Livros essenciais para programadores

Bom dia, GUJ.
Gostaria de saber de vocês quais os livros essenciais para leitura, relacionado a tecnologia e programação? Qualquer livro que tenha ajudado algum de vocês.

1 curtida

O livro Code: The Hidden Language of Computer não é sobre programação, mas me ajudou a entender, de forma mais didática, como computadores funcionam.

Não é muito longo. Vale a pena a leitura.

1 curtida

Esse foi, de longe, o melhor livro sobre computação que já li.

1 curtida

Não é só sobre programação, apresenta a informática de maneira geral, indo de sistemas de numeração até a internet, estou lendo atualmente e até então está sendo excelente: Informática - Conceitos e Aplicações.

Também existem por aí vários livros de informática mais curtos, além de livros sobre linguagens de programação específicas, sobre algoritmos e etc., acredito que seja extremamente válido procurar.

Afinal, o ser humano aprende através de livros desde os primórdios, sempre funcionou, sempre vai funcionar.

PHP - 4ed. programando com orientação a objetos - me salvou muito e super recomendo
na amazon

1 curtida

Isso aí não deve ser considerado um livro essencial para programadores. Nem todo mundo programa PhP.

Algoritmos de Ziviani em Java
Code Complete - Steve McConnell
The Art of Computer Programming - Knuth
The C Programming Language - Kernighan e Ritchie
The Design of the C++ Language - Stroutstrup
Sistemas Opercionais - Tanenbaum

1 curtida

leva em consideração também que nem todos sabem inglês.

Talvez tenha uma versão em português das obras, tu chegou a verificar? Eu não, mas de toda forma, quer oportunidade melhor pra praticar?

Pra quem programe ou então tenha vontade de programar pode ser que venha a calhar.

1 curtida

Os melhores livros para mim são as documentações.

Uma que eu gosto muito:
https://api.jquery.com/

4 curtidas

Antes de pensar em livros, ter um foco.

2 curtidas

Não posso levar isso em consideração. Estamos em 2019 e trabalhamos com tecnologia, inglês é requisito básico. Ler em inglês fortalece essa pró-eficiência, e se não a tem, é melhor começar a correr atrás. Eu nunca fiz um curso de inglês em minha vida, fui aprendendo vendo série, lendo e jogando em inglês. Depois, aperfeiçoei meu speech em chats inglês. Tive um gasto de 0 reais e hoje digo com tranquilidade que falo muito bem.

O lance é que pra trabalhar com programação, com tanta documentação, tantos projetos de nível internacional que usam como idioma padrão… não dá para não saber.

1 curtida

Aliás, acho válido usar esse espaço de recomendação de livros para pedir recomendação de livros sobre Teoria da Computação. Como li lá na Taverna, hoje em dia aprendemos na faculdade sobre desenvolvimento mas quase nada sobre a base. É como construir uma piramide começando pelo topo.

Então, acho válido que compartilhemos essa experiência. @kicolobo.

A maior dúvida sempre é: por onde começar a ler?

1 curtida

Boas práticas para codificação orientada Objetos
Clean code Robert C. Martin

2 curtidas

que bom que gostou, valeu!

1 curtida

provavelmente esta semana.

Mas tenho postado indiretamente bastante na taverna do /dev/All https://taverna.devall.com.br e também na revista do /dev/All https://revista.devall.com.br

1 curtida

Respondo com dois links a algo tão estúpido:

o trabalho alheio deve ser respeitado.

2 curtidas

o cara é tão tosco que manda uma dessas para um autor de livros …

1 curtida

Esta postagem foi sinalizada pela comunidade e está oculta temporariamente.

Esta postagem foi sinalizada pela comunidade e está oculta temporariamente.

Certeza que é o pseudo cidadão de bem. É foda, viu.