Jsf + ejb + design patterns

Olá,
Tenho encontrado dificuldades de aplicar design patterns em aplicações JEE.
Sempre sigo aquela receita de bolo…

View
login.xhtml
UserManagedBean

Domain
User

Dao
AbstractDao
UserDao
UserDaoImpl

DTO
UserDTO
UserDTOImpl

alguem tem alguma dica?

Oi!

Seja mais específico. Não entendi bem qual sua dúvida.

Olá,
estou querendo dizer que, seguindo receita acima não consigo encaixar os padroes de projeto no projeto jsf + ejb.
pode me elucidar onde usar por exemplo um singleton, abstract fractory, object pool, nullobject, observer, visitor, proxy…

att

Design patterns são soluções comuns para problemas recorrentes. Nem sempre você vai precisar aplicar todos os padrões que existem na literatura no seu projeto, simplesmente porque nem todos os projetos terão os mesmos problemas.

Então o primeiro passo para se usar um padrão é conseguir identificar quando ele é realmente necessário. :slight_smile:

[quote=rodrigo.uchoa]Design patterns são soluções comuns para problemas recorrentes. Nem sempre você vai precisar aplicar todos os padrões que existem na literatura no seu projeto, simplesmente porque nem todos os projetos terão os mesmos problemas.

Então o primeiro passo para se usar um padrão é conseguir identificar quando ele é realmente necessário. :)[/quote]
ok, extamente.

porem nao tenho conseguido identificar situações de uso dos padroes em projetos com jsf e ebj, quando programava j2se isso era muito mais claro para mim. Creio q os frameworks encapsulam muitos padroes, fazendo com que nao precisamos nao precupar mais com padroes de projeto

[quote=JJjava][quote=rodrigo.uchoa]Design patterns são soluções comuns para problemas recorrentes. Nem sempre você vai precisar aplicar todos os padrões que existem na literatura no seu projeto, simplesmente porque nem todos os projetos terão os mesmos problemas.

Então o primeiro passo para se usar um padrão é conseguir identificar quando ele é realmente necessário. :)[/quote]
ok, extamente.

porem nao tenho conseguido identificar situações de uso dos padroes em projetos com jsf e ebj, quando programava j2se isso era muito mais claro para mim. Creio q os frameworks encapsulam muitos padroes, fazendo com que nao precisamos nao precupar mais com padroes de projeto[/quote]
Se não identificou situações de uso é porque a necessidade não existe. Melhor partir de algo concreto a ser atendido.

[quote]ok, extamente.

porem nao tenho conseguido identificar situações de uso dos padroes em projetos com jsf e ebj, quando programava j2se isso era muito mais claro para mim. Creio q os frameworks encapsulam muitos padroes, fazendo com que nao precisamos nao precupar mais com padroes de projeto[/quote]

Você tá certo. Muitos dos padrões criados na era J2EE hoje entraram em desuso. Não são mais necessários, ou alguns são bem menos necessários do que eram antes.