Mercado de trabalho para os quarentões

Olá, tenho 39 anos e estou retornando para a faculdade de Análise de Sistemas. Estou muito empolgado, ancioso pelo retorno, porém tenho algumas dúvidas e receios. Tenho 39 anos já beirando os 40, quando eu me formar na Faculdade vou estar com 42 meu receio é competir no mercado de trabalho com pessoas mais jovens. Tem vagas para pessoas como eu ? O que eu preciso fazer para me tornar um diferencial e ser mais competitivo? Já sei programar em .NET, Java, C/C++, e agora estou aprendendo Python. Será que mesmo com toda a minha experiência o fator idade é um agravante? Ou o Google é só para adolescentes?

Essa duvida é um pouco recorrente, segue esse post, dá uma olhada no que respondi nesse post sobre programar aos 40.

Entendi. Mas no meu caso, não penso em fazer Pós Graduação, penso em começar a interagir desde já com a comunidade de TI, fazendo trabalhos voluntários, projetos sem remuneração para eu poder adquirir mais experiencia de mercado enquanto eu estiver na faculdade. O que me preocupa é as empresas abrirem vagas de estágios ou até mesmo trabalho para pessoas da minha idade. Preciso ter uma base de como está o mercado hoje, pois estou recomeçando a ter contato com o mundo da TI e confesso estou um pouco defasado,

Vai depender muito de empresa pra empresa, geralmente as
empresas pegar os mais jovens pra pagar pouco e explorar sem dó…
Como vc já tem 39 vão exigir um conhecimento amplo em linguagens e
negocios de um modo em geral.

Monta uma empresa de soluções para internet, que você ganha
mais…

Empreender é o caminho o/

Desculpa @Willian_Silva2 eu coloquei o link, mas não expliquei.Vejo que você nem abriu o link pra olhar. Realmente o titulo do link é referente a “POS”, mas se você abrir e olhar a minha postagem tratamos diretamente da idade para exercer a profissão, dá uma olhada lá pois postei uns materiais interessantes.