GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Investir em um sistema genérico em cidade pequena

java
Tags: #<Tag:0x00007f00ae82e4b0>

Olá pessoal, moro em uma cidade pequena (Aprox. 80.000 hab.). Estou pensando em desenvolver um sistema genérico para pequenos comércios. Gostaria de saber se vale a pena. O que acham ?, Alguém já desenvolveu um sistema assim ? deu certo ?

Pega um cliente como piloto, senão grandes chances de não dar certo.

faça como o javaflex falou, pegue um cliente piloto, com ele mature bem o software, corrija e melhore ele no máximo possível, dai então expanda para os demais.

Há um tempo atrás eu sai pela cidade abordando os potenciais clientes, e a maioria queria ver um sistema pronto.
É um pouco complicado vender algo que eles não estão vendo.

sim, de fato vivemos em um mundo que as pessoas tem que “ver para crer”, não querem correr riscos, mas sem dúvida querem o melhor pelo menor preço.

para começar bem o teu software, recomento fazer a documentação dele bem consolidada, analise de requisitos funcionais e não funcionais, gerenciamento de tempo, gerenciamento de custos, qualidade, testes.

são coisas que muitos não levam a sério mas são muito importantes para a manutenibilidade do projeto, e com isso os riscos do seu software não dar certo diminuem muito.

minha humilde opinião

Ué, mas você quer que o cliente assuma o risco do projeto por você ? A idéia de se ter um cliente piloto é não cobrar ou cobrar muito barato, até porque você vai acabar adquirindo conhecimento sobre o negócio dele.

justamente, sei que os riscos é de quem está construindo o software, vai depender da abordagem dele para com o cliente, a maioria que investe em startup’s, também correm riscos, cabe a nós cientizar-los dos riscos. E tudo documentado.

Realmente rmendes08, pensando bem, esta seria a melhor opção. Penso em não cobrar do primeiro cliente o desenvolvimento e nem a implantação, e só posteriormente se ele adotar o sistema, cobrar a manutenção mensal.

Fazendo um adendo à minha resposta, você pode fazer apenas 1 módulo como piloto. Por exemplo, o sistema financeiro (contas a pagar, contas a receber, etc.). Se o cliente gostar do resultado, você parte para implementar novos módulos e vai aumentando o preço aos poucos.