Java EE 7: Resumo dos novos componentes e melhorias, direto da fonte

“Em um post recente, Arun Gupta, evangelista de Java EE e GlassFish da Oracle, apresentou as principais novidades previstas para a próxima versão do Java EE. O Java EE 7 (JSR 342) tem como foco maior facilitar a implementação e a execução de aplicações em ambientes de nuvem públicos e privados, no modelo de Platform as a Service (PaaS). A seguir resumimos as mudanças previstas e novidades em cada componente…”

Esse artigo foi postado no InfoQ e está muito bem resumido e ao mesmo tempo com alguns detalhes.
Vale a pena a leitura!

Link: http://www.infoq.com/br/news/2012/01/javaEE7-novidades

Gostei de saber que o JavaEE 7 vai exigir o JDK 7, da mesma forma que o JavaEE 5 exigiu o JDK 5. Tem muita construção que usando a sintaxe nova vai facilitar a organização do código.

Tambem gostei muito das novidades.

Não obstante, ainda estou no aguardo de ver uma empresa (ao menos aqui em SP) utilizando as especificações do EE 6…

Otimo, Muitas Novidades … temos que ficar ligados

[quote=alias]Tambem gostei muito das novidades.

Não obstante, ainda estou no aguardo de ver uma empresa (ao menos aqui em SP) utilizando as especificações do EE 6…[/quote]

Conheço algumas que estão usando. Infelizmente, não posso citar nomes =)

Opa já estou aguardando

Quando sai a especificação já tem uma previsão ??

[quote=asaudate][quote=alias]Tambem gostei muito das novidades.

Não obstante, ainda estou no aguardo de ver uma empresa (ao menos aqui em SP) utilizando as especificações do EE 6…[/quote]

Conheço algumas que estão usando. Infelizmente, não posso citar nomes =)[/quote]

Independente dos nomes das tais empresas, muito bom saber disso :wink: . As especificações atuais (Servlet 3, EJB 3.1, JSF 2, JAX-RS, etc) são muito boas. Espero que a boa nova se multiplique.

Legal muito bom

Legal. A que mais acho interessante é a API de Caching… a padronização nesta tecnologia é necessária.

Obrigado por compartilhar Loiane.

Cara, quem trabalha em banco com mais 10 consultorias ao mesmo tempo, vibrou com essa Especificação.

Abs []

Cara, quem trabalha em banco com mais 10 consultorias ao mesmo tempo, vibrou com essa Especificação.

Abs [][/quote]

Embora que as tecnologias, de fato, já existem há tempos… Spring Batch e Hadoop (e, dentro em breve, Spring Data para Hadoop) estão aí pra isso.

[]'s

Gostei das melhorias. O que seria ambiente de nuvem?? Desculpe se a pergunta foi idiota, mas nunca ouvi falar antes.

É adaptar a aplicação para rodar num ambiente onde o número de servidores é indefinido (máquinas são criadas ou destruídas sob demanda). Hoje, os Application Servers sofrem bastante por causa disso, porque normalmente em um cluster - esse conjunto de máquinas - as máquinas têm conhecimento de que as outras estão lá. Numa nuvem, essa capacidade é inviável, porque ficar fazendo reconhecimento das outras máquinas é muito custoso para um ambiente que tem que se adaptar rápido às mudanças.

Exemplos bastante famosos de nuvem hoje em dia são o Google App Engine (PaaS) e Amazon AWS (IaaS).

[]'s

Tem empresas que estão investindo sim, eu pelo menos conheço algumas, acredito que a principal dificuldade das empresas em iniciar nas novas especificações do JEE 6, é devido a adoção de novos conteiners que seguem a especificação (pelo menos é oque ando vendo por ai).

Até mais.

É adaptar a aplicação para rodar num ambiente onde o número de servidores é indefinido (máquinas são criadas ou destruídas sob demanda). Hoje, os Application Servers sofrem bastante por causa disso, porque normalmente em um cluster - esse conjunto de máquinas - as máquinas têm conhecimento de que as outras estão lá. Numa nuvem, essa capacidade é inviável, porque ficar fazendo reconhecimento das outras máquinas é muito custoso para um ambiente que tem que se adaptar rápido às mudanças.

Exemplos bastante famosos de nuvem hoje em dia são o Google App Engine (PaaS) e Amazon AWS (IaaS).

[]'s[/quote]
Entendi agora. Obrigado!

[quote=alias]Tambem gostei muito das novidades.

Não obstante, ainda estou no aguardo de ver uma empresa (ao menos aqui em SP) utilizando as especificações do EE 6…[/quote]

Não vou citar nomes, mas está lhe faltando conhecimento. Pode ter certeza que tem empresas usando JEE 6 com o Glassfish 3.1.1 :slight_smile:

A ideia é fazer o JavaEE7 usando as novidades do JDK 7 e já pensando em usar as novidades do JDK 8 também.

[quote=nel][quote=alias]Tambem gostei muito das novidades.

Não obstante, ainda estou no aguardo de ver uma empresa (ao menos aqui em SP) utilizando as especificações do EE 6…[/quote]

Não vou citar nomes, mas está lhe faltando conhecimento. Pode ter certeza que tem empresas usando JEE 6 com o Glassfish 3.1.1 :)[/quote]

Ainda que, repetindo, ainda nao tenha visto uma unica empresa ou vaga de emprego pedindo tais coisas, sua noticia muito me anima meu velho :wink:

Apresentei as principais novidades do Java EE 7, recentemente numa reunião do SouJava.

Os slides estão disponíveis aqui: http://www.slideshare.net/brunoborges/plataforma-java-ee-7-produtividade-html5-parte-1

[quote=cvinicius]
Tem empresas que estão investindo sim, eu pelo menos conheço algumas, acredito que a principal dificuldade das empresas em iniciar nas novas especificações do JEE 6, é devido a adoção de novos conteiners que seguem a especificação (pelo menos é oque ando vendo por ai).[/quote]

Quase todos os principais servidores do mercado já tem compatibilidade com o Java EE 6:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/overview/compatibility-jsp-136984.html

Problemas mesmo são as empresas fazerem upgrade, ficam com servidores de 2005 ainda rodando, sem atualizações. Algumas outras tem até razão em não mudar, algumas versões mais novas ainda não tem todas as features das antigas.