Ler dados no Firebase

Oi gente, comecei a utilizar o firebase recentemente e estou fazendo um app, porém, no login eu tenho dois tipos de usuário(aluno e professor) que são identificados por uma variável.
No login eu preciso recuperar essa variavel para verificar o tipo de login e redirecionar para a activity certa. Como eu posso fazer isso?

`button.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
@Override

        public void onClick(View view) {
            if(!login.getText().toString().equals("")&& !senha.getText().toString().equals("")){
                acesso = new Acesso();
                acesso.setLogin(login.getText().toString());
                acesso.setSenha(senha.getText().toString());
                validarLogin();
            }else{
                Toast.makeText(MainActivity.this, "Preencha os campos de email e senha!",Toast.LENGTH_SHORT).show();
            }

        }
    });
}


private void validarLogin(){
    autenticacao= ConfiguracaoFirebase.getFirebaseAutenticacao();
    autenticacao.signInWithEmailAndPassword(acesso.getLogin(),acesso.getSenha()).addOnCompleteListener(new OnCompleteListener<AuthResult>() {
        @Override
        public void onComplete(@NonNull Task<AuthResult> task) {
            if (task.isSuccessful()){

                //inicio verificar tipo de conta
               //fim verificar tipo de conta

                abrirTelaProjetoProf();
                Toast.makeText(MainActivity.this,"Login efetuado com sucesso!",Toast.LENGTH_SHORT).show();
            }else{
                Toast.makeText(MainActivity.this,"Usuário ou senha inválidos!",Toast.LENGTH_SHORT).show();
            }
        }
    });
}`

O ideal seria você criar algum tipo de variável de controle para saber se é um aluno ou professor.

Assim que você verificar se o usuário existe de fato, você pode checar qual é o valor dessa variável, e caso seja de um professor leva a uma activity e caso seja aluno outra activity.

Eu tenho essa variável criada, porém, não consigo acessá-la no momento do login pra fazer a verificação. Minha dúvida é como posso acessar essa variável. Eu gravo ela no momento do cadastro do usuário.

     'button2.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
        @Override
        public void onClick(View view) {
            if(senha_Prof.getText().toString().equals(repete_Prof.getText().toString())){
                acesso = new Acesso();
                professor = new Professor();
                acesso.setLogin(email_Prof.getText().toString());
                acesso.setSenha(senha_Prof.getText().toString());
                acesso.setTipo(tipo); //VARIAVEL DE VERIFICAÇÃO
                professor.setNomeProf(nome_Prof.getText().toString());
                professor.setEmailProf(email_Prof.getText().toString());
                professor.setAreaProf(area_Prof.getText().toString());
                cadastrarProfessor();
            }else{
                Toast.makeText(cadastroProfessor.this,"As senhas não correspondem!",Toast.LENGTH_SHORT).show();
            }
        }
    });'

Consegui resolver com uma lista. Talvez não seja a melhor solução, mas funciona. Obrigada