Java para softwares de pequeno porte

Boa noite a todos,

meu nome é Rafael e sou sócio em uma empresa de Informática com foco em Automação Comercial, atualmente nossa empresa apenas revende e loca softwares de “caixinha”.
Percebemos que estamos perdendo cliente por não termos um sistema próprio para controle gerencial (inicialmente), bom assistindo essa situação decidi estudar JAVA para desenvolver nosso próprio sistema. Em uma conversa com um amigo que trabalha em uma empresa concorrente ( empresa que desenvolve programas Contábeis e Fiscal/Gerencial em C) ele me disse que não era viável trabalhar com Java para softwares de pequeno porte, a intenção dele não foi me desanimar e sim dar direção, até me indicou C# para a questão.

Isso acabou me gerando dúvidas se ele estaria certo ou não ?

- Sendo assim gostaria de saber de vocês o que acham disso ? Tendo em vista que estou estudando Java focando o JavaFX.

**- JavaFX é realidade ? é algo a que se pode focar ?

- Sei também que a tendência ou atual realidade é sistemas Web, gostaria de saber se JavaFX serve para Web também ? Futuramente pretendemos desenvolver web.

Obrigado!

Se seus clientes usam Windows, C# sem dúvidas, nem pense em Java para aplicações desktop. E C++ é mais indicado para código portável entre sistemas operacionais.

Módulos onde os requisitos possam ser atendidos através de navegador, dê preferência ser web/intranet. Pode usar Java ou C# com ASP.NET MVC. E aplicação desktop para módulos que precisem acessar recursos de hardware onde o navegador não permita.

1 curtida

Isso seria a minha opinião

É preferível pequenas empresas trabalharem com linguagens como PHP, Python e .NET, pelo simples motivo que as hospedagens dessas tecnologias são mais baratas, nessas tecnologias a hospedagem está em media 9 reais por mês enquanto sistemas feito em Java são cobrados de 49 reais até 500 reais por mês.

Mas existem possibilidade de você fazer um sistema web e ele ficar rodando localmente com um banco de dados vinculado.

Existem vantagens de desvantagens em criar aplicações para linguagens C# e .NET, a desvantagem é que a plataforma IDE de desenvolvimento é muito cara, se for comprar a licença custa em media 3.000 reais, a vantagem é que as hospedagens são mais baratas.

Eu trabalho com Java, eu escolhi Java porque tinha muito mais fácil acesso a fontes de informação para pedir ajuda do que .NET

1 curtida

Obrigado pela resposta.