GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Mestrado em inteligência artificial


#1

Bom dia.

Gostaria se possível, ouvir a opinião de vocês sobre uma questão que me deixa MUITO indeciso.

Tenho 29 anos e atualmente sou Consultor ABAP. Tenho uma faixa salarial legal, não é um salário top mas que considero um bom salário.
Sou formado em matemática aplicada na usp e sempre tive vontade de fazer um mestrado mas com a minha idade, tenho que pensar no retorno e não apenas fazer por achar bonitinho.

Minha pergunta é direta: vocês acham que compensa, falando profissionalmente, largar o meu emprego, ficar um tempo desempregado por conta do mestrado e depois tentar procurar algum emprego nesta area de ciência de dados com o mestrado porém sem uma experiência profissional propriamente dita?

Agradeço desde já


#2

Olá,

eu acho que um curso de mestrado, se for em uma área que você gosta sempre enriquece em termos de conhecimento. Se você tem essa possibilidade de não trabalhar por 2 anos, não tem ninguém que dependa de você, etc. talvez valha a pena.

Sobre encontrar uma vaga de cientista de dados somente por ter feito o mestrado, aí a história é outra. Porque para exercer essa função não basta conhecer algoritmos de machine learning, é preciso ter prática na limpeza de dados e apresentação de resultados.

Eu tenho pesquisado bastante coisa a respeito e sempre compartilho bastante artigos no LinkedIn:

https://www.linkedin.com/in/rodolfo-mendes/

se quiser pode me adicionar e me perguntar diretamente.


#3

Não, pois tem o fator incerteza.
Então, se você tem talento e sente que está sendo desperdiçado, tente conciliar até o momento da certeza.
Certeza de que sai do emprego com algo certo:

  1. outro emprego com uma remuneração menor e possibilidade de ascensão em um curto espaço de tempo.
  2. iniciou os estudos e recebeu indicação dos professores para empresas do ramo;
  3. é inovador e tem conhecimento de seu potencial, abrindo sua própria empresa, usando de associação com outros colegas de turma igualmente talentosos, ou carreira solo (mais difícil - andorinha só).
    Dentre as opções estou tentando atingir a terceira.
    Só tenho o ensino médio (Pé relé) e uma porrada de abstração e próximo mês entro no segundo módulo da faculdade de ADS.
    Meu objetivo é poder atuar pra mim num futuro próximo e não é somente por remuneração mas tem algo lá longe que me diz que o retorno financeiro pode ser muito maior, acompanhado de uma satisfação maior ainda.
    Conheço @rmendes08 somente pelas postagens do fórum, mas o RECOMENDO MUITÍSSIMO e reconheço que a avaliação dele tem mais peso que minha em qualquer postagem, por conhecimento de causa e experiência, pois só tenho teoria e foco.