Interface gráfica

Para que serve exatamente as interfaces gráficas javafx e jsp? Na internet n acho exemplos de aplicações…

Preciso de interface voltada para a web, para fazer cadastro de pessoas. (O JFrame, que é o único que sei um pouco, é inútil pra isso?)

Você está confundindo as coisas.
JavaFX é uma plataforma de software multimídia desenvolvida pela Oracle baseada em java para a criação e disponibilização de Aplicação Rica para Internet que pode ser executada em vários dispositivos diferentes.

JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos. Lançada em 1999 pela Sun Microsystems, JSP é similar ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.

O java fx é utilizado para criar interfaces gráficas para desktop, como softwares e etc…, tem também o swing e o velho awt, que fazem parte do JavaSE, o jsp é utilizado na criação do backend web, diferente do php ele é compilado, e voce pode utilizar as classes do java, como o conector do sql, e etc…

O JavaFx para criar interface visual para desktop, é bom utilizar o fxml, com um controller e css, podendo até utilizar o editor Scene Builder da gluon, ou simplesmente desenvolver usando java

Outra interface visual do java é o swing que ultiliza JComponent ou Component (AWT)

Com javafx você pode implementar o swing também, então é o melhor atualmente na minha opinião

1 curtida

O swing e javafx são usados para web?

não entendi nada rsrs

Para interface gráfica na web usa html, css, e javascript, jquery, bootstrap, tem que utilizar o html, o navegador só renderiza html …

1 curtida

Poderia me falar de uma forma simples o que é jquery(ou pra q serve) e bootstrap?

Recomendo você ler a apostila.


https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/javaserver-pages/#colocando-o-html-no-seu-devido-lugar

Bootstrap é um framework para html/css/javascript que cria interfaces responsivas de um jeito bem facil, jquery é um framework de javascript, javascript é onde o navegador executa, o jsp executa no backend.

1 curtida

obrigada!! :slightly_smiling_face: