Mercado para IA

Pessoal, não tenho a mínima ideia de como está o mercado de trabalho voltado para Big Data, IA e qual o futuro dela. Eu li sobre MLP e CNN e me interessei bastante, até aprendi algumas coisas. Mas enquanto eu estava lendo veio a pergunta, vale a pena ingressar em um curso de Ciência da Computação (tenho como objetivo a UFPR) e ter como foco IA? E como vai estar o mercado disso daqui uns 5 anos?
Agradeço desde já.

Já pensou em dar uma olhada nas oportunidades divulgadas no linkedin, no infojobs e afins?
Big data está em alta. IA já vejo menos, mas tem também.

Mas é justamente por causa da IA que é possível extrair informações relevantes do Big Data …

Vivendo e aprendendo.

Em 5 anos suporte para IA estará disponível nas principais plataformas de forma que “qualquer um” vai poder criar aplicações IA com o mínimo de esforço. Similar como hoje “qualquer um” pode criar uma aplicação sem precisar implementar estratégia minmax do zero ou saber o que é um algoritmo de Dijkstra.

Há 8 anos atrás já era possível fazer isso e eu nunca soube que esse cara existia… Ainda não sei quem é.

Os principais fornecedores de soluções cloud já oferecem esse tipo de serviço. Com o serviço da Amazon Rekognition por exemplo você pode enviar uma imagem e obter um JSON com uma lista de tags daquilo que o serviço reconheceu: objetos, cores, formas, etc. Serviços semelhantes já existem para reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural. Com o Azure Machine Learning por exemplo você pode construir seus modelos de ML arrastando e soltando componentes e expor o modelo através de uma API para ser consumida por aplicativos. Então de fato, para quem desenvolve voltado para o usuário, talvez seja perda de tempo se aprofundar nos algoritmos de ML e IA. Porém, o mercado não se resume a aplicativos:

  1. Esses serviços que eu citei não brotam da terra nem surgem por geração espontânea na Internet. Dependem uma longa cadeia de valor que envolve pesquisadores, programadores e analistas de infra-estrutura.

  2. Nem todo software que se beneficia/precisa de IA pode ficar na dependência de serviços na Internet. Sistema de inteligência de carros autônomos por exemplo não podem estar sujeitos à presença de conexão ou mesmo à latência da rede.

Resumindo: é um mercado para o qual a tendência é unicamente crescer, seja embarcando soluções em aplicações do dia-a-dia ou atuando como pesquisador.

Certo, mas pra que enviar a imagem pra Amazon quando o smartphone do usuário (onde provavelmente se encontra a imagem) pode rodar o algoritmo IA localmente?

É o que estou falando, IA vai ser apenas mais uma funcionalidade no smartphone.

O problema são os dados de treinamento do algoritmo. Para que você tenha um serviço de reconhecimento de imagens ou voz, generalizado o suficiente para simplesmente usar chamando API’s você vai precisar de um volume de dados para treinamento bem grande. Além disso, o processo de treinamento dos algoritmos é um processo bastante caro em termos computacionais, de forma que é inviável executá-lo no smartphone.

A outra opção é embarcar um modelo pronto no celular, como já é feito em várias aplicações. Mas nesses casos, você precisa treinar os algoritmos para fins específicos.