GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Livros essenciais para programadores

programação
biblioteca
assuntos
Tags: #<Tag:0x00007fd70d72eae8> #<Tag:0x00007fd70d72e7a0> #<Tag:0x00007fd70d72e5e8>

Bom dia, GUJ.
Gostaria de saber de vocês quais os livros essenciais para leitura, relacionado a tecnologia e programação? Qualquer livro que tenha ajudado algum de vocês.

O livro Code: The Hidden Language of Computer não é sobre programação, mas me ajudou a entender, de forma mais didática, como computadores funcionam.

Não é muito longo. Vale a pena a leitura.

Esse foi, de longe, o melhor livro sobre computação que já li.

Não é só sobre programação, apresenta a informática de maneira geral, indo de sistemas de numeração até a internet, estou lendo atualmente e até então está sendo excelente: Informática - Conceitos e Aplicações.

Também existem por aí vários livros de informática mais curtos, além de livros sobre linguagens de programação específicas, sobre algoritmos e etc., acredito que seja extremamente válido procurar.

Afinal, o ser humano aprende através de livros desde os primórdios, sempre funcionou, sempre vai funcionar.

PHP - 4ed. programando com orientação a objetos - me salvou muito e super recomendo
na amazon

Isso aí não deve ser considerado um livro essencial para programadores. Nem todo mundo programa PhP.

Algoritmos de Ziviani em Java
Code Complete - Steve McConnell
The Art of Computer Programming - Knuth
The C Programming Language - Kernighan e Ritchie
The Design of the C++ Language - Stroutstrup
Sistemas Opercionais - Tanenbaum

leva em consideração também que nem todos sabem inglês.

Talvez tenha uma versão em português das obras, tu chegou a verificar? Eu não, mas de toda forma, quer oportunidade melhor pra praticar?

Pra quem programe ou então tenha vontade de programar pode ser que venha a calhar.

Os melhores livros para mim são as documentações.

Uma que eu gosto muito:
https://api.jquery.com/

Antes de pensar em livros, ter um foco.

Não posso levar isso em consideração. Estamos em 2019 e trabalhamos com tecnologia, inglês é requisito básico. Ler em inglês fortalece essa pró-eficiência, e se não a tem, é melhor começar a correr atrás. Eu nunca fiz um curso de inglês em minha vida, fui aprendendo vendo série, lendo e jogando em inglês. Depois, aperfeiçoei meu speech em chats inglês. Tive um gasto de 0 reais e hoje digo com tranquilidade que falo muito bem.

O lance é que pra trabalhar com programação, com tanta documentação, tantos projetos de nível internacional que usam como idioma padrão… não dá para não saber.