JavaFX realidade ou apenas especulação ?

Então @jeff021 eu ja estou estudando o desenvolvimento do C# usando Windows Form, eh bem simples mesmo e tem muitas opções de componentes, me lembrou o Delphi e o VB.

Agora estou estudando qual framework ORM de persistencia irei usar, se uso o EF ou o NHibernate, nesta parte do uso de Frameworks ORM estou achando meio complicado, acredito que seja pq estou acostumado com Java e as coisas fluem mais facilmente, mas minha primeira impressão é que é bem complicado o uso de ORM no C#, mas vou seguir estudando.

[]s

1 curtida

Show a respeito do C# tem o WPF que e bastante parecido com a mecânica do FXML do JavaFX. Acho que o WPF meio que substituiu Windows Forms. Mas e isso ai tomará que vc consiga ter um desempenho bacana nessa jornada. Pois vi sua qualidade de serviço nos 2 videos que vc colocou acima no post e realmente vc e muito bom e bastante detalhista. Parabéns!!!

Legal ver mas pessoas que gostam bastante de programação Desktop.

1 curtida

@ViniGodoy Quando você diz que programar pra desktop com Java torna seu projeto open source, o que realmente quer dizer? Eu não conheço muito sobre, mas tem como pegar um código de um .jar por exemplo?

Sim, baixe o java decompiler e você vai ver que um jar vira código 100% legível.

http://jd.benow.ca/

Aliás, um .jar nada mais é do que um zip cheio de .class dentro.

1 curtida

Valeu, obrigado!

@ViniGodoy Ainda sobre isso, pesquisei e vi que existem algumas técnicas de ofuscamento de código e outras coisas, mas não há algo muito certo. Que técnica/ferramenta você indicaria para que mesmo desenvolvendo minha aplicação com java, ainda assim conseguisse proteger meu código fonte? Pode não ser uma técnica 100% confiável (e quais coisas são 100%, não é?) mas algo que me desse uma maior segurança para proteger meu software.

Ofuscar o código. Isso vai impedir que um turista simplesmente o descompile e leia. Nada que alguém com um bocado de tempo e paciência não possa fazer.

O ideal seria também baixar os fontes de todas as bibliotecas externas o ofuscar TUUUUDO. Senão as chamadas de código a elas tornarão o trabalho mais fácil.

Agora, se seu objetivo é proteger o mecanismo para impedir pirataria, esquece. Alguém pode simplesmente se concentrar nessa parte específica do código. O cara que descompila ainda pode usar o depurador.

2 curtidas

Quanto a descompiladores, tem desses para várias linguagens, veja esse para .exe https://www.jetbrains.com/decompiler/features/. Na TI nada é seguro.

Nada é 100% seguro mesmo, mas pode ser 70% ao invés de 7%. Se realmente for importante pra empresa evitar isso em seu produto, não iria facilitar demais as coisas usando Java ou .NET, usaria C++ nativo por exemplo.

Tente reverter um código c++ compilado com otimização o3, você vai ver que o resultado sai muito distante do código original é ilegível. O c++ não guarda a estrutura ou muitos símbolos, pois não tem reflection. Além disso, boa parte das funcionalidades do C++ são implementadas com templates, que geram código antes de compilar.

Esse descompilador pode ser pra o .Net. O .exe do .net é só um programinha que dispara a vm da Microsoft e envia o bytecode (que fica dentro do exe) para lá.

1 curtida

Acho curioso alguém defender o uso de C++ para software comercial. Se fosse software básico ainda vá lá.