Mercado de trabalho para mulheres iniciantes

Fala GALERA!
Queria a opinião de vocês. Minha namorada tem 34 anos e iniciou a faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas. Ela está amarradona com o curso e pretende fzr pós em engenharia de Software .
Ela Ta angustiada em relação so Mercado de trabalho para mulheres.Ela está desempregada e precisa trabalhar o qto antes.
O que vcs acham que ajudaria a ELA ter mais oportunidade? Fazer um curso de lunguagem de Programação com o Java ou C#? Ou tentar a area de requisitos ou teste de Software?

Se ela for boa, não vai ter problema em arranjar emprego. Fazer curso para aprender linguagem de programação é jogar dinheiro fora. O crucial é aprender a base: algoritmos, estruturas de dados, orientação a objetos, banco de dados, etc. Tecnologias específicas ela aprende comprando um bom livro, de preferência em inglês, e o lendo, é claro.

1 - Se ela conseguir um estagio em uma empresa de desenvolvimento seria o ideal, mesmo que a remuneração fosse baixa, pois teria condições de ganhar experiência rápido.
2 - Não acho que fazer cursos de programação seja jogar dinheiro fora, apenas acho que isso não lhe torna um desenvolvedor, mas sem duvidas ajuda.
3 - Caso não seja possível conseguir um estagio de imediato, não desanime, crie um perfil no GitHub e comece a programar e postar, o ideal é que ela conseguisse desenvolver uma pequena aplicação que fosse útil a algum proposito. Para o mercado mais esta valendo o que de fato você sabe fazer do que o “canudo”.

Muito obrigado pelas dicas. Vou falar com ela.
Ela Mora numa cidade do interior do RJ onde as oportunidades de estagio na area de desenvolvimento são mais dificieis. E algumas empresas estão solicitando mots requisitos e experiencia até para estagiários. Por isso que a sugeri de se aprofundarmais na parte de levantamento de requisitos ou teste de Software. Mas pelo que entendi a opinião de Você seria a de se capacitar em linguagem de Programação, correto?

Se ela precisa emprego rápido entrou na área errada pois vai levar pelo menos 5 anos* pra conseguir assimilar algo de substancial que possa lhe capacitar pra alguma oportunidade (ex: desenvolver uma pequena aplicação).

  • isso se ela for um gênio… senão pode levar mais.

A área de informática é bastante ampla, não tenho esse poder de determinar o que ela deve estudar, porém posso fazer duas perguntas que pode levar ela a refletir e ajudar a escolher:

1 - Qual área que ela mais gosta?
2 - De acordo com a região onde ela esta ou pra onde pode ir, quais são as oportunidades?

Eu falei em desenvolvimento, mas não necessariamente precisa ser essa área. Um problema pode ser a urgência em trabalhar, mesmo que ela consiga um estagio, com certeza vai ter uma remuneração baixa, até conseguir alcançar um bom nível técnico. Faço votos que não desanime, pois a área de T.I é muito carente do perfil feminino, que pode ser bastante interessante para uma empresa.

O colega pfk66 citou a questão do tempo “vai levar pelo menos 5 anos* pra conseguir assimilar algo de substancial”, isso é uma visão bastante particular, não existe nenhuma comprovação científica que retrate essa realidade, muito pelo contrario hoje em dia esta muito fácil aprender programação, mais do que aprender uma nova língua, porém requer dedicação.

Com certeza uma pessoa superdotada consegue aprender em menos tempo.

Olha, deixa eu te falar uma coisa. Geralmente acontece assim: O cara entra na faculdade dai não se envolve em nenhum estagio, não procura desenvolver em nenhum projeto e apenas vai cumprindo as atividades acadêmicas, então lá pelo último período quando vai terminar é que pega um TCC pra realmente tenta colocar em pratica os conhecimentos, com enorme dificuldade até conclui o TCC, após a faculdade vai para o mercado de trabalho, dai percebe que o que sabe esta muito aquém do que o mercado precisa e constata que o caminho vai ser mais longo do que imaginava.

O problema não esta na complexidade das matérias(apenas), o gargalo é a falta de envolvimento em projetos reais (pequenos sistemas, sites etc…). O aluno tendo recebido as matérias: algoritmo, banco de dados I e alguma linguagem de programação já é possível desenvolver alguma aplicação e isso é conteúdo de 1º e 2º semestre de faculdade ou seja 6 a 12 meses.

1 curtida

Você pode “receber as matérias” em 1 ano, mas assimilar o conteúdo? Vai levar mais tempo. E ainda tem o tempo pra se tornar proficiente em alguma tecnologia/linguagem/banco específica, mais o tempo pra desenvolver alguma coisa de útil… enfim, só aqui já foram alguns anos.

1 curtida

Exatamente!!! pfk66 É esse o ponto, para “assimilar” algo, ou incorporar um costume ou técnica é preciso executar, praticar etc… Ninguém anda de bicicleta apenas estudando os conceitos da física ou assistindo vídeos no youtube, imagine uma “escola de andar de bicicletas” onde as pessoas apenas assistem as aulas e vão pra casa, você acha que quando um cidadão desses vai conseguir de fato? Ele só vai conseguir, quando se dispuser a subir numa bicicleta, cair, ralar o joelho etc.

Será que hoje, com a tecnologia disponível, curso EAD, vídeo aulas, ebooks etc… tudo grátis e disponível na internet não é possível colocar em pratica criando telas e sistemas?

Você já experimentou colocar no youtube “tela de cadastro” e veja a quantidade de vídeos de linguagens diferentes, logo não tem desculpa pra colocar algo pra funcionar.

Veja se uma pessoa passa mais de “5 anos” pra desenvolver algo, esse cara tá fazendo a coisa errado.

Você já ouviu falar da teoria 70:20:10? Do professor Charles Jennings. Vou deixar um vídeo aqui é uma coisa muito legal.

O problema pfk66 é justamente esse as pessoas acham que basta ir pra faculdade e esta tudo resolvido.

Como programadora será bem difícil, mas como Analista de Sistemas ou Analista de Suporte creio que seja possível, porém também não será fácil por causa da idade e por não ter experiência. Em todas empresas que passei ou que tive conhecimento, eu diria que 90% dos programadores eram do sexo masculino, mas não sei se isso tem a ver com preconceito ou porque há mais homens que mulheres em cursos de TI.

Ela precisa ver com qual área da TI ela se identifica mais e, como bem disse o @andrebmarinho, procurar algum estágio. Não espere boa remuneração no começo.

Desejo boa sorte e sucesso.

Não é 5 anos desenvolvendo. Mas estudando os fundamentos, as tecnologias que ela vai usar, o sistema que ela vai desenvolver, etc. pra então poder PENSAR em emprego.

A probabilidade de alguém começando agora conseguir uma colocação na área como programador nos próximos 1-4 anos é quase zero.

Como assim hoje? Material disponível gratuitamente na internet sempre existiu.

Hoje tem mais material em português, mas sem inglês a pessoa não vai muito longe, então não faz muita diferença.

tudo grátis e disponível na internet não é possível colocar em pratica criando telas e sistemas?

Aonde leu que não é possível? Só estou falando que vai levar em média 5 anos pra alguém começando agora. Talvez menos se for um(a) superdotado(a).

ps: “tela” não é algo que defino como sendo útil ou substancial. Pelo menos não o suficiente pra garantir um emprego.

Você me fez lembrar de uma frase de Ford que diz assim:

"Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo."
Henry Ford

Logo estou encerrando minha participação nesse post. vlw

Sim, desenvolver sistemas é difícil.
Não, não é possível aprender em 1 ano.
Se você pode, parabéns. Isso significa que vc é um gênio!
A maioria das pessoas leva 5 anos, e não, isso não significa que elas são preguiçosas ou não gostem de se envolver.

1 curtida

Isso é notável. Leva bastante tempo pra pessoa assimilar o mínimo de conceitos pra conseguir produzir algo de qualidade, que valha o custo pra uma empresa.

Seguir um tutorial online é bem diferente de receber uma lista de tarefas e cumpri-las com qualidade.

De qualquer forma, acho que isso é algo bem vantajoso, porque diminui a concorrência :slight_smile: Definitivamente vale a pena investir esse tempo, hehe

Sem dúvida, quanto mais pessoas entenderem que programação não é como dirigir uber ou vender plano de saúde, menos irão querer seguir nessa área. kkkk

Isso acaba sendo bom para nós programadores, mas ruim pra quem produz conteúdo para programadores, porque isso significa menos pessoas consumindo seus cursos ou assistindo suas video-aulas no youtubi, achando que terão um emprego dos sonhos daqui 2 semanas.

1 curtida

Cara, tu em nenhum momento você se colocou no lugar do rapaz que fez a postagem e pediu conselho, fica se achando com o ego lá em cima com o nariz empinado se achando o f*** , deixa eu dizer uma coisa pra você…

O rapaz da postagem quer bons conselhos, se você somente tem coisa negativas pra falar não falar mano, é melhor ficar calado do que falar tanta asneira, me parece que você é mais um profissional traumatizado porque conquistou todas as suas coisas com muita dor, e quer que as outras pessoas tenham a mesma visão negativa de você.

@Mma32 meu amigo incentive sua namorada a fazer curso online, ela vai conseguir ganhar tempo e ganhar produtividade no aprendizado, descobri que tinha uns colegas de faculdade que se davam muito bem nas matérias e conseguia boa oportunidade de trabalho, e eu perguntava porque esses caras tem tanto desempenho se entramos com o mesmo nível acadêmia? E eu perguntava para eles, “como é que consegue aprender tão rápido?” sabe qual foi a resposta deles? Tem que ter vocação! sendo que ele mentiu, ele fazia curso por fora que não falava pra ninguém, no final ele saiu na frente de todo mundo e enganando todo mundo, e as pessoas acham que ele era muito bom, e tinha talento, de certa forma ele tava certo, vocação é algo que soma substancialmente na vida de quem quer seguir essa carreira de desenvolvedor.

Você disse que possui centenas de cursos online no curriculum e não consegue arrumar emprego na área, então como espera que a namorada dele, que está iniciando agora, vai conseguir emprego pra ontem?

As vezes temos que ser realista.

Seu colega não enganou ninguém. Tem que chegar em casa e praticar o que se aprende na facul mesmo.

Isso é vocação, dedicação, ou se preferir, “curso por fora”. :slight_smile:

1 curtida

Eu não conseguir emprego porque vários fatores, quando terminei a faculdade fui diretamente contratado para trabalhar em uma empresa multinacional em Pernambuco, porém minha esposa é de São Paulo, o meu sogro morreu de um grave acidente de carro, então tive que largar o emprego para dá assistência para minha sogra que entrou em depressão, quando retornamos para São Paulo formos morar em Elisas Fausto, a dificuldade de conseguir emprego foi muito grande, eu não sei se você é casado, mas os primeiros anos de casado para qualquer casal são definitivos, então porque estava sem ganhar dinheiro minha sogra convenceu sua filha de se separa, então voltei Pernambuco, depois minha esposa achou que não foi uma boa escolha e voltou a morar comigo em Pernambuco, passamos um tempo na casa de meus pais e já trabalhando na área novamente, porém tivemos problemas de convivência com meus pais, e decidimos voltar para São Paulo, e quando chegamos em São Paulo conseguir emprego, porém a convivência com minha sogra ficou difícil também, então meu pais compraram uma casa para a gente morar em Pernambuco, voltamos para Pernambuco e hoje trabalho como Freelancce como programador Frond-End.

Mas não é o suficiente, eu admito, se eu não tivesse feitos os cursos teria sido pior, e até hoje estudo com cursos, porque a cada dia os clientes solicitam coisa que é preciso um super herói para resolver.

Dificuldade pra entrar na área é uma feature, e não bug.

E features são algo geralmente positivo.