Iniciante de Tudo

Olá amigos, tenho 17 anos e estou começando a estudar Java… Já aprendi todo o básico e estou estudando agora Programação Orientada a Objetos. O meu objetivo é, criar aplicativos e jogos para o Android e talvez até mesmo para computador. Mas como todo iniciante, tenho muitas dúvidas… Eu preciso aprender Unity para criar jogos? Java é uma linguagem gigante, onde há milhares de imports e eu apenas sei o java.lang… Tudo o que sei até agora é o que estudei através do Curso em Video com o Guanabara, onde fiz curso de algoritimos, curso de Java para iniciantes, e estou concluindo o Curso de Java com Programação Orientada a Objetos.
Por favor me ajudem, me digam, o que preciso aprender e onde aprender, para criar um aplicativo e um joguinho android. Os que puderem me ajudar obrigado, não tenho dinheiro para pagar curso e nem para internet em casa rsrs, vou na casa de um amigo baixar videos para estudar. Fico aguardando ansiosamente uma resposta!..

1 curtida

Faz um curso de desenvolvimento Android.

1 curtida

Me indica algum? E… eu terei de aprender Unity ou alguma outra coisa para criar os aplicativos? Ou apenas com Java eu consigo este resultado?

Amiguinho, Unity é basicamente um framework… Uma ferramenta que facilita o que você pode fazer com a linguagem pura. Nessa linha de raciocínio vamos as questões.

É necessário aprender Unity? Não, mas aprender a usar um framework te poupará muito, mas muito tempo mesmo (entenda como a beira do absurdo).

Então respondendo a outra pergunta, sim, você consegue apenas com Java o mesmo resultado, pois no fim tudo será um aglomerado de zeros e uns e nada te impede de fazer dessa forma também caso queira.

Agora falando em eficiência… A ideia do amigo acima é o caminho… Aprenda a linguagem nativa do Android (que apesar de parecida não é exatamente Java), e depois aprenda a usar um bom framework que pode ser o Unity…

Experiência própria… Aprender direto no framework é cativante pois vc vê os resultados rápido e isso te mantém motivado, mas esses resultados são de baixo valor tanto pra aprendizado quanto pro mercado, então não se apegue ao framework eles nascem e morrem todos os dias. Aprenda no Unity mesmo, mas aprenda focando o “como ele faz” e não “o que ele faz”.

1 curtida

Curso do jamilton damasceno na udemy. Eu fiz e achei super didático.
Acho que o nome do curso é “Aprenda a desenvolver 15 apps do zero”.
Talvez precise de alguns outros para coisas mais específicas, mas, este é bem bacana.
Ele ensina até a fazer um joguinho.

O conteúdo do Curso em vídeo é muito raso, faltam diversos conteúdos pra sair do básico ainda.
Antes de partir para android/games, seria um requisito você saber: Collections, Generics, Threads e Banco de Dados

Eu comprei o curso “Aprenda Java criando 3 jogos clássicos” na udemy… achei a explicação um pouco rápida e não muito preciso, com a impressão de que ele quer logo criar os jogos e não explicar realmente o que se propõe e cada coisa… Mas vou este também. Muito Obrigado!

Possui alguma indicação de onde posso aprender estes conceitos?

Baixa o Netbeans e tenta criar uma agenda em JavaFX (desktop)… (tem diversos videos no youtube ensinando isso, então material vai ter a rodo, e o netbeans cria muito codigo automatico ajuda muito no inicio, ele ja tem um banco de dados nativo inclusive) Vai ser um pouco difícil inicialmente, mas se vc conseguir já vai ter bagagem pra tentar uma aventura no android kkkk

Perceba que nós preferimos o caminho do conceito, e ele é mais importante que a língua que vai usar. é como comparar um “por favor, me dê a colher” em português com “me dá a colher filho da p…” em alemão, a língua importa muito pouco quando se tem educação.

Obs* Threads são do satanás, eu tenho coceira quando tenho que fazer código assíncrono kkkk

2 curtidas

Hahaha Thread é do satan mesmo kkkk, mas é indispensável para android/games

Quem é o instrutor? Pode dar feedback direto a ele ou a udemy mesmo.

Eu já dei o feedback! No início ele pareceu super didático, mas logo que as coisas começaram a ficar um pouco mais complexas para um iniciante, ele seguia seu ritmo rápido, e determinados assuntos ele explicava de modo rápido e já seguia adiante. Em si isso é bom, mas muitas coisas são passadas de maneira rápida, e ao final criamos o jogo sem realmente entender como ele funciona!

Java é só a linguagem, você deve dominar a plataforma Android. Não sei indicar um curso diretamente, mas que seja especificamente sobre Android focado no tipo de projeto que você queira aprender.

Cara, 95% dos cursos serão assim, acostume-se a pesquisar por si só.

Isso é verdade. Principal função dos cursos é dar uma direção. Com isso o aluno se aprofunda pesquisando sem estar mais perdido.

Olá, CubeOfCode!

Continua reforçando o Java com o curso do Guanabara que pra desenvolver para Android isso é essencial. Foca bastante na parte de POO e acrescenta com mais algum curso de Java. Esse é o início, antes de pensar no Android.
Pro desenvolver para a plataforma Android, nativamente, será necessário saber os fundamentos do Java de forma sólida para entender como funcionam as bibliotecas que compõem um aplicativo Android.

O curso oficial da Google para desenvolver aplicativos Android é gratuito e legendado em português. Nesse curso também fala do Java pra reforçar o que aprendeu. Segue o link: https://br.udacity.com/course/developing-android-apps--ud853

Boa sorte!