Indicação de livros

Olá senhores,
Gostaria que me indicassem livros sobre microserviços.
Estou iniciando o meu TCC e desejo que o tema aborde a utilização de microserviços como arquitetura e, para tanto, pretendo argumentar com o máximo de informação possível.
Para isso, peço aos senhores que me indiquem livros que conheçam e que sejam bons neste assunto.
Eu conheço o básico de microserviços, mas não tenho embasamento teórico para justificar seu uso. Vi que o Martin Fowler tem, em seu site, um artigo sobre isso, mas não sei se é suficiente para basear a escolha de tal arquitetura em um projeto (ok, eu sei que apenas a sugestão de um ou outro autor é pouco e o problema é mais complexo).
Se tiverem livros sobre arquitetura monolítica, também será de grande ajuda.
Valeu!

1 curtida

@darlan_machado uma boa “googleada” e você vai encontrar N livros sobre arquitetura de micro serviços, monolítica e “micro serviços vs monolítico”. Recomendo que pesquise em inglês, nos “survey” da vida.

Como tu vai escrever um TCC, com toda certeza um único artigo está longe de ser suficiente. Tu terá que apresentar os prós, os contras, os contextos que a arquitetura pode ou não ser válida, comparar com a monolítica e assim por diante. Quando tu se aprofundar mais nos estudos, vai começar a vislumbrar contextos que o microserviço se justifica e, ao mesmo tempo, as implicações de se usar um.

Bons estudos!

@nel, foi bem por isso que vim procurar sugestões aqui.
Encontrie diversos artigos, mas, diferente de refatoração, por exemplo, onde Martin Fowler é uma referência, ou arquitetura de computadores, onde Tanembaum é o cara, eu não sei quem é referência em arquitetura de microserviços.
Sei bem que preciso expor e comparar os prós e contras desta e daquela(s) abordagem, mas, por onde começar? Conhecimento empírico, sabemos, não é considerado para tais projetos.

Nas minhas leituras, o Fowler fala bastante a respeito de microservices, mas confesso que não sei se há um “guru” (como Uncle Bob, no Clean Code). De qualquer modo, há sempre muita referência sobre Sam Newman e o seu livro Building Microservices - Sam Newman. No mais, são artigos, como da Thoughtworks (pesquisa como “thoughtworks microservices” no Google) entre outros que serão sua fonte de informação.

No mais, acho que terá que pesquisar questões como DDD com microservices, BDD, livros sobre arquitetura de software e assim por diante. Desejo sorte nas pesquisas, mas é um tema bem abrangente e discutido, sei que irá encontrar ricas fontes de informação.

Um abraço.

1 curtida

Grande @nel!
Eu já havia feito o que me sugeriu, mas o google não me trouxe muito mais que artigos…
Obrigado, agradeço imensamente.

Bom dia!

Neste podcast tem uma discussão informal sobre microserviços: http://hipsters.tech/microservicos-hipsters-17/

Acredito que não esgota o assunto, mas foi bem esclarecedor e divertido. O mais importante que é feito por gente que já implementou na prática.

@Victor_Yuji_Maehira, eu já implementei microservices na prática, na verdade, eu trabalho com desenvolvimento há 7 anos. Porém, quando fiz a faculdade, entre 2006 e 2009, deixei o TCC e o estágio obrigatório e agora consegui retomar.
A questão é que pegar uma estrutura arquitetônica e implementá-la é diferente de dar embasamento teórico, com a posição de autores de renome, que é o que eu realmente preciso.
A contraposição de ideias, de quem defende a arquitetura monolítica (e seus prós e contras) com quem sustenta a arquitetura de microserviços (prós e contras) é fundamental.
Lógico que eu sei que existe muito mais entre o céu e a terra que julga nossa vã orientação a objetos, masssss, ainda assim, preciso disso

Valeu @darlan_machado ! Seria bem vindo, posteriormente, postar o teu TCC aqui. Eu, inclusive, teria o prazer de ler. Um abraço e bom trabalho.

Gosto muito dos livros do Thomas Erl, que são voltados para SOA. Na minha opinião microservices tem uma influência grande dos conceitos de SOA e talvez possa te ajudar.

Com certeza, eu também já notei essas coincidências.
Irei procurar estes livros.

Para a sua duvida existe o Google, não se apegue a livros, tudo q um bom programador precisa é da DOCUMENTAÇÃO :wink:

Isso não fez o menor sentido.

Enfim, @darlan_machado, como foi o TCC? Tô interessado no tema.

Cara, eu acabei deixando essa ideia de lado e partindo para um sistema de gestão eletrônica de documentos, com assinatura digital.
Fui aprovado e agora sou bacharel em sistemas de informação.
Agora, procurando uma pós.

Entendi. Tá pensando em algum ênfase especifico na pós?

Eu estava pensando uma das duas coisas: seguir firme no propósito de Jeová e fazer algo voltado a big data e AI ou oferecer minha alma ao Capiroto e faço gestão de projetos

1 curtida