Java para desktop vale a pena?

Alguém já trabalhou com java para Desktop? e saberia me dizer se está valendo a pena investir?

meu amigo eu não trabalho com Java para Desktop, e vejo que tem muito pouco serviço nessa area melhor vc estudar Java Web que tem muitas vagas de trabalho e serviço.

Se esta pensando em questões de mercado, tenho que lhe lembrar que em faculdades os estudantes aprendem muito mais desenvolvimento desktop do que Web ou Mobile. Por isso eu acredito que em questão de mercado Web e Mobile estejam sendo mais vantajosos.

Como os amigos disseram acima, java desktop não vale a pena para o mercado, pois praticamente só tem vaga pra web/mobile.

Mas em questão de conhecimento, sim , vale a pena.

Mas se você não esta bem colocado no mercado, eu sugiro que não veja Swing/JavaFX ainda, pois dificilmente você usará no ramo profissional

Aproveitando a dúvida do colega, no meu caso eu já estou trabalhando com java desktop, e queria saber se java web é muito diferente do java desktop, se eu aproveito o aprendizado de alguma forma.

Só a lógica/orientação a objetos.

Web envolve muitas coisas

Ex:Posicionar um elemento na tela é totalmente diferente.

Se você usa JDBC/Hibernate/JPA ai você consegue reaproveitar na web, mas tudo que você viu de componentes do Swing/JavaFX não

Não é que aprendam mais desktop, aprende-se a base do java, ou seja, JSE, logicamente, por uma questão de “necessidade”, utiliza-se a criação de interfaces gráficas com swing, visando atender a algumas necessidades pedagógicas.
Tudo o que é ensinado poderia ser, apenas, no console mesmo.

2 curtidas

Tudo o que for específico de desktop (construção de janelas, os elementos de tela, etc, você acaba não utilizando.
Tudo o que é lógica, estrutura da linguagem, recursos e etc, você reaproveita 100%;

2 curtidas

Entendi vlw, @darlan_machado e @Mike

Obrigado todos pelas respostas.
Eu trabalho com JEE, e pesquisando por fora vejo muitas discuções a respeito de se trabalhar com JSE, então por isso resolvir pesquisar… e parece que em relação a serviço realmente eu quase não vejo muitas oportunidades no mercado.

vc saberia me dizer em qual area é mais forte o JSE ex.: Comercio,clinicas…

1 curtida

Na minha cidade tem bastante saída software de controle de vendas para lojas pequenas. Na empresa que eu trabalho é um sistema que controla contas de outras empresas, gera um relatório e envia para as empresas clientes.

Então pelo que eu entendi seria mais voltado para algo bem especifico, certo?

A aplicação dos sistemas é diversificada, se vai atender uma loja de roupas ou um consultório odontológico são aplicações bem diferentes. Mas no fundo não passa de um programa básico de cadastro.

Você está equivocado … JSE não é exclusivo de desktop, JSE é a base do Java: collections, I/O, threads, sockets, reflections, etc. tudo isso é parte da JSE, ou seja, para programar para a Web você precisa aprender JSE de qualquer maneira.

Inclusive, existem frameworks Java para Web que não dependem/não seguem a JEE:
http://www.takes.org/

Geralmente aplicações desktop são nativas, isto é, Windows (.NET), macOS (Cocoa), Linux (?).