Layout da IDE diferente do layout do smatphone porque?

A disposição que aparece no layout da IDE é diferente do que aparece no meu smartphone, mesmo o tamanho do meu smartphone sendo quase o mesmo e a versão do android sendo a mesma, porque isso acontece e como saberei como o app se comportará em outros celulares?

Qual layout vc usou?

Por causa da resolução

relative

tava pensando aqui, o meu smartphone tem 5.25" e o Nexus 5X tem 5,2". Pode ser essa pequena diferença também né?!

Provavelmente porque vc não definiu corretamente os atributos width e height do seu layout principal como match_parent

1º vc tem que clicar com o direito no constrait layout -> constraint layout > -> e clicar em Infer Constraints

2º vc clica no seu layout principal(abaixo de constrait layout) e define width e height como match*parent

3º além disso é bom criar arquivos .xml para vários tamanhos. Supondo que vc tem apenas a pasta layout. Crie pastas chamados layout-small, layout-large, layout-xlarge e copie todos os .xml da pasta layout para cada uma dessas pastas(mantenha os arquivos com o mesmo nome).

e faça o mesmo processo de match_parent para todos (segue imagem)

Isso funcionou comigo quando eu estava com o mesmo problema

Tamanho de tela e resolução são coisas diferentes! De uma boa pesquisada ai, esse entendimento é essencial para o desenvolvimento mobile