Jython ou Java puro

Boa tarde. Recentemente estou concorrendo a uma vaga para uma multinacional de programador Java Junior. E a empresa pediu 2 coisas para um teste futuro: Python e Jython. Minha duvida é se aprender jython vai mesmo ser possível fazer TUDO que é possível com a classes Java padrão (compilando e não apenas interpretando como python faz). Na página do jython tem exemplos bem básicos com Swing e até usando JDBC via postgre. E também consegui um livro de Jython do Jim Baker e outros autores bem elucidativo. Mas algo mais complexo (com classes invocando classes, objetos tratando dados, e “coisas” um pouco mais complexas que o Java permite) será executado REALMENTE de forma mais veloz no Jython que na JVM mesmo, com .java e .class? Outra: Já vi que recursos Web também estão disponíveis com Jython, mas por exemplo da para usar o jython com primefaces, hibernate na persistência, relatórios com JasperReport e ter um resultado igual (ou semelhante) do que com JSP?
Obrigado a todos.

Nem mesmo usando a linguagem Java é necessário JSP, Primefaces, Hibernate, JasperReport, entre outras tralhas, pois são ferramentas opcionais.

Seja lá por qual motivo estejam cogitando Jython, você mesmo já deve saber que é possível atender aplicações web com ele:

http://www.jython.org/jythonbook/en/1.0/SimpleWebApps.html
http://www.jython.org/jythonbook/en/1.0/IntroToPylons.html
http://www.jython.org/jythonbook/en/1.0/DatabasesAndJython.html

Tudo tem que partir do que vai ser atendido realmente. Se o ideal para o projeto é usar linguagem mais dinâmica, preferiam Python, Ruby on Rails ou PHP, do que ficar na obscuridade do Jython. Mas se realmente apresentarem motivo, ai não posso falar nada.

Então… Obrigado javaflex por responder. O fato é que muito não posso dizer porque também não sei. Até onde consegui informação foi que será 2 meses alocado no cliente fazendo levantamento de requisitos. Onde entra o Python é por causa das muitas estações Linux que o cliente tem (É… também não vejo sentido mas…) e o Jython para “tornar a compilação na JVM mais eficiente e rápida!”. Testei uma classe simples com Swing (2 textbox, 1 botão e 1 label) soma e mostra resultado (evento no botão para somar e mostrar resultado no label). Simples de tudo! Tanto .class quanto o .py mostraram desempenho igual. Aí que entra minha dúvida: Uma aplicação mais cheia de recursos, no Jython, vai se mostrar MESMO mais “rápida”? Se depende de maquina, então… sei lá!
De qualquer forma obrigado pelos link´s (já tinha visto no livro em PDF).
Até.

Só você mesmo testando, porque quase ninguem usa isso pra você conseguir fácil uma resposta pronta e concreta. É o lado negativo que falei de usar algo obscuro como Jython. Mas no final das contas vai ter um programa rodando sob a JVM, só que você vai codificar com essa linguagem dinâmica.