Melhor livro pra C++?

Olá, galera, eu estou a procura de um livro bom pra aprender C++, peguei C e Java na faculdade e manjo um pouco de C#, eu sei que C++ é muito diferente de Java e C#, mas eu acho que o que eu aprendi de C (primeira linguagem que peguei na faculdade, estrutura de dados e etc) pode ajudar um pouco

Eu achei um tópico aqui mesmo do guj mas era de 2009, aí gostaria de saber se vocês tem alguma opinião sobre livros/sites específicos?

Se souber ler inglês, pegue livros nesse idioma, pra ter uma visão atualizada do C++. Desconheço livros nacionais muito atualizados.

Dos que já tive em mãos, posso recomendar o “How to Program C++” do Deitel e os do Stroustrup: “Princípios e Programação com C++” e “A Linguagem de Programação C++”. Note que são livros enormes e bem caros.

Outras listas que podem ser úteis:

Abraço.

1 curtida

No caso esses livros estão atualizados? Muito dos livros que encontrei do pontov são de 2003

1 curtida

Precisa procurar as versões atualizadas de cada um deles. A lista no Ponto V é apenas para referência, os links não estão necessariamente corretos. Pegue os nomes e jogue no Google.

A lista do StackOverflow está mais atualizada, mas só tem títulos em inglês. Como disse, se puder, prefira livros nesse idioma. O do Stroustrup que citei, por exemplo tem versões de 2014. O do Deitel é de 2016. São mais que suficientes para se familiarizar com a linguagem.

Abraço.

O melhor livro, não o mais completo, mas o melhor didaticamente para começar a programar em C++ quem já sabe programar em outras linguagens é: A Tour of C++ (Second edition)

Eu consegui o do Deitel (na amazon tá de 990 reais infelizmente) de forma totalmente legal legalizada, e estou gostando bastante, ele entra em partes de arquitetura de computador, o que é bem interessante se levar em conta que C++ aparentemente utiliza bastante do conceito de gerenciamento de memória.

@Kronal Eu li no Stackoverflow que esse livro é muito bom só que é um livro que você consegue acabar em um dia, talvez pra mim como iniciante não valha tanto a pena, esqueci muitos conceitos de POO e C que estou revisando

Muito obrigado pelas sugestões, pessoal, eu vou estudar pelo C++ How to Program do Deitel, a única dúvida que me ficou é que ele aborda a especificação C++11 e 14, porém já estão na 20 pelo que vi no https://isocpp.org/std/the-standard , isso é algo que pode me prejudicar?

Eu não me preocuparia com isso por enquanto. A adoção dos novos recursos leva um tempo, e mais tempo ainda para se tornar predominante. A especificação atual é a C++17, e ainda há recursos dela que os próprios compiladores não implementam. C++20 ainda está bem distante de ser comum.

Concentre-se em entender o C++ como um todo. As mudanças de versão você pode estudar posteriormente, e geralmente são lançados materiais (livros e afins) cobrindo as principais diferenças.

Abraço.

Realmente, especificações novas surgem o tempo todo, não tem como acompanhar tão rápido assim, muito obrigado.

Bom, não é livro mas sim vídeos. Playlist bem completa, possui C++ e no momento o dono do canal está terminando o curso de Qt, recomendo dar uma olhada. Eu sou alguém chato com didática e particularmente adorei a dele. Esqueci de colocar o canal,
nome do canal: CFBCursos

Saber C é desnecessário.

Ter noções de POO é bom, mas o livro aborda alguns conceitos disso com a perspectiva de C++ no capitulo 4: Classes. Isso na 1a versão, não tenho a 2a.

O livro tu consegue ler em poucas horas, se fosse literatura de ficção. Mas com certeza que você não vai conseguir digerir tudo em pouco tempo.

Ele é resumido, como falei é pra quem já sabe programar e conhece estruturas de dados em outras linguagens.

Enfim, a dica é, só pega livro que cubra no minimo C++ 11, e se o livro ensina primeiro a programar em C é sinal de que não é lá tão bom… já que não se programa de forma idiomática em C++ usando os padrões de desenvolvimento usados em C, só pra motivos de compatibilidade. Isto ultimo também é abordado no final do A Tour of C++.

Apesar do post ser de 2003, esses livros são bastante básicos e são válidos até hoje. Muitos deles tem atualizações. Ainda recomendo a leitura.

Periodicamente eu também reviso a lista, já que passo ela para meus alunos quando pedem recomendações.

1 curtida

Se você se acostumar com a didática do Deitel, e gostar, poderá utilizar também dos outros livros e publicações dele.

E ainda, se interessar, procure publicações do Tanenbaum.