IntellijIDEA 12 lançado

Tenho desde a versão 10, para mim é a melhor IDE Java. O refactoring e code completion são fantásticos, excelente suporte a Maven, Spring, Groovy. A performance é muito superior a Eclipse e Netbeans.
Recomendo!

Continua feio e meio lento no Linux. Esse é o único impedimento pra eu não comprar essa IDE.

No Windows e no Mac é uma maravilha, mas no Linux (distribuições com gnome 3) é terrível. (Estou utilizando VM oficial da Oracle).

*Depois que comecei a usar o Sublime Text pra quase tudo, qualquer coisa deve parecer lenta.

A versão free é bem lenta, eles deixam de usar alguma coisa proprietária, faz muita diferença, talvez seja esse o problema do clunsde, experimenta a versão trial, e nunca mais você vai querer abrir o eclipse… UAHuahuah

Já trabalhei profissionalmente com os dois, e minha experiência com o IntelliJ é muito mais positiva, principalmente quando você usa várias tecnologias e plugins.

Com certeza!

Acabei de instalar e dar uma rápida olhada na versão 12.

Que viagem o tema novo: Darcula. O cara tem que ser meio pirado pra usar, hehe…

Não curti muito a nova aparência dos ícones, como por exemplo, a arvore da pastas do projeto e da barra de tarefas.

Parece que tem um novo plugin para o Tomcat, chamado TomEE Server.

Acho que sou um desses então…heheh…esse tema escuro era uma das coisas que eu mais queria. Minhas vistas agradecem no final do dia.

Acho que sou um desses então…heheh…era uma das coisas que eu mais queria esse tema escuro. Minhas vistas agradecem no final do dia.[/quote]

Comigo já é o contrário, ficou meio “tonto” olhando pra ele.

Acho que sou um desses então…heheh…era uma das coisas que eu mais queria esse tema escuro. Minhas vistas agradecem no final do dia.[/quote]

+1, quanto mais escuro melhor, as vistas agradecem. Por isto o sublime é viciante tambem :smiley:

Eu uso o IDEA para Scala, EU, e alguns GURU’s Scala acham que ele tem o melhor plugin scala atualmente, em conjunto com o SBT, fica lindo de ver, adicione o JRebel ao SBT(free por 1 ano para Scala :wink: ) ai a coisa fica completa mesmo.

Agora fiquei curioso com este negocio da performance na versão community vs full, será mesmo??? Pra codificar e navegar pelo projeto usando sempre as teclas de atalhos e tals, nao acho lento não, mas tipo vai abrir um menu(o settings por exemplo) e ele enrosca um pouco.

[quote=daveiga]A versão free é bem lenta, eles deixam de usar alguma coisa proprietária, faz muita diferença, talvez seja esse o problema do clunsde, experimenta a versão trial, e nunca mais você vai querer abrir o eclipse… UAHuahuah

Já trabalhei profissionalmente com os dois, e minha experiência com o IntelliJ é muito mais positiva, principalmente quando você usa várias tecnologias e plugins. [/quote]

Eu discordo, costumo ter as 2 versões no PC, ultimate e free. E quando quero fazer alguma coisa rapidinho uso a free porque parece ser mais rápida e leve em relação ao ultimate.

[quote=romarcio][quote=daveiga]A versão free é bem lenta, eles deixam de usar alguma coisa proprietária, faz muita diferença, talvez seja esse o problema do clunsde, experimenta a versão trial, e nunca mais você vai querer abrir o eclipse… UAHuahuah

Já trabalhei profissionalmente com os dois, e minha experiência com o IntelliJ é muito mais positiva, principalmente quando você usa várias tecnologias e plugins. [/quote]

Eu discordo, costumo ter as 2 versões no PC, ultimate e free. E quando quero fazer alguma coisa rapidinho uso a free porque parece ser mais rápida e leve em relação ao ultimate.[/quote]

Provavelmente porque ela tem menos funcionalidades e plugins, creio eu.

[quote=Ataxexe][quote=romarcio][quote=daveiga]A versão free é bem lenta, eles deixam de usar alguma coisa proprietária, faz muita diferença, talvez seja esse o problema do clunsde, experimenta a versão trial, e nunca mais você vai querer abrir o eclipse… UAHuahuah

Já trabalhei profissionalmente com os dois, e minha experiência com o IntelliJ é muito mais positiva, principalmente quando você usa várias tecnologias e plugins. [/quote]

Eu discordo, costumo ter as 2 versões no PC, ultimate e free. E quando quero fazer alguma coisa rapidinho uso a free porque parece ser mais rápida e leve em relação ao ultimate.[/quote]

Provavelmente porque ela tem menos funcionalidades e plugins, creio eu.[/quote]

Sim, com certeza.

Bom, eu estava utilizando a IDEA principalmente para programar em scala e play framework …

baixei a última versão (12) e deu uma boa melhorada na performance !! Tenho um mês para testar, vamos ver!

Ola,

Ja trabalhei com Eclipse, Netbeans e nos últimos 2 anos com o IntelliJ. De longe a melhor ferramenta. Tudo bem não é free, mas é a melhor. Vale o custo x beneficio

Maven, Grails, Java EE, Android, Action Script 3 foram as “linguagens” que utilizei na IDE. Excelente em todas.

Inicialmente tive que colocar um Keymap impresso ao meu lado para me acostumar com os atalhos, mas agora já nem olho mais.

A parte de refactoring e analise de código é muito boa, vale a pena dar uma olhada.

Abraços.

[quote=lellis]Ola,

Ja trabalhei com Eclipse, Netbeans e nos últimos 2 anos com o IntelliJ. De longe a melhor ferramenta. Tudo bem não é free, mas é a melhor. Vale o custo x beneficio

Maven, Grails, Java EE, Android, Action Script 3 foram as “linguagens” que utilizei na IDE. Excelente em todas.

Inicialmente tive que colocar um Keymap impresso ao meu lado para me acostumar com os atalhos, mas agora já nem olho mais.

A parte de refactoring e analise de código é muito boa, vale a pena dar uma olhada.

Abraços.
[/quote]

Sobre o keymap, o Intellij na tela de abertura vinha com um link para o pdf dos atalhos, o cara não precisava ficar procurando no google por exemplo.

Outra coisa é o Debug, não tem comparação com nenhuma outra IDE na minha opinião.

[quote=lellis]Ola,

Ja trabalhei com Eclipse, Netbeans e nos últimos 2 anos com o IntelliJ. De longe a melhor ferramenta. Tudo bem não é free, mas é a melhor. Vale o custo x beneficio

Maven, Grails, Java EE, Android, Action Script 3 foram as “linguagens” que utilizei na IDE. Excelente em todas.

Inicialmente tive que colocar um Keymap impresso ao meu lado para me acostumar com os atalhos, mas agora já nem olho mais.

A parte de refactoring e analise de código é muito boa, vale a pena dar uma olhada.

Abraços.
[/quote]

+1
Fiz a mesma coisa hehe, colei bem na parede em frente minha mesa! :lol:

Caramba, agora que eu vi o comando Help->Find Action (CTRL+Shift+A). Ele é o irmão do CTRL+3 do Eclipse.

Será que tinha isso na versão 11 e eu nem tinha visto? De qualquer modo é uma excelente funcionalidade que eu deixei de usar por um tempo.

Uma coisa que tá me tirando do sério na versão 12 é o popup abrindo quando o mouse está na parte esquerda da tela. Na parte direita o popup abre normalmente, mas na esquerda ele já abre em cima do mouse e seleciona a opção que tiver marcada. A solução pra mim está sendo manter o botão pressionado enquanto não seleciono nada no popup.

Essa interface Darcula ficou muito boa, ainda mais pra quem gosta de programar de madrugada rsrs :smiley:

Demais! Na hora que eu usei o preview fiquei impressionado com a qualidade dela. Uma pena que o plugin do SoapUI é apenas um wrapper dentro do Intellij, fica parecendo que instalei faróis de xenon nele quando abro o editor de requests.

Que eu me lembre já tinha bem antes isso, talvez fosse apenas com outro atalho.

Que eu me lembre já tinha bem antes isso, talvez fosse apenas com outro atalho.[/quote]

Poxa, e eu nem tinha visto isso antes. Se brincar foi até o Eclipse quem adotou isso depois. Tenho que aprender a olhar mais os menus “Help” das ferramentas :oops: