GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Mestrado em inteligência artificial

Bom dia.

Gostaria se possível, ouvir a opinião de vocês sobre uma questão que me deixa MUITO indeciso.

Tenho 29 anos e atualmente sou Consultor ABAP. Tenho uma faixa salarial legal, não é um salário top mas que considero um bom salário.
Sou formado em matemática aplicada na usp e sempre tive vontade de fazer um mestrado mas com a minha idade, tenho que pensar no retorno e não apenas fazer por achar bonitinho.

Minha pergunta é direta: vocês acham que compensa, falando profissionalmente, largar o meu emprego, ficar um tempo desempregado por conta do mestrado e depois tentar procurar algum emprego nesta area de ciência de dados com o mestrado porém sem uma experiência profissional propriamente dita?

Agradeço desde já

Olá,

eu acho que um curso de mestrado, se for em uma área que você gosta sempre enriquece em termos de conhecimento. Se você tem essa possibilidade de não trabalhar por 2 anos, não tem ninguém que dependa de você, etc. talvez valha a pena.

Sobre encontrar uma vaga de cientista de dados somente por ter feito o mestrado, aí a história é outra. Porque para exercer essa função não basta conhecer algoritmos de machine learning, é preciso ter prática na limpeza de dados e apresentação de resultados.

Eu tenho pesquisado bastante coisa a respeito e sempre compartilho bastante artigos no LinkedIn:

https://www.linkedin.com/in/rodolfo-mendes/

se quiser pode me adicionar e me perguntar diretamente.

Não, pois tem o fator incerteza.
Então, se você tem talento e sente que está sendo desperdiçado, tente conciliar até o momento da certeza.
Certeza de que sai do emprego com algo certo:

1. outro emprego com uma remuneração menor e possibilidade de ascensão em um curto espaço de tempo.
  2. iniciou os estudos e recebeu indicação dos professores para empresas do ramo;
  3. é inovador e tem conhecimento de seu potencial, abrindo sua própria empresa, usando de associação com outros colegas de turma igualmente talentosos, ou carreira solo (mais difícil - andorinha só).
    Dentre as opções estou tentando atingir a terceira.
    Só tenho o ensino médio (Pé relé) e uma porrada de abstração e próximo mês entro no segundo módulo da faculdade de ADS.
    Meu objetivo é poder atuar pra mim num futuro próximo e não é somente por remuneração mas tem algo lá longe que me diz que o retorno financeiro pode ser muito maior, acompanhado de uma satisfação maior ainda.
    Conheço @rmendes08 somente pelas postagens do fórum, mas o RECOMENDO MUITÍSSIMO e reconheço que a avaliação dele tem mais peso que minha em qualquer postagem, por conhecimento de causa e experiência, pois só tenho teoria e foco.