Livros para desenvolvimento de games

Olá galera, eu tava pensando em fazer um jogo em java como tcc, mas eu tô pesquisando quais são os melhores livros para desenvolvimento nessa área, eu ja Tõ com alguns em mente mas se vcs quiserem me indicar um eu agradeço, serve tb tutorial ou i-book.VLW!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Killer Game Programming
Pelo q vi pareçe ser mto bom, ta com uma promoção legal na temporeal
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=169383

[quote=andre_a_s]Killer Game Programming
Pelo q vi pareçe ser mto bom, ta com uma promoção legal na temporeal
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=169383[/quote]
eu fiquei sabendo tb do David Brackeen - Developing Games in Java
mas eu queria saber mais sobre quais estão no mercado…

Tem o Developing Game in Java , e no site do autor tem alguns exemplos com código fonte , mesmo que opte por outro livro, acho que os exemplos servem pra dar um auxílio.

Depois posta aí, o que você decidiu como melhor e o que encontrou como apoio, :thumbup:

[]'s.

[editado]
Você postou o mesmo antes.
[/editado]

Olá,

O autor do livro[edit](Killer Game Programming)[/edit] citado acima(Andrew Davison) tem o livro no seu site também. Ou melhor dizendo uma versão “draft” dele, mas também com partes que não existem no livro.

http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

Abraços,
Sami

[quote=Sami Koivu]Olá,

O autor do livro[edit](Killer Game Programming)[/edit] citado acima(Andrew Davison) tem o livro no seu site também. Ou melhor dizendo uma versão “draft” dele, mas também com partes que não existem no livro.

http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

Abraços,
Sami[/quote]

vlw sami!!! o livro parece ser bom mais o páginazinha de meia tigela…rsrsrsrsrs…!!!

Pessoal, se alguém não conseguir acessar o link tentem:

http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/index.html

Acessa numa boa e na hora. Ele também dá acesso para o Thinking in Java! Muuito show!!

Estou começando neste mundo agora… e já estou fascinada… e por bem dizer… agora sim vou precisar tomar muito café em noites em claro tentando programar…
Estou estudando C++ na facul… mas estou escapulindo pro Java que pra mim é beeem mais interessante!!!

Viva ao café, a Coca-Cola, Guaraná em pó e Água!

1 curtida

Cara, eu começei a desenvolver um la em ksa, no estilo Mario, para isso eu usei um jar freeware chamado Golden T, que possui tutorial online e é bem facil de usar, tem muitas classes prontas que tratam do Sprite, que seria qualquer objeto da tela que terá uma ação, e tem outros classes de Sprite prontas como AnimatedSprite, que desenha um Sprite animado com uma serie de imagens, e a AdvancedSprite que trata a animação de acordo com os eventos, com suporte a mid e wav e tratamento de choques entre Sprites, como uma batida no jogo por exemplo,

Aki ta a lib

http://www.goldenstudios.or.id/products/GTGE/

Aki ta o tutorial
http://www.goldenstudios.or.id/forum/showthread.php?tid=47

Flws, meu jogo ainda naum ta pronto, quando tiver eu posto

Eu traduzi o Tutorial da GTGE para o português:

http://www.myjavaserver.com/~alphazine/tutorials/tutorial1.html

Obs: a tradução está em fase de revisão. Se achar algum link quebrado ou erro me avise.

iniciante , te ajuda a intender algumas coisas ( nao eh livro )
http://www.javacooperation.gmxhome.de/indexEng.html

e o killer game programming que sugeriram, e mt bom tenho ele aqui em pdf, da pra baixar os codigos fontes no site deles,so que eu ainda me enrolo bastante na api 3d :x grafos de cena e etc…

Além dos livros que já indicaram, tem também o Practical Java Game Programming e o Pro Java 6 3D Game Development: Java 3D, JOGL, JInput and JOAL APIs , que é o novo livro do Andrew Davison, autor do Killer Game Programming in Java.

Eu tenho o Killer Game Programming in Java impresso. Não muda muito dele para a versão draft que está no site. O livro é realmente muito bom e tem um dos melhores algoritmos para o main loop que eu já vi.

Outro legal é o Developing Games in Java, do Dave Brackeen. Tem uma abordagem diferente do Killer e um ótimo capítulo sobre som. Eu comprei os dois livros impressos e um não anula o outro, bem pelo contrário, são complementares. O livro do Brackeen é gostoso de ler e cheio de comentários divertidos.

Veja também os tutoriais do site:
http://www.cokeandcode.com

Se o seu assunto é jogos, dê uma olhada também no livro:
C++ for Game Programmers, do Michael Dickheiser (a primeira edição é do Noel Llopis). Outro livro legal é o Physics for Game Programmers do Grant Palmer.

São muito bons!

Se você se interessa por desenvolvimento profissional de jogos, pode também se informar sobre a pós graduação que estou fazendo, aqui em Curitiba. É no Unicenp e chama-se Desenvolvimento de Jogos de Computaores. As aulas são a cada 14 dias, aos sábados, o dia inteiro. Isso permite que o pessoal que mora longe consiga vir com certa tranquilidade e sem gastar tanto assim por mês.

O legal é que não é uma dessas pós matadas, que basta ir a assistir aula. É cheia de trabalhos.

Você pode também dar uma olhada em algumas engines publicas como:

Java:
http://xith.org/


http://www.jmonkeyengine.com/ (Screen shots impressionantes)
http://www.lwjgl.org/
http://www.inf.pucrs.br/~jricardo/jfrog/index_en.html (brasileira)

C++:
http://www.ogre3d.org/
http://www.cadabra3d.org/index.php (brasileira)
http://www.opengl.org/ (você pode baixar um livro sobre ela no site)
http://msdn.microsoft.com/directx/ (Windows only)

A vantagem do desenvolvimento em C++ não está exatamente em aspectos técnicos, mas no fato dos video-games consoles utilizarem somente essa linguagem.

O java é muito bom em performance, mas é menos otimizável e dá menos acesso a hardware que o C++. Ou seja, você terá mais trabalho para integrar aquele último joystick em seu jogo e aquele seu código que roda milhares de vezes num segundo, mesmo que seja altamente otimizado, ainda pode ficar mais lento que o equivalente em C++.

Os benchmarks por aí mostram o Java como ótimo em performance, mas eles cobrem geralmente aplicações comerciais comuns e são comparados a algoritmos C++ onde o investimento em performance não foi tão significativo.

Lembre-se que, no caso da indústria de jogos, as empresas investem muito mais dinheiro em otimização, chegando até mesmo a recorrer a profissionais especialistas no assunto, linguagens de mais baixo nível e a gerar código específico e pouco flexível (e as vezes, pouco legível) antes de lançar um produto final. Como o esfoço nesse sentido é alto, você certamente recaíra em algoritmos C++/C tão rápidos que seriam impossíveis de serem desenvolvidos em java.

Eu já ia esquecendo. É extremamente recomendável que você faça um cadastro gratuito no site http://www.gamasutra.com/
É um dos maiores portais de games, com excelentes artigos técnicos e notícias da área. E tem newsletters ótimas que mandam no seu e-mail!

link com uma porrada de livros de desenvolvimento de games:

http://rapidshare.com/files/141879297/livroscriacaogames.rar

estava vendo este tópico, deixo meu site, que tem alguns ‘jogos’ que fiz, como
batalha naval, forca, memoria, poker, bingo… procure no link java,

e projeto final curso ou o jogo batalha naval pelo nome…

http://www.raghy.net23.net

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