Início de carreira

Galera, Boa Noite.

Preciso de ajudar de pessoas mais experientes.

Estou querendo entrar de cabeça no Mundo da programação, na época da faculdade eu programa com bastante facilidade. Mas assim que acabei, dei uma parada e hoje não estou atuando na área.

Assinei alguns cursos online para relembrar e gostaria de ajuda para ter um norte de “Onde começar” e “Onde devo chegar” para poder entrar como Junior.

OBS: Fico muito tempo sem fazer nada no meu trabalho atual, o que daria para estudar. Mas não colocando a mão na massa na programação.

Muito obrigado pela atenção.

Começa pela apostila de C# da Caelum. Depois estude sobre o .NET Framework (principalmente ADO.NET), ASP.NET MVC e Web Api.

No seu trabalho atual, por que você não tenta ver se precisam de algum sistema em que possa aplicar alguma coisa de programação?
Ou então, veja se consegue contato aí dentro para tentar alguma vaga na área.
Estando dentro da empresa é mais fácil tentar alguma realocação.

Cara, isso é muito, mas muito relativo.
Veja, eu entrei para a programação, única e simplesmente, por que a empresa perdeu o contrato com o cliente que atendia e onde eu era suporte técnico. Se não fosse isso, dificilmente teria ido para a área de DEV.

Então, se ele tem muito tempo ocioso, faça isso que o @javaflex sugeriu: estude, ganhe confiança, vai desenvolvendo projetos pessoais.
Em um ponto concordo contigo:

Não precisa nem dizer que vai fazer, só especula, cria e apresenta. Isso vai mostrar que você é uma pessoa dedicada, interessada e que deseja crescer.

@vorn se você se inscreveu em algum curso então deve ter recebido um email sobre quando vai começar aí é só seguir o fluxo.

Com relação a poder entrar como Junior, acho que dependendo da sua idade não dá mais. Já pensou um homem grande como júnior. :confused:

Não leve a mal mas apenas minha opinião.

Cara, que pensamento mais 1940.
É plenamente possível uma pessoa com uma certa idade ser Jr sim.
Óbvio que ela precisará ter muito jogo de cintura para receber ordens, orientações e para aguentar bullying de gente mais nova que ele, mas isso não impede nada.
Existem estatísticas que apontam que pessoas que mudam de profissão, depois de 'velhos" são mais inspiradoras, se dedicam mais e tem ascensão maior em menos tempo, pois já tem entendimento de responsabilidade e dedicação.

Junior, pleno, senior não tem nada haver com idade meu amigo. Continua firme nos estudos, quando der mostre os projetos do curso mesmo… e boa sorte!

Tô perguntando porque nunca vi. Talvez porque é mais fácil o RH pular pro próximo CV na pilha do que pagar pra ver se o candidato vai ter jogo de cintura.

Isso entra na mesma categoria de chester vivo e velório de anão: você pode nunca ter visto, mas existe.
Não encontrei a informação referente à idade do @vorn, então, não sei, mas já trabalhei com jrs de 30, 35 e até de 40 anos.

Um detalhe sobre este teu último comentário: o RH utiliza de técnicas de avaliação que, na maioria dos casos, são definidas pelos empregadores.
Em geral, é como uma pesquisa, primeiro tenta-se encontrar alguém 100% coerente com a oportunidade (perfil perfeito). Senão, tenta-se o mais próximos, até chegar num ponto onde torna-se inviável continuar a busca.
O problema é que tem muita gente no RH que não tem experiência e nem se interessa em entender o mínimo do que se está pretendendo buscar.

1 curtida

Exatamente, tem uma pilha e você vai pra o fim dela.

Só pra deixar claro, quando falei “já pensou adulto junior”, quis dizer que é algo incomum, não impossível.

O motivo disso é que, além de ser pouco provável alguém conseguir “oferecer um sistema onde pode aplicar alguma coisa de programação” sem alguns anos de estudo e experiência no curriculum, a empresa tb não vai correr o risco de colocar alguém que foge do perfil da equipe (sim, empresas são retrógradas e “inspiração” não é uma característica que elas geralmente avaliam num candidato).

Isso é uma pergunta muito aberta.

por exemplo, muitas vezes pensamos em programação mas existem diversos outros tipos de trabalho que podem te introduzir ao mercado de trabalho.

eu, por exemplo, comecei como Testador (que hoje é vulgarmente conhecido como QA) e isso me deu toda uma perspectiva de qualidade que eu utilizo nos dias de hoje.

QA, DBA, Administrador de Redes/Sistemas, Web Designer, etc são tipos de oportunidades que a gente pode aprender muito, mesmo q seja um cargo de estagiario (e justamente por isso vc pode não ser fera nesse assunto).

quer iniciar a sua carreira? estude bastante, tenha mente aberta e tenha, principalmente, amigos pra te indicar para vagas divertidas.

1 curtida

Galera, muito obrigado pelas dicas.

Vou redobrar meus estudos diários.

Valeu mesmo!!!

Olá, na Udemy tem cursos muito bom e baratos de C# e no Youtube tem bom material…
Boa sorte.