Licença do MySQL

Galera, Pesquisei aqui mas as respostas não é exatamente o que quero.
Tenho um sistema em java de vendas, e pretendo instalar em algumas lojas, ele será alugado.
Eu apenas criei o sistema e baixei o MySQL e vou instalar para o cliente.

Eu ou o meu cliente terá problemas com licença ?
Existe alguma fiscalização caso precise e não use essa licença ?
Ele é tipo o Windows, que precisa da licença mas muitos não usam ?

Tenho ele pronto mas essas dúvidas estão impedindo, aguardo respostas. abs.

Boa tarde,

A questão da licença do Mysql ( comprado pela Oracle ) e da maioria destes SGBDs, ocorre que você não pode torna-los parte de seu produto, ou seja, você não pode vender ou distribuir o Mysql como sendo seu.

Fiscalização existe mas, funciona mais na base da denuncia. A Oracle em si tem um setor de auditoria e se, por algum acaso seu programa for denunciado você até pode ter problemas. Mas, duvido que levem isso a ferro e a fogo por causa da repercussão.

http://www.mysql.com/about/legal/licensing/oem/

Em toda via, se você não quer se arriscar, existe o MariaDB que é mantido pelo pessoal que pulou fora da manutenção do MySQL quando este foi comprado pela Oracle.

Aconteceu comigo…migramos para o MariaDB e foi 100% transparente!
Indico sim…vc pode até usar o mesmo driver jdbc mysql…
T+

Aconteceu oq? Deu problema com liçenca?
Se eu mudar, eu terei que mudar muita coisa? está bem grande o programa.

Obrigado, Vou verificar os links.

Se nao quer dor de cabeça migra pra Postgresql.

@javaflex , Até tentei, mas tive muita dor de cabeça com o group by do postgres e desisti dele.

Não entendi, isso é muito básico, nunca tive problemas. De qualquer forma só foi uma dica pra não ficar na ilegalidade ou sem suporte, fique livre pra suas escolhas.

@javaflex, Já tentei resolver isso de diversas formas e pedi ajuda a várias pessoas e nada.
Mas se puder me ajudar eu agradeço Group By no firebird ,
Lá estar no firebird mas pode ser como seria no postgres tbm.

@FernandoFranzini , o MariaBD tbm tem a licença GPL, Não seria a mesma coisa?
Fui pesquisar e fiquei em dúvida.

Sua consulta não faz sentido. @TerraSkilll já te explicou lá que o MySQL pega o primeiro registro quando você não inclui a coluna no group by. É isso mesmo que seu usuário espera? Ignorando outros nomes?

Isso não é aceito em outros bancos justamente para não causar essa falsa impressão que a função de agregação funcionou. E se for o caso de fazer isso, é só explicitamente pegar o primeiro registro como já te mostraram lá.

Cara, Já tentei agrupar por uma coluna específica e sempre dá erro, estou com acostumando com o MySql e dessa forma nele sempre retorna os dados como o esperado.
Vc por favor poderia me ajudar com esse Group by do post ? quando vc tiver tempo aí, eu comecei migrar para ele mas parei por causa disso, acho que pra vc deve ser coisa simples.

Descreva o requisito funcional da consulta que o seu cliente precisa. O que você mostrou lá não faz sentido, somar sexo e mostrar o primeiro nome…

É exatamente esse:

SELECT
IDProdutos,
SUM(qtd)as qtd ,
ValorPago,
codInterno,
Descricao,
round (SUM(ValorPago), 2) AS Preco_total,
CodBarras,
Preco,
Estoque
FROM vendas
LEFT JOIN produtos
ON vendas.IDprodutos = produtos.codInterno
where DataVenda ='2017-01-15’
group by IDPRODUTOS
order by qtd DESC

É um relatório de vendas, isso funciona perfeito no MySql, ele agrupa pelo IDPRODUTOS.
O que não sei é como isso ficaria no postgre.

Eu tinha pedido o requisito funcional.

Não sei qual sentido de exibir arbitrariamente o ValorPago da primeira venda do produto agrupado. Como @TerraSkilll já explicou é isso que o MySQL faz quando um campo está fora do Group By.

Eu não pesquisei a fundo. Preferi migrar para o MariaDB. Como eu falei…migrei os dados e foi 100% sem problemas nenhum. MariaDB é copia exata e fiel do MySQL5.5x

Nenhum problema! 100% compatível…
Sistema médio umas 150 tabelas…umas 80 procedures e views