JavaScript e um pre-requisito para programação Web?

Pessoal e bem noob minha pergunta mais vamos la…

estou iniciando em programação web com java e primefaces…estou reparando que o funcionamento das açoes que envolve os componentes sao referentes ao JavaScript… no momento so sei Java voces acham que JavaScript e um pre requisito para realmente programação web?

outra pergunta e a seguinte…

eu poderia assimilar que o JavaScript pode realizar programação orientada a objetos e nesse caso os objetos seriam os componetes de estrutura =xhtml e estilo = css ?

sim

Embora em JS não ficamos escrevendo classes como no Java, JS pode ser escrito usando conceitos de orientação a objetos. Uma vez em uma dessas entrevistas da vida o recrutador me perguntou: o Java é uma linguagem 100% orientado a objetos? eu respondi não, ele ficou um pouco surpreso com minha resposta e me pergunta: por que não? repondi novamente, temos os primitivos :slight_smile:

eu diria que seriam componentes que atuam sobre o dom da página, já os estilos cuidam da aparência da mesma.

É obrigatório saber JavaScript para entrar no mercado de aplicações rodando no navegador. A maioria das vagas são full-stack.

JSF/Primefaces vai te atrapalhar muito nesse aprendizado, pois a ferramenta gera bastante JS automaticamente. Além disso é uma ferramenta pesada e engessada para front-ends modernos. Recomendo aprender HTML e JS puros sem componentes do lado servidor fazendo mágicas.

Para iniciar eu acredito ser necessário no mínimo saber HTML, JS e CSS para front-end e JSP, Servlets e DAO no back-end.
Acredito que isso seja o básico, o que vir além disso, são conhecimentos agregados!