Indicação de livros

Bom dia amigos,
Gostaria da ajuda de voces para indicação de qual dos livros ( Java Web ) comprar, ou quais livros. Talvez um complemente o outro… não sei.

Obrigado pela ajuda.

1 - Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax - Edson Gonçalves Ver a capa do livro

2 - JAVA PARA A WEB COM SERVLETS, JSP E EJB - BUDI KURNIAWAN Ver a capa do livro

3 - Java na Web - Programando sites dinamicos - Rui Rossi dos Santos Ver capa do livro

4 - desenvolvendo na web com javaserver pages - Duane Fields Ver capa do livro

Olá Fabio,

Do meu ponto de vista muito do que determina se o livro é adequado ou não é fortemente baseado em: “O que eu quero fazer?”.

Vou lhe dar minha experiência pessoal, eu mesmo terminando a faculdade nunca havia conseguido levantar uma aplicação completa, funcional e com tecnologia web.

Um livro que foi meu ponto de partida para a começar a desenvolver foi um livro que mostra do inicio ao final como levantar uma aplicação financeira pessoal com tecnologia java web e vários frameworks, foi o: http://www.javaparaweb.com.br/blog/ entra lá inclusive você pode baixar o código fonte é muito legal.

Aparti desse livro pude colocar projetos de pé e evoluir para outras tecnologias. Mas já lhe alerto, livro nenhum faz milagre, então o segredo é programar, estudar, programar, estudar até conseguir.

Olá André,

Muito obrigado por responder.

Eu concordo com voce, vejo que ao sair da faculdade ainda terei um caminho a percorrer para poder dizer " Eu sei programar na linguagem X, Y e Z", a faculdade está me dando caminhos para poder seguir, e eu estou gostando muito da parte de programação em si.

Não sei se a propria faculdade faz com que fiquemos ansiosos em poder fazer alguma coisa em determinada linguagem, ou nos faz entusiastas demais em tecnologia ao qual voce quer alcançar o ceu com tantas possibilidades ou o problema sou eu mesmo… kkkk

Mas não vou ter como fugir da área Web, meu foco mesmo estaria em desktop, mas estou ainda me identificando.

Fabio,

Quanto a área de atuação se é web ou desktop realmente você é que tem que definir.

Porém, independente de qualquer coisa, não espere pela faculdade, pois a mesma esta centrada em apenas lhe dar uma base teórica, porém a pratica que é o vai lhe garantir a sua receita consiste em saber traduzir conceitos teóricos em resolução de problemas reais.

Portanto amigo, desde já, independente se você esta dominando a linguagem ou não, identifique um problema real que esta ao seu redor, pode ser qualquer coisa: um controle de estoque, um cadastro de alguma coisa, um sistema que envia SMS etc… vá desenhando as telas, anotando os requisitos, pesquisando a modelagem do banco de dados e com isso corra atras de colocar o seu sistema de pé.

Formação acadêmica conta realmente, mas o que conta mesmo pra o mercado é experiência prática e objetiva, saber resolver problemas do ponto de vista computacional.

Verdade, eu já estou montando um sistema para igreja ao qual faço parte… estou fazendo em C#, mas na faculdade eles ensinam em Java