Mercado de trabalho Java

Iae Galera,

Gostaria de saber a experiência de vocês no mercado de trabalho, eu não tenho experiência ainda, mas pretendo iniciar minha carreira, queria saber oque é preciso para entrar no mercado, qual a melhor maneira e oque é necessário saber, vejo direto oportunidades mas todas, todas mesmo, pedem experiência…

Estou cursando o 3° semestre na faculdade, tenho curso de Java OO, Java Web e tenho a certificação OCJP 6… Agora estou focando mais no estudo de Web, oque seria bom para mim estudar e finalmente conseguir entrar no mercado ? hehe

Vlw :smiley:

Aproveita a oportunidade de esta cursando uma faculdade e tenta procura um estagio na área, assim você pode adquirir experiência e até mesmo ser efetivado como desenvolvedor, programador, analista etc.
Você com certificação Java, será um diferencial.

Boa sorte.

Abraços fica com DEUS.

[quote=raphaelvss]Iae Galera,

Gostaria de saber a experiência de vocês no mercado de trabalho, eu não tenho experiência ainda, mas pretendo iniciar minha carreira, queria saber oque é preciso para entrar no mercado, qual a melhor maneira e oque é necessário saber, vejo direto oportunidades mas todas, todas mesmo, pedem experiência…

Estou cursando o 3° semestre na faculdade, tenho curso de Java OO, Java Web e tenho a certificação OCJP 6… Agora estou focando mais no estudo de Web, oque seria bom para mim estudar e finalmente conseguir entrar no mercado ? hehe

Vlw :smiley: [/quote]
Está no caminho certo com os cursos que fez e principalmente pelo foco em web. Já está usando algum framework web? Pois depois do basico JSP e Servlet estude um framework action based de mecado como Spring Mvc e um component based como JSF com Primefaces. Alem disso conforme for praticando aprender aos poucos Html 4/5, CSS 2/3, Javascript/JQuery. De preferencia pegue projetos reais junto com outras pessoas mais experientes.

Estágio pelo CIEE NÃo exige experiencia mesmo porque isso é impossivel.
Se ainda assim pedirem faça como eu e minta deu certo para mim vai dar certo pra voce.

Estágio é mesmo uma boa para adquirir experiência, mas tente estagiar por empresas privadas, pois têm chance de contratação, se tiver a possibilidade de escolher. Acredito que possa encontrar alguma dificuldade de ser contratado depois de formado, digo tendo apenas experiência de estágio.

O estágio por órgãos do governo ou empresas públicas, por exemplo, realmente te dão algum conhecimento, ao menos na área de desenvolvimento. No entanto, como não existe chance de contratação, depois que acaba o contrato você é desligado. E pouco importando se é bom ou ruim.

Algumas empresas “fizeram cara feia” durante algumas entrevistas que participei, pois eu tinha apenas experiência de estágio. Muitos falavam que tinha de ser na carteira e isso e aquilo.

Mas, acredito que não terá tanta dificuldade assim, pois já tem a OCJP 6.
Boa sorte, tudo de bom. :wink:

Simples, contribua com algum projeto software livre.
Você vai aprender muito e na prática.
Isso vai ajudar a definir o que estudar, pois você vai estudar aquilo que for necessário pra resolver os problemas do projeto.
Isso vai te dar prática, e vai pegar muito bem na hora de uma entrevista.
Imagina você falar que é contribuidor pro projeto XYZ que é utilizado pela empresa?! :stuck_out_tongue:
Além do que, vai mostrar pro empregador que você é uma pessoa de atitude e iniciativa!
Ou seja, faça o mercado perceber como “você é bom”, e aí basta conhecer algumas pessoas que as empresas vão atrás: falta muito desenvolvedor bom no mercado.
Falando em conhecer pessoas, procure participar de eventos da comunidade (FISL, Agile Brazil, etc etc).
Nesses eventos você pode conhecer pessoas e saber quais são as últimas tendências praticadas pelos bons desenvolvedores.

Uma outra coisa que muita gente tem dificuldade e que é importante também é aprender a se comunicar bem, seja falando ou por escrito.

Boa sorte!

Isso é uma faculdade ou um curso de Java?

A melhor maneira é metendo a cara e aparecendo pro mercado.

O jeito mais fácil é você conseguir um estágio na área, de preferência em empresa. A chance de ser contratado é grande, e mesmo que não seja, vai ter experiência pra sair atrás de vagas em outros lugares.

Tente fazer o máximo de contatos possíveis, participar de comunidades como o GUJ e fazer amizades na área. Vai que você encontre alguém que possa te indicar a uma boa vaga? Vale a pena!