MEC divulga o Indicador de Qualidade das IES

Senhores,

em vários tópicos aqui do GUJ, encontramos discussões sobre qualidade dos cursos/instituições.

Os interessados podem dar uma olhada como as instituições estão sendo vistas pelo MEC. Consultem a lista em:

http://www.inep.gov.br/areaigc/

Ou:

Universidades: http://www.inep.gov.br/areaigc/Downloads/IGC_divulgacao_novo_universidades.xls
Centros Universitários: http://www.inep.gov.br/areaigc/Downloads/IGC_divulgacao_novo_Centros_universitarios.xls
Outros: http://www.inep.gov.br/areaigc/Downloads/IGC_divulgacao_novo_outros.xls

Lembrando que o ENADE 2008 ainda não teve seu resultado publicado, onde deverá ser possível comparar os cursos da área de informática.
A portaria específica da área encontra-se disponível em: http://www.inep.gov.br/download/superior/enade/Diretrizes%20Enade/Diretrizes_Computacao_n_126.pdf

fw

Esse resultado do ENADE 2008 já virou lenda. :smiley:

Achei os resultados “normais”, nenhuma surpresa.

estava tentando entender como se dá o cálculo deste IGC, e confesso que ainda não entendi muito bem, quando tinha percebido que algumas universidades não estavam na lista como a USP. segue trecho retirado deste relato de uma consultoria:

[quote]

Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. Esse indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

O IGC varia conforme a seguinte tabela:

Em abrangência nacional, as dez melhores universidades do Brasil, segundo o novo índice (IGC) são as seguintes:

No caso específico das universidades particulares, o ranking nacional das 15 melhores, segundo o IGC, é o seguinte:

NOTA: na notação (x/y) após o nome da IES, x significa a classificação da IES entre as 15 melhores universidades particulares pelo critério IGC e y a classificação geral da instituição considerando também as universidades públicas.

Podemos notar que entre as 15 melhores universidades particulares do Brasil pelo critério IGC, quatro são universidades da Pontifícia Universidade Católica ? PUC (RJ, SP, MG e RS).

A tabela nos mostra também que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, apesar de ser a terceira melhor universidade privada pelo critério IGC, encontra-se na 37º colocação no ranking geral das universidades. A Universidade FUMEC, 15º melhor universidade entre as particulares, com base no novo índice, situa-se apenas em 71º lugar na classificação geral. Vale lembrar que o INEP conceituou com o IGC 173 universidades. Apenas três não foram conceituadas por que ainda são novas.

…[/quote]

  1. vi que a UNIFESP ficou em primeiro lugar com 439 pontos contínuos, ainda sem entender esta variância, mas pergunto por quais fatores, sem desmerecer o mérito? e parabéns para ela!

  2. estes fatores seriam de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente, conforme retirado ?

  3. existe um índice analítico por fator disponível?

Olá faelcavalcanti,

para compreender melhor o índice, você pode dar uma olhada aqui:

http://www.inep.gov.br/download/igc/NOTA_TECNICA.pdf

Em relação a USP, acredito que seja pelo fato dela ser estadual, fazer parte do sistema estadual, fica fora da “responsabilidade” do MEC, que é o supervisor e regulador do sistema federal de ensino (vide LDB).

fw

logo mais vou sim olhar esta nota técnica, obrigado! :wink:

mas como se aparecem na relação a UNB, UPE que é a estadual daqui de Recife-PE, entre outras de outros estados?