Mercado de tecnologia para os quarentões!

Olá, tenho 39 anos, estou pensando em largar a Faculdade de Ciências Contábeis e ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Gostaria de conselhos sobre mercado, oportunidade para quem já passou dos 40. Seria uma boa investir em um curso de curta duração e depois fazer alguma especialização? Tenho vontade de me aprofundar na linguagem C/C++ ou Java, Segurança da informação ou Banco de Dados. O que vocês acham?

Quanto ao título do tópico: Mercado de tecnologia para os quarentões!
Se fosse pra jogar futebol e diria que não vale a pena, mas se for pra trabalhar na construção do Pró Evolution Soccer não veria problema.

Posso estar errado, mas provavelmente não se identificou com o curso.

Faço este curso e te digo que o foco não é aprender uma linguagem de programação em si, creio que nem ciências da computação pode prover isto, contudo, aprende-se muito e você vai ter outra visão do que é programação.

Nesta parte, não tenho como opinar pois apenas estudo, mas meu curso tem uma tendência WEB e Móvel estando voltado justamente ao mercado de trabalho, entretanto, meu interesse é na parte de empreendedorismo, que também é ofertada pelo curso.

É uma verdade relativa, pois depende de suas habilidades, ou seja, ser bom naquilo que faz e gostar daquilo que faz aumentam a possibilidade de sucesso, pois há muitas pessoas que não dispõe do conhecimento certificado.
Vide: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131004_mercado_trabalho_diplomas_ru

Escolha uma, procure dominar a lógica (não a linguagem) e depois expanda para outras linguagens de forma superficial, podendo depois dizer, esta eu vou focar mais, aquela só se precisar.
Ex.:
1 - Arduino: c;
2 - Orientação a objeto: java;
3 - banco de dados: sql;
4 - páginas Web: Html e CSS.
Por que isto?
Como analista você vai precisar identificar, integrar e utilizar tecnologias de forma satisfatória, assim, ficar limitado em uma linguagem não lhe será benéfico é como saber um pouco de tudo e depois aplicar o que for necessário.

Ao meu ver são profissionais de alto valor, se realmente conhecem em aplicam segurança da informação, podendo migrar para a computação forense.

Só recomendo cursos de tecnologia para quem gosta de compreender as coisas de forma lógica.
Uma vez eu parei e pensei, eu sou consumidor de tecnologia, logo, alguém está ganhado, então decidi ver como as coisas funcionavam por curiosidade, sendo que eu tinha uma visão “mágica” sobre o assunto.
Depois percebi que era interessante e não era tão mágico assim, era apenas lógico e isto foi animador.
Para se ter uma noção, imagine um funcionamento de um motor magnético, você o abre e não vê nada, mas depois que alguém explica o funcionamento, faz todo o sentido, pois é lógico.

Então, as dicas que posso dar são:
1 - a implementação de uma aplicação deve independer de uma tecnologia, seja ela java, c#, lua, etc;
2 - o retorno importa, então se você espera uma “palara” e recebe um número, vai dar erro, não importa se a linguagem é de tipagem dinâmica, pois se você não faz um casting, alguém tem que fazer pra você;
3 - não ignore o debug, leia tudo o que ele diz, mesmo que não saiba inglês, pois é possível associar termos repetitivos;
4 - aprender inglês é uma consequência, pelo menos ler, mas tudo no seu tempo;
5 - Assista aulas no youtube, recomendo a XTI, gustavo guanabara, Xcript e outros;
6 - Só largue o curso depois que tiver certeza do que quer, indecisão não ajuda em nada;
7 - Não pense que vai ser valorizado só porque tem um diploma;
8 - Acreditar e fazer acontecer;
9 - Eu estou contente com o curso que escolhi e não estou ouvindo o mercado de trabalho, pois meu foco é empreender.

Links interessantes:

"2 — Se você fosse empreender do zero, com US$ 1 milhão na conta, quais seriam os primeiros passos que você tomaria para criar o negócio? Quais seriam as primeiras decisões?

“Se eu estivesse começando hoje, iria fazer algo tecnológico, para dar um salto grande. Você tem que escolher um negócio que dê para escalar. Eu descobri que é difícil fazer algo sozinho: se você tem o time certo, vai mais longe, tem que tentar atrair as melhores pessoas.”"
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/lemann-responde-8-duvidas-dos-empreendedores-brasileiros/

Outro link, sobre uma pessoa que teve uma visão sobre a tecnologia:
http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2017/07/1901905-o-homem-que-construiu-uma-empresa-de-us-1-bilhao-no-porao-de-sua-casa.shtml

Falar é mais fácil que fazer, assim é falar menos e fazer +.

Boa sorte com suas escolhas.

2 curtidas

Geralmente 40 anos a pessoa está no auge da sua profissão. Mas 40 anos e sem experiência no ofício, aí fica mais difícil.

1 curtida

Área de T.I. aos 40 anos é complicado, pois tem muita “empresa malandra” que adora contratar recém-formados para pagar pouco e mantém dois ou três mais velhos (que ganham um pouco melhor) para manter o nível de produtividade e desenvolvimento de novas soluções da empresa. Tenho amigos com 40 anos ou mais que já trabalharam em grandes multinacionais e que agora encontram dificuldade para ingressar no mercado devido as empresas contratar os mais jovens e “ingênuos” para formar a equipe de suporte e desenvolvimento.

Se é o que gosta de fazer, a idade não importa. Só que tem que gostar mesmo, porque trabalhar nessa área é “arrumar pra cabeça”: todo dia desafios e problemas lógicos para resolver. Invista um tempo em descobrir o que gosta e, se for o caso, faça a guinada. Arranjar um primeiro emprego pode dar um pouco de trabalho no começo, mas depois sendo bom no que faz é tranquilo.