Interface gráfica java

galera queria saber qual melhor método pra desenhar interfaces gráficas em java estava pesquisando sobre javaFx e achei ele até , queria uma opinião de vcs

1 curtida

eu uso o java Swing,da pra fazer muita coisa ,usar muitos objetos para criar sua interface,porem dizem que o javaFX é mais atualizado,mas eu nao cheguei a testar o FX,nao tem como eu te dar detalhes dele

1 curtida

O JavaFX é melhor que o Swing para interfaces gráficas, porém o Swing esta a mais tempo e então tem mais conteúdo na internet, mas ainda sim, o JavaFX se torna uma opção mais interessante.

Contudo, na minha opinião, o melhor método para interfaces gráficas é a plataforma web/mobile :slight_smile:

Se você pensa em ser desenvolvedor um dia e quer ser o mais rápido possível, sugiro que parta para java web/mobile, pq praticamente não há mercado para desktop.

concordo com vc , mas estou fazendo isso para treinar apesar de ter diferenças entre desktop e web/mobile acredito que se vc sabe como funciona as coisas fica mais fácil de aprender mais rápido.

Eu uso o Swing do Netbeans por obrigatoriedade da empresa.
Porque por mim estaria até hoje usando o Eclipse com o plugin WindowBuilder.
A vantagem do WindowBuilder ao Swing é que quando a interface atrapalha no posicionamento dos componentes você pode posicionar via código.
A desvantagem é que se você fizer coisa errada não conseguirá nem abrir a parte de interface da tela do seu projeto, mas nada que alguns Ctrl Z não arrumem.

Acho que está confundindo as coisas, o Swing é do Java, não do Netbeans.

WindowBuilder é um editor visual, Swing é um framework para interfaces gráficas desktop.
Você pode usar o WindowBuilder para fazer telas com Swing, AWT, JFaces, SWT
O bom é que pode estender ele para sua necessidade, cheguei a trabalhar numa estensão do WindowBuilder para fazer telas do Delphi.

Teoricamente o que é possível fazer em um, pode ser feito em outro.
Tanto swing quanto javafx são opções viáveis, cada qual com seus pontos positivos e negativos.
Eu, por exemplo, nunca consegui desenvolver quase nada em javafx.
Já em swing, desenvolvi todo o meu primeiro projeto de TCC.
Quanto à IDE, o windowbuilder possui um código muito mais limpo e organizado que o gerado pelo Netbeans. Este último possui algumas peculiaridades, como a impossibilidade de editar o código referente ao JFrame ou JDesktop fora do próprio Netbeans (ele coloca um . no início do código e você nunca mais consegue alterar nada, não sei se ainda está assim, mas era desta maneira).
Por fim, vai de cada um. Há quem prefira salada, outros churrasco.