Java e o desenvolvimento de Apps

Estou quase finalizando um bom curso de Java, mas aqui ou ali vejo algumas coisas que prometem criar aplicativos para alguma plataforma móvel, uma das ideias para que eu iniciasse a programar era para desenvolver aplicativos, mas com essas ferramentas aparecendo, parece que meu esforço foi em vão, essas ferramentas realmente substituem a criação da forma normal que é programar ou são mais interessantes? uma ferramenta que vi é a phonegap

Acho que é a mesma comparação de saber programar web e saber fazer site pelo wordpress, essas ferramentas tornam mais fácil de desenvolver aplicativos porém ainda parece longe o dia que elas vão substituir um bom programador de android ou iOS que conheça a plataforma.

Existe uma diferença entre não precisar escrever código e não precisar saber programar.

O programador não precisa escrever código pra desenhar a GUI. Pelo menos eu acho que deveria ser assim.

Mas sempre vai precisar programação, afinal alguém precisa conectar a GUI com as APIs, webservices e backends.