Java script com banco de dados

Olá ,

Sou extremamente iniciante em desenvolvimento web, estou estudando de momento HTML e CSS, apos dominar o básico vou para o java script, preciso fazer uma aplicação para tal, porém só preciso saber de ante mão antes de iniciar o java script, um pergunta básica é possível pelo java script inserir dados e resgatar dados do banco sem uma tecnologia intermediaria, pergunto isso porque não estou enxergando ainda em que momento isso ocorre e é fundamental para a aplicação.
Ou algum tem algum tópico para eu ler, pois só preciso entender a questão da aplicação com o banco.

Você precisa entender que toda aplicação web precisa ter 2 partes: frontend e backend.
HTML e CSS são exclusivos do front. Javascript é um caso à parte, você pode tê-lo no frontend (ambiente onde nasceu) e no backend (com o nodejs, por exemplo).
Sem o backend, você não consegue interagir com banco de dados.

Logo, como você está estudando apenas o frontend…

Ok, entendi esta parte de front e backend, agora pergunto, consigo fazer a parte do front end com HTML CSS e java script para deixar mais bonito e utilizar o java para a parte de backend ? se sim, existe alguma empresa que possa me fornecer esta hospedagem , como funcionaria esta parte de hospedagem uma empresa consegue ter todos estes recursos disponíveis ? outro preciso achar um para hospedar a parte de front e outro para a parte de backend ?
Desde já agradeço.

Cara, você pode usar o próprio JavaScript pra isso. Pesquise sobre o framework NodeJs, ele serve muito bem para o back-end de aplicações web. Ele consegue popular e manipular tabelas também.

Você até pode montar páginas (“frontend”) usando HTML CSS JS e dps fazer as funcionalidades com Java, mas é um trampo a mais se você pode usar JS pra tudo.

Sobre a questão da empresa: Não entendi. Você precisa de hospedagem pra banco de dados? Digo, você tá procurando infraestrutura para sua aplicação?

Sim, estou pesquisando como funciona isso, não faço ideia, mais sim, preciso hospedar a aplicação como o banco, não tenho infra própria pra isso.

Pesquise sobre a Amazon. Acho que você encontrará o que precisa por lá.