Melhor forma de usabilidade (Botões)

O que vocês acham dessa forma de apresentação? Preciso disponibilizar o download nesses 3 formatos e não queria criar um botão para cada formato, logo usei o menu do primefaces para deixar assim, ficou muito estranho? Alguém tem uma dica para melhorar? (Digo isso pq nunca vi alguém fazer download dessa maneira, então no mínimo é estranho).
image

image

1 curtida

Depende também quem é o seu publico alvo, se for um pessoal que manja de computador, desse modo não terá problema. Talvez, se seu publico for “a massa”, dai pode ser que a pessoa não entenda(pensa numa pessoa bem devagar kkkk).
Se esse for o caso, sugiro colocar de forma mais “mastigada”, eu já vi colocar múltiplos botões…

Exemplo:
Download PDF
Download XML
Download TXT

Acho que você encontra a resposta pensando no seu publico alvo :wink:

Sim, sempre prense no alvo, agora sai um pouco do java e só estou trabalhando com front-end, alguns dias tivemos que mudar um botão de login de um cliente, estava inscrito LOGIN bem grande e o pessoal reportava que não achava o botão, mudamos de lugar e tudo se resolveu.

kkkkkkkkkkkk Fabio que caso em cara kkkk. Luan ainda não tenho total ciência de quem seja meu público, estou trabalhando em um sistema de você acompanhar sua nota fiscal. Acredito que seja um público mais tecnológico pq as pessoas comum não conseguem cadastrar em sites promocionais quando passam em caixas (Americanas por exemplo), lá vai acompanhar sua nota fiscal emitida em mercado. Essa dos botões com nome download acho que ficaria sem espaço… Pensei em colocar um modal quando você clica em download ele pede pra você escolher o formato, o que acha?

Eu acho que esse é um caso de “testar e ver como fica, e mudar ou não de acordo com o feedback”.

Essa parte de “acompanhar sua nota” me deixou na dúvida se somente pessoas “mais tecnológicas” acessariam. Não projete usabilidade pensando só no caso ótimo. Considere que pessoas não experts acessarão o site.

Se são só 3 formatos (pdf, xml e txt), inicialmente eu usaria botões, pois são poucas opções. Isso porque as outras opções requerem duas interações: uma pra abrir o combo ou o modal e outra pra selecionar o formato e iniciar o download. Botões são mais diretos nesse aspecto.

Considere também os layout mobile e não mobile: numa tela vertical (como num smartphone), alinhar os botões um em cima do outro, com espaço considerável entre eles (pra evitar toques errados) pode ser uma boa ideia. Num layout mais horizontal, os botões poderiam ficar lado a lado.

Abraço.

1 curtida

Detalhou bem o que eu imaginei e o que eu queria dizer… :grin:

1 curtida