GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Investir em um sistema genérico em cidade pequena

java
Tags: #<Tag:0x00007f00ae82e4b0>

#1

Olá pessoal, moro em uma cidade pequena (Aprox. 80.000 hab.). Estou pensando em desenvolver um sistema genérico para pequenos comércios. Gostaria de saber se vale a pena. O que acham ?, Alguém já desenvolveu um sistema assim ? deu certo ?


#2

Pega um cliente como piloto, senão grandes chances de não dar certo.


#3

faça como o javaflex falou, pegue um cliente piloto, com ele mature bem o software, corrija e melhore ele no máximo possível, dai então expanda para os demais.


#4

Há um tempo atrás eu sai pela cidade abordando os potenciais clientes, e a maioria queria ver um sistema pronto.
É um pouco complicado vender algo que eles não estão vendo.


#5

sim, de fato vivemos em um mundo que as pessoas tem que “ver para crer”, não querem correr riscos, mas sem dúvida querem o melhor pelo menor preço.

para começar bem o teu software, recomento fazer a documentação dele bem consolidada, analise de requisitos funcionais e não funcionais, gerenciamento de tempo, gerenciamento de custos, qualidade, testes.

são coisas que muitos não levam a sério mas são muito importantes para a manutenibilidade do projeto, e com isso os riscos do seu software não dar certo diminuem muito.

minha humilde opinião


#6

Ué, mas você quer que o cliente assuma o risco do projeto por você ? A idéia de se ter um cliente piloto é não cobrar ou cobrar muito barato, até porque você vai acabar adquirindo conhecimento sobre o negócio dele.


#7

justamente, sei que os riscos é de quem está construindo o software, vai depender da abordagem dele para com o cliente, a maioria que investe em startup’s, também correm riscos, cabe a nós cientizar-los dos riscos. E tudo documentado.


#8

Realmente rmendes08, pensando bem, esta seria a melhor opção. Penso em não cobrar do primeiro cliente o desenvolvimento e nem a implantação, e só posteriormente se ele adotar o sistema, cobrar a manutenção mensal.


#9

Fazendo um adendo à minha resposta, você pode fazer apenas 1 módulo como piloto. Por exemplo, o sistema financeiro (contas a pagar, contas a receber, etc.). Se o cliente gostar do resultado, você parte para implementar novos módulos e vai aumentando o preço aos poucos.