Java ou C#?

Nós fóruns eu conheci ótimos desenvolvedores como Alexandre Chofi, Janynne Gomes, Elemarjr e o Thiago Pastor.
E revi alguns caras que já estiveram no GUJ, como o Louds e o André Brito… E, assim como no GUJ, efetivamente há bem mais iniciantes do que veteranos.

Então, ainda não vejo onde isso seja diferente daqui.

Acho que a única diferença, talvez, seja que o Marketing da MS deixa o pessoal por lá bem mais empolgado… e que as tecnologias vem basicamente desse fabricante.
No caso da comunidade Java, o pessoal sai fazendo “MVC” por que é moda, mesmo que o jeito que implementem esteja completamente errado… (só para vc ter uma idéia, até esses dias, num dos tópicos, descobrimos que vários membros achavam que lógica de negócios ficava no controller, e não no model). Há cada código aqui que beira a aberração, portanto, acho que júniores são júniores em qualquer lugar, e qualquer linguagem. Existe também um grande número de frameworks, e os júniores costumam a sobrecarregar sistemas com camadas e mais camadas de coisas que eles leram que é legal, mas que não sabem direito nem pq estão usando.

Lá, pelo menos, as camadas são de um fabricante só. xD Aqui, sopa de letrinhas é tão grande que até nós veteranos as vezes nos perdemos. heheheheh

Veja, não estou dizendo que lá é melhor que aqui, nem vice-versa. Só acho que profissionalismo não tem a ver com a linguagem que o sujeito escolhe, mas com aspectos individuais.
Assim como fazer um sistema direito. RAD não resolve vida de ninguém, e qualquer um que já usou uma vez sabe que fazer sistema direito exige bem mais do que isso.
O cara vai descobrir isso seja se ferrando no WebForms, no Matisse, ou mesmo no GameMaker, hehehe.[/quote]

Acho que você não deveria nem discutir isso aí ViniGodoy.

[quote=douglaskd][quote=marcosalex]Bom, Vini. Entre os desenvolvedores .NET que vejo no mercado e nos fórums, você está mais pra excessão do que pra regra. Talvez por ser fácil desenvolver RAD no Visual Studio, muitos programadores iniciantes tendem a ir pra ele. Além disso, existe mercado pra gente que só sabe mexer numa ferramenta e arrastar botões.

Aplicativos simples a pessoa não precisa ter conhecimentos avançados de programação e nunca vi isso com ruim, embora muita gente veja.

De qualquer forma, respeito sua opinião.[/quote]

  • o que seria algo complexo em um software corporativo que a maioria dos programadores .NET não conseguem fazer, mais os programadores java conseguem ?[/quote]

Só existe uma resposta pra essa pergunta: Rodar em Linux e no browser. Não consigo pensar em mais nada :stuck_out_tongue:

Favor não mencionar o Mono, a não ser que você consiga pegar um aplicativo .NET qualquer e rodar nele sem reescrever

[quote=victorcosta][quote=douglaskd][quote=marcosalex]Bom, Vini. Entre os desenvolvedores .NET que vejo no mercado e nos fórums, você está mais pra excessão do que pra regra. Talvez por ser fácil desenvolver RAD no Visual Studio, muitos programadores iniciantes tendem a ir pra ele. Além disso, existe mercado pra gente que só sabe mexer numa ferramenta e arrastar botões.

Aplicativos simples a pessoa não precisa ter conhecimentos avançados de programação e nunca vi isso com ruim, embora muita gente veja.

De qualquer forma, respeito sua opinião.[/quote]

  • o que seria algo complexo em um software corporativo que a maioria dos programadores .NET não conseguem fazer, mais os programadores java conseguem ?[/quote]

Só existe uma resposta pra essa pergunta: Rodar em Linux e no browser. Não consigo pensar em mais nada :stuck_out_tongue:

Favor não mencionar o Mono, a não ser que você consiga pegar um aplicativo .NET qualquer e rodar nele sem reescrever[/quote]

mais ai ja é problema de plataforma hehe, o java pra trabalhar com hardware tbm é uma vergonha…

a pergunta é um pouquinho mais complexa, eu queria saber qual conhecimento a pessoa aprende em java que é aplicavel em .NET, porém os programadores .NET não conseguem fazer.

[quote=douglaskd]

  • o que seria algo complexo em um software corporativo que a maioria dos programadores .NET não conseguem fazer, mais os programadores java conseguem ?[/quote]

Programador destacando recurso do Java que não agrega valor a ninguém em 1… 2… 3.

Eu acho que as duas plataformas são muito boas. Existem bons e maus programadores em todas as linguagens… A pergunta não tem que ser “Qual é a melhor linguagem?”, mas sim “Qual a melhor linguagem pra determinada situação?”. Eu acho que Java leva uma vantagem por ser uma plataforma aberta e por ser “vendor-lock-out”, recurso que as grandes corporações dão realmente muito valor: se você não estiver contente com a JVM da Oracle, você contrata a da IBM e vice-versa etc. .NET ainda é muito dependente da Microsoft e do Windows, o que todos nós aqui sabemos, é um sistema operacional que não se dá muito bem com servidores, por mais que se esforce pra isso (a própria Microsoft assumiu isso adicionando suporte a Linux na sua nuvem - Azure).

Falar que C++ é mais dificil que Java ou C# beleza…

agora Java e C# na minha opnião vai depender muito mais da necessidade, arquitetura, frameworks e experiência dos profissionais do que a tecnologia em si… a unica ressalva que coloco aqui é que dependendo do que for fazer pode ser mais facil em C# (quando tiver que implementar muita coisa nativa debaixo do windows), e dependendo pode ser mais facil em Java (multiplataforma é mais facil em java do que com o Mono).
Dependendo do que for fazer a produtividade é a mesma…

Agora, vejo uma penca de cara ruim nas 2 tecnologias, a diferença que geralmente C# o vbzeiro adotou pois tem “medo” do linux… “acha” o Java complicado… etc … e realmente em C# tem profissional mais barato no mercado se for ver por uma regra geral!

[quote=Botocudo]Interessante essa questão do C# ser mais produtivo.

De fato Java não evolui a muito tempo e talvez a linguagem já esteja mostrando sinais do tempo.

Mas acho que no fim a melhor escolha depende do que é mais usado na sua região. Procure se informar sobre o que as empresas da sua cidade estão usando e agir de acordo.[/quote]

Quê? A JVM está bombando com linguagens diversas. Já viste Groovy e Grails? Dá de 10 a 0 nos frameworks Java e presumivelmente .Net.

Está certo que é chupinhado do Rails, mas por isso mesmo é muito melhor de se trabalhar.

Nem tudo é perfeito com ele, acho a camada view bem pobre. Não tem tantos componentes legais assim como JSF.

Groovy é mais produtivo do que C# e Java.

E tem mta vaga pra Groovy e Grails?

Vagas tem, pois estou trabalhando com isso hoje. Mas uma adoção maior no mercado é questão de tempo.