lar, ontem, acompanhando os jornais, na Inglaterra, se não me engano, eles estavam fazendo campanhas com propagandas estampadas em caminhões, o cartaz dizia: “Voltem para a casa, ou enfrentem a prisão” (algo mais ou menos assim). Claro, se tratava de imigrantes ilegais, mas eu penso que quanto mais a agua começar a bater na bunda deles, mais as pessoas de fora daquele país sofrerão.

Existe a possibilidade de acontecer algo errado, e existe a possibilidade de voce ser muito bem sucedido e feliz, como eh o caso dos amigos ai!

[]'s[/quote]

Isso é uma questão de cultura. Aqui no Brasil temos a idéia idiota(minha opinião) de abraçar até os imigrantes ilegais. Por exemplo, os Haitianos. Tudo bem, muitos saíram de lá com uma mão na frente e outra atrás, perderam tudo nas catástrofes, mas mesmo assim acho que a política de imigração deveria ser mais incisiva aqui no Brasil.

Isso é uma situação que mexe diretamente com a soberania da nação. Aí depois não sabem porque nosso país acaba virando motivo de chacota no exterior. Se não conseguimos assegurar nossa soberania impondo políticas rígidas sobre a imigração de estrangeiros, imagina o restante…

Enfim nesse caso da Inglaterra, acredito que a tal campanha é direcionada aos imigrantes ilegais. Afinal, nada mais natural que um país defender sua soberania.

Acho que quem imigrou legalmente, está devidamente registrado em uma empresa estrangeira e já tem uma casa, ou carro ou qualquer bem de valor em seu nome, não tem motivos pra ficar alarmado com esse tipo de campanha.

Não esqueçam que apesar de estrangeiros, contribuímos com o progresso do país para o qual imigramos, e portanto merecemos respeito…

[quote=fabiofalci]Minha experiencia recente.

Cheguei aqui em Londres em Marco/13 e consegui emprego 2 meses depois. Minha sorte eh que nesse meio tempo trabalhava remotamente para uma empresa brasileira (recebendo no brasil).

Se tiver uma boa experiencia e INGLES vc consegue emprego. Ha vagas, inclusive a empresa que estou trabalhando esta penando para contratar mais 3 dev.
Nao precisei de visto pois tenho passaporte italiano.[/quote]

Só por curiosidade, quanto tempo levou para você conseguir o passaporte italiano?
Eu teria direito a tentar, mas estava pesquisando esses tempos e vi que pode levar até 10 anos para sair a cidadania, por isso a pergunta.

Acho que levou uns 7 anos, nao lembro exato.

Mas levou tudo isso pq num periodo os consulados nao estavam processando (ou estavam processando em camera lenta) os pedidos.
Acho que foi em 2008/2009 que eles contrataram mais funcionarios e comecou a andar novamente. Nao sei como esta hoje, depende muito da cidade, mas nao acredito que esteja em 10 anos, deve ser menos.

[quote=fabiofalci]Acho que levou uns 7 anos, nao lembro exato.

Mas levou tudo isso pq num periodo os consulados nao estavam processando (ou estavam processando em camera lenta) os pedidos.
Acho que foi em 2008/2009 que eles contrataram mais funcionarios e comecou a andar novamente. Nao sei como esta hoje, depende muito da cidade, mas nao acredito que esteja em 10 anos, deve ser menos.[/quote]
Ok, obrigado.

No momento estou no Canada, cheguei aqui a cerca de dois anos e meio; Imigrar para o Canada atualmente esta mais dificil do que a tempos atras, alias, cada dia fica mais dificil imigrar para qualquer pais, seja o Canada, Australia e etc. Sobre o Canada, o programa que conheco melhor (e o que eu fiz naturalmente) e o processo de imigracao para trabalhadores qualificados do governo federal, Federal skilled workers (FSW).

Depois de varios anos sem aceitar profissionais de TI (2008-2012) foram abertas as portas novamente em fevereiro de 2013, no entanto limitadas a 300 vagas por ano; o que e um numero ridiculamente pequeno, antes de 2008 nao tinha limites, que algumas pessoas dizem ter se esgotado nos primeiros dias em que o processo foi reaberto.

Alem disso, existe o processo da provincia de quebec, este praticamente qualquer pessoa com um curso superior esta apta a conseguir, desde que consiga uma nota razoavel na prova de Frances. Parece pior ter que estudar frances para poder vir, mas a oportunidade pode estar ai! Tenho dois amigos que gostariam de vir, na falta de opcao foram estudar Frances, depois de 2 anos conseguiram a nota que precisavam e mandaram os papeis para imigracao apenas alguma semanas atras. Link Imigracao Quebec..

Sempre digo que exsitem dois tipos de imigrantes que querem vir para o Canada, os que querem, os que conseguem. Se vc quer, existem meios, basta correr atras.

Alem disso, a respeito da Australia, alguns anos atras quando estava decidindo para onde ir, vir que eles estavam aceitando profissionai de IT, porem estou desinformado, talvez algum gujeiro que estaja la, de o ar de sua graca com alguma informacao. Caso contrario podes iniciar por aqui.

Alem disso, claro, exite sempre a possibilidade de conseguir um emprego aqui, e entao um visto de trabalho; no entando essa possibilidade parece bem dificil, ja tive alguns amigos tentando; Eram bons profissionais, mais de 10 anos de experiencia, boa formacao, ingles e espanhol fluentes, experiencia internacional; mas nenhum teve sucesso. Boa parte da demanada extra acho ser preenchida pelos imigrantes mesmo, por isso a dificuldade. Nao e impossivel, mas creio que fazer um processo que dependa exclusivamente do seu esforco pra mim e a melhor opcao.

[]'s

Concordo plenamente; E preciso ter muito cuidado com isso, geralmente para quem imigra e/ou sai do Brasil, dinheiro e apenas um outro detalhe. Geralmente se busca melhores condicoes de vida, qualidade, seguranca, infra-estrutura, saude e etc; Mas e claro que se ganha mais dinheiro tambem, afinal, sao paises ricos e desenvolvidos. :smiley:

Algum tempo atras escrevi um pouco sobe isso.

http://www.guj.com.br/java/278220-morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena

[]'s

Muito cuidado com isso, geralmente para quem imigra e/ou sai do Brasil, dinheiro e apenas um outro detalhe. Geralmente se busca melhores condicoes de vida, qualidade, seguranca, infra-estrutura, saude e etc; Mas e claro que se ganha mais dinheiro tambem, afinal, sao paises ricos e desenvolvidos. :smiley:

Algum tempo atras escrevi um pouco sobe isso.

http://www.guj.com.br/java/278220-morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena
[]'s[/quote]
Eu lembro deste tópico. Acho que me expressei mal, o que eu quis dizer foi em relação a SP, RJ, especificamente.
Eu não quero e não vou morar em nenhuma destas cidades. Já acho Curitiba ridiculamente incapaz de prover segurança e a estrutura mínima para as pessoas.
Agora, é inegável que em outros países existe uma maior qualidade de vida. Mesmo a suscetibilidade a eventos climáticos e outras coisas compensam.[/quote]

Eu tinha entendido, ate editei meu post pra ficar mais claro. So reafirmei o que vc afirmou. :slight_smile:

So de curuiosidade a quem interessar, ranking de qualidade de vida.

http://www.mercer.com/qualityoflivingpr#city-rankings

[quote=nel][quote=drsmachado][quote=nel]Se tem algo (além de outras coisas) que tenho me empenhado ultimamente, é justamente no inglês.
Sei da importância da fluência e por isso estou me dedicando. Sem inglês fluente é bem difícil cogitar a possibilidade de atuarmos na nossa área em países citados aqui.

Tenho em meus planos atuar na Alemanha, Canadá, Inglaterra ou EUA (na ordem, supondo que eu pudesse escolher).
Só ouvi falar que mesmo sendo fluente em inglês mas não falando alemão, é bem difícil. Mas meus planos são para um prazo mínimo de 12 meses, ou seja, somente daqui a 1 ano estarei me envolvendo diretamente com isso.

Mas vou acompanhar sempre tópicos como este para saber como anda esta questão.
Espero que ao menos diminuam a rigorosidade em relação a isso. Mas entendo o ponto de vista deles também.[/quote]
Talvez seja só eu, por pensar de um jeito pequeno, mas eu não tenho o mínimo interesse em ir para os EUA. Da mesma forma que não quero ir para São Paulo, Rio de Janeiro ou para a China.
“Mas é nestes lugares que o dinheiro está”. Sim, mas quem disse que a vida é apenas um monte de cifras e zeros na sua conta?
Canadá, País de Gales, Alemanha, Finlândia, Suécia… São países que eu não pensaria duas vezes antes de ir.[/quote]

Sobre os EUA, por isso disse “na ordem, supondo que eu pudesse escolher” e deixei os EUA por último, pois concordo contigo.
Eu não sei, mas não tenho aquele interesse que tenho em ir a outros países (como os que você citou) para ir nos EUA. Enfim.

Sobre " quem disse que a vida é apenas um monte de cifras e zeros na sua conta? ", concordo plenamente.
Qualidade de vida não está necessariamente ligado ao dinheiro. É importante, para conseguir conforto, uma melhor educação (aqui no Brasil ao menos) e etc.
Assim que passar esse período de 1 ano vou fazer um levantamento e pensar nas possibilidades, mas tudo depende da minha situação profissional quando o dia chegar e etc.[/quote]

Os EUA sao um bom pais ainda, a questao e que e um pais muito grande e com diferencas grandes tb. Existem lugares melhores (mais ricos e mais seguros) como NY, San Francisco, Boston, Seatle e mtos outros; e lugares piores (mais pobres e com indicies de criminalidade mais altos, inclusive comparaveis aos Brasileiros!) como por exemplo Detroit, Baltimore, St. Louis. No entanto Toronto, tem por exemplo taxa de homicidios cerca de 3x menor que as melhores cidades americanas. Bom dos EUA e que existe todo tipo de cidade pra vc escolher, se desejar uma mais quente por exemplo, lugares na California e na Florida sao uma boa pedida! :smiley:

[]'s

Ola, sempre tento ajudar no que posso; Realmente gostaria mesmo que mais Brasileiros viessem para ca. Se tivesse pelo menos um numero de brasileiros igual ao de indianos, chineses ou russos(que falam russo) ja me sentiria em casa, esses acho que sao os mais numerosos, por nacionalidade; Ao menos em TI eu acho. hehehe Acho que brasileiros sao muito acomodados e/ou preguicosos, muitos querem vir, mais ainda reclamam; Mas quando veem que exige-se esforco e dedicacao para um processo desses, eles desaparecem.

Pois vamos la;

O trabalho aqui e parecido com o do Brasil (acontecem atrasos, trapalhadas, correrias e pressao tb), mas geralmente eles tem um planejamento melhor, o que diminue aqueles problemas. Alem disso, a sua vida e levada em consideracao (MUITO MESMO) e raramente pedem pra fazer horas extras e essas coisas (que infelizmente sao MUITO comuns no Brasil). Eu acho que depois de vir morar aqui, recuperei a minha vida, por exemplo.

A questao do ambiente de trabalho e relativa, como a maioria das coisas, depende da empresa, equipe e etc; No entanto aqui a grande maiora das pessoas sao muito, muito educadas; Isso e uma coisa que as vezes impressiona. Porem, e todo mundo mais comedido, nao dando muita abertura para mistura de sua vida profisisonal com a pessoal (O que mtas vezes e bom tb). Todos respeitam muito a privacidade de cada um.

Por ultimo, eu acho que o caminho mais certo para vc, se desejas mesmo vir para ca, e comecar um curso de Frances e vir por Quebec; Ao menos e algo que so depende de vc e de mais ninguem, e tb algo garantido, que vai acontecer algum dia, depende somente do seu esforco.

[]'s e qqer coisa sempre estou por aqui.

EDITANDO: Esqueci de comentar algo que acho de EXTREMA importancia; Vc comentou sobre ser bem recebido; Na minha opiniao o Canada e hoje o melhor pais do mundo para se imigrar, imigrantes contam por cerca de 30% dos Canadenses, em Toronto por exemplo, 50% da populacao e composta por imigrantes, entao metade das pessoas estao na mesma situacao que vc, te entendem e etc. Muitos inclusive dispostos a ajudar os mais recem chegados! Mto prestativos e educados. Meu segundo chefe mesmo comentou certa vez (Ele era portugues) “Aqui ninguem vai te deixar de promover por ser um imigrante”. O que a meu ver, uma prova de total aceitacao e respeito aos imigrantes.

[quote=nel]Maracuja, qual seria o custo de vida aproximado no Canadá, considerando apenas alimentação e moradia (aluguel) ?
Não um custo preciso porque eu sei que depende de N variáveis, mas um aproximado.

Se a pergunta pode ser melhorada, qual deve ser o salário líquido para se ter uma vida tranquila (aluguel, comida, roupa…) ?
E como é a alimentação no Canadá ? No Brasil sabemos, basicamente arroz, feijão, massa, carne (bastante carne) e por aí ?
Nos EUA, eu falo em EUA e só penso em comida “porcaria”, no sentido de ser prejudicial a saúde.

Obrigado.[/quote]

E possivel sobreviver aqui com ate cerca de 1500-1800 dolares por mes, em qualquer cidade grande (Vancouver, Toronto, Montreal, Calgary, Edmonton). Uma vida simples e bem verdade, sem nada de luxo; mas o suficiente para morar num apto de um quarto ou um “basement” + alimentacao + transporte e outros despesas basicas.

O salario minimo aqui e aproximadamente 21320 dolares por ano, ou cerca de 1640 dolares por mes (10.25 por hora em Ontario). Acredito que um emprego bem meia boca para um Engenheiro de Software Junior nao pague menos que 40000 por ano, para vc ter uma ideia. (E possivel ganhar bem mais que isso como um Senior (10+ anos) por exemplo).

A alimentacao aqui e bem variada, como vc pode imaginar pelo numero de pessoas das mais variadas nacionalidades que exsitem aqui. Da pra se comer muito bem aqui. Como tb nos EUA, tudo depende de onde vc vai comer e o quanto deseja gastar. Eu mesmo continuo comendo o meu feijao com arroz sempre que quero, pois vc pode cozinhar em casa! Alem disso aqui o preco da comida e bem parecido com os do Brasil atualmente (grandes cidades), com algumas coisas mais em conta (quando o pessoa estava fazendo um bafafa devido ao preco do tomate, o mesmo estava 6 reais o kilo aqui, com o diferencial de ele ser perfeito e vir em embalagens, organizados e arrumados!). Alem disso a grande maioria dos casos todos os produtos tem qualidade superior aqui, cerveja alema, chocolate suico, mostarda francesa e por ai vai.

O preco da castanha do para (brazil nuts) e mais barata aqui do que eu pagava em curitiba.

[]'s